Francisco da Costa Freire

Francisco da Costa Freire nasceu por volta de 1821 no Município de Quixeramobim, que está localizado no Sertão Central do Estado do Ceará, distante 203 quilômetros da cidade de Fortaleza.
Na época de seu nascimento a vila de Boa Viagem, que também era conhecida pela alcunha de “Cavalo Morto”, era apenas um pequeno povoado existente dentro dos limites geográficos do Município de Quixeramobim.

“Distrito criado com a denominação de Boa Viagem, ex-povoado de Cavalo Morto, pela lei provincial nº 1.025, de 18 de novembro de 1862. Elevado à categoria de vila com a denominação de Boa Viagem, pela lei provincial nº 1.128, de 21 de novembro de 1864, desmembrado de Quixeramobim.” (IBGE, 2010: Histórico de Boa Viagem. Disponível em http://cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=&codmun=230240&search=ceara|boa-viagem|infograficos:-historico. Acesso no dia 13 de julho de 2017)

Era agropecuarista e durante muitos anos residiu com a sua família em uma localidade denominada de Poço Cercado, atualmente conhecida como Fazenda Boa Ventura, nas proximidades do Rio Conceição, dentro do território do Distrito do Boqueirão.
Foi casado com Maria Carolina de Paula, com quem gerou vários filhos, dentre eles destacamos: Manoel da Costa Freire, Joaquim da Costa Freire, João da Costa Freire, Cordulino da Costa Freire, Francisco da Costa Freire Filho e Maria Henrique de Nazaré, que depois de casada passou a se chamar de Maria de Nazaré Bezerra.
Segundo informações existentes no livro C-01, pertencente à secretaria da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, tombo nº 104, página 15v, faleceu por conta de uma inflamação, em sua propriedade, no dia 3 de fevereiro de 1895, aos 74 anos de idade.
Logo após o seu falecimento o seu corpo foi conduzido por seus familiares ao Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, n° 295, no Centro da cidade de Boa Viagem, onde finalmente encontrou repouso.

BIBLIOGRAFIA:

  1. IBGE. Histórico de Boa Viagem. Disponível em http://cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=&codmun=230240&search=ceara|boa-viagem|infograficos:-historico. Acesso no dia 13 de julho de 2017.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.