Açude da Boa Ventura II

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O Açude da Boa Ventura II é uma barragem de terra compactada que está localizado na localidade de Boa Ventura, dentro dos limites geográficos do Distrito de Boqueirão, distante pouco mais de 36 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem do Açude Boa Ventura II, em 2020.

Um açude, que também recebe o nome de barragem ou represa, é uma barreira artificial feita de concreto ou terra compactada, construída em rios ou riachos para a retenção de grandes quantidades de água.

A BASE LEGAL DE SUA NOMENCLATURA:

Essa represa foi construída com recursos do proprietário da terra e para melhor identificação recebeu o nome da localidade onde foi construído.

A HISTÓRIA DE SUA CONSTRUÇÃO:

A data de construção dessa pequena represa ainda é incerta, tendo possivelmente ocorrido no final da década de 1960 por Clóvis Holanda de Oliveira, na época proprietário da Fazenda Poldrinha.
Na época de sua construção, possivelmente para evitar que seus filhos evitassem tomar banho nos açudes, seu proprietário construiu um tanque e uma pequena área de lazer por trás de sua parede, que nos dias de hoje está completamente abandonada.

Imagem da área de lazer, onde ainda é visível uma de suas paredes, em 2020.

Pouco tempo depois de sua construção, por conta do volume de chuvas ocorrido no inverno de 1974, essa represa foi rompida, fato que obrigou ao seu proprietário fazer alteração no sangradouro do Açude Grande, o Açude da Boa Ventura:

“Nessa mesma época, por conta do rompimento de um açude de menor capacidade existente dentro dessa propriedade, o Açude da Boa Ventura II, o sangradouro dessa represa foi alterado para o outro lado de sua parede com o patrocínio de seu proprietário, Clóvis Holanda de Oliveira.” (SILVA JÚNIOR, 2020: Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/acude-da-boa-ventura/. Acesso no dia 24 de abril de 2020)

AS CURIOSIDADES DO AÇUDE:

Uma barragem de sua importância exerce muita influência sobre a população que é abastecida por ela, gerando alegria ou comoção por ocasião de seu sangramento ou seca:

  • Os anos em que sangrou:
  1. 1994;
  2. 2004
  3. 2009;
  4. 2011.
  • Os anos em que ficou completamente seco:
  1. 2015-2016.

AS CARACTERÍSTICAS DO AÇUDE:

Essa barragem, quando foi construída, possuía estas características, sendo que algumas delas podem ter sido modificadas por conta dos anos de assoreamento.

LOCALIZAÇÃO:
Administração: Associação Comunitária.
Altitude: 325 mts.
Coordenadas: (S) 04º 53′ 52.6” (W) 039º 40′ 12.6”.
Município: Boa Viagem.
Distrito: Boqueirão.
Localidade: Boa Ventura.
Sistema: Banabuiú.
Rio:

HIDROLOGIA:
Bacia Hidrográfica:
Capacidade:

BARRAGEM:
Comprimento do Coroamento:
Largura do Coroamento:
Altura Máxima:
Cota:

SANGRADOURO:
Cota:
Largura:

TOMADA D’ÁGUA:
Tipo:
Comprimento:
Diâmetro:

BIBLIOGRAFIA:

  1. BRAGA, Renato. Dicionário Geográfico e Histórico do Ceará. Tomo II. Fortaleza: Imprensa Universitária do Ceará, 1967.
  2. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  3. GOMES, Raimundo Pimentel. Corografia Dinâmica do Ceará. Fortaleza: Departamento de Imprensa Oficial do Ceará, 1970.
  4. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  5. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Açude da Boa Ventura. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/acude-da-boa-ventura/. Acesso no dia 24 de abril de 2020.
  6. SOUSA BRASIL, Thomaz Pompeo de. Ensaio Estatístico da Província do Ceará. Tomo I. Fortaleza: Fundação Waldemar Alcântara, 1997.

Uma ideia sobre “Açude da Boa Ventura II

  1. Pingback: Boa Ventura | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta