Manoel Amaro de Oliveira

Manoel Amaro de Oliveira nasceu no dia 22 de outubro de 1885 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de João Amaro da Costa e de Isabel Rodrigues dos Reis.
Os seus avós paternos se chamavam Amaro José Benevides e Clarinda Maria da Conceição, já os maternos eram João Francisco Oliveira e Delfina Reis Oliveira.
Nasceu em uma localidade denominada de Jantar, onde passou grande parte de sua infância e juventude.
Em julho de 1911, na cidade de Independência, contraiu matrimônio com Francisca Plácido Mesquita, nascida em 5 de outubro  de 1891, sendo filha de Ignácio José de Oliveira e de Filomena Ferreira de Oliveira.
Desse matrimônio foram gerados cinco filhos, dois homens e três mulheres, sendo eles: Hermenegildo Amaro Mesquita, Ignácio Amaro Mesquita, Cecília Amaro Mesquita, Hercília Amaro Mesquita e Maria José Amaro Mesquita.
Pouco tempo depois do seu casamento, no dia 28 de agosto de 1914, juntamente com os seus familiares, partilhou da notícia do falecimento de seu pai.

Imagem de sua esposa e filhos.

Faleceu na cidade de Sobral no dia 22 de janeiro de 1951, ao 66 anos de idade.

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  3. VIEIRA FILHO, José. Minha História, Contada por Mim. Fortaleza: LCR, 2008.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito José Vieira filho – o Mazinho, através da lei nº 459, de 21 de março de 1988, uma das ruas do Bairro Alto da Queiroz, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.