Boa Ventura

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Boa Ventura, ou Fazenda Boa Ventura, é um pequeno povoado existente na zona rural do Município de Boa Viagem, que está distante quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, essa localidade está localizada na região norte do Município, dentro dos limites do território do Distrito de Boqueirão.

A ORIGEM DE SEU TOPÔNIMO:

Designação toponímica classificada como complexa, ainda guarda às suas características iniciais pelo nome de sua forma primitiva de exploração econômica, sendo também chamada por algumas pessoas de “Fazenda Boa Ventura”.
Uma fazenda é uma propriedade rural agrícola, geralmente composta por um imóvel e um terreno destinado à prática da agricultura e da pecuária.
Essa localidade, que em um passado recente era chamada de “Poço Cercado”, teve a sua nomenclatura modificada.

AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

Essa localidade, depois do início do século XXI, com a instalação da rede de energia

Imagem das ruínas do engenho da Fazenda Boa Ventura, em 2004.

No passado, nessa propriedade, existia um engenho que produzia muita rapadura e cachaça, sendo conhecida em toda região como local de grande fartura e desenvolvimento.

AS LOCALIDADES DE SUA VIZINHANÇA:

O acesso para localidade de Boa Ventura é feito por via terrestre através de várias rodovias municipais, que lamentavelmente não possuem um número para facilitar a sua identificação, possuindo seu acesso principal pela Rodovia Estadual CE-265.

Imagem do mapa da região.

A localidade de Boa Ventura tem em sua vizinhança as seguintes localidades: Rodeador, Catarina, Aroeiras e Lajes dos Rogérios, ficando no limite com o Município de Madalena.  .

OS EQUIPAMENTOS EXISTENTES NA LOCALIDADE:

Na localidade de Boa Ventura os seus habitantes possuem alguns equipamentos para facilitar as suas vidas, bem como a dos moradores de sua vizinhança, sendo eles:

  1. Capela de São José;
  2. O Açude da Boa Ventura.