Lajes dos Rogérios

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

As Lajes dos Rogérios é uma localidade existente na zona rural do Município de Boa Viagem, distante pouco mais de 35 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem dos lajedos que dão nome para localidade, em 2019.

Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, esse povoado está na região Norte do Município, dentro dos limites geográficos do território do Distrito da Várzea da Ipoeira.

A ORIGEM DE SEU TOPÔNIMO:

Designação toponímica classificada como complexa, a sua nomenclatura se dá por conta da existência de um grande conjunto de lajedos dentro do Rio Conceição, onde em suas proximidades se instalou pessoas da família Rogério.

“Na comunidade de Lajes dos Rogérios, existe um lajeiro muito bonito que serve como ponto turístico para as pessoas que vêm de outros lugares, além disso esse lajeiro deu o nome dessa comunidade. Os mais velhos contam que, numa época muito distante da nossa, os americanos vieram fazer uma pesquisa nos lajeiros e disseram que nunca tinham visto lugar tão rico e bonito. E ainda disseram mais, que nas proximidades dos lajeiros havia uma verga de ouro, mas já estava se apartando por causa da passagem dos animais; e mais, deixaram letras que ninguém entende, e nunca foi traduzido para nossa língua o que lá está escrito, além de pegadas que existem lá.” (FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D., 2007: p. 135 – 136)

AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

Em um passado bem recente essa localidade, que possui algumas habitações distantes umas das outras, foi aos poucos sendo fragmentada pelos órgãos de governo, especialmente pela EMATERCE, sendo que parte dela tornou o nome de posse pertencente a família Rogério.

Imagem do local onde se encontra às pinturas rupestres, em 2019.

Os seus habitantes, semelhante aos de sua vizinhança, sobrevivem graças a exploração da agricultura e da pecuária, possuindo dentro de seu território alguns sítios arqueológicos já reconhecidos pelo IPHAN, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Na localidade, onde em um passado recente se costumava plantar mandioca, existe uma casa destinada à fabricação de farinha, que nos últimos anos se encontra desativada por conta do baixo valor comercial do produto.

AS LOCALIDADES DE SUA VIZINHANÇA:

O acesso para localidade de Lajes dos Rogérios, saindo da cidade de Boa Viagem, é feito por via terrestre por meio da Rodovia Federal Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, a BR-020, dando acesso para uma das rodovias municipais, que lamentavelmente não possuem nomenclatura que facilitem a sua identificação.

Imagem do mapa da região.

As Lajes dos Rogérios tem em sua vizinhança as seguintes localidades: Areias, Boa Ventura, Lajes dos Facundos, Madeira Cortada, Rodeador e Serrote Alto.

OS EQUIPAMENTOS EXISTENTES NA LOCALIDADE:

Na localidade de Lajes dos Rogérios os seus habitantes possuem alguns equipamentos para facilitar as suas vidas, bem como de sua vizinhança, sendo ele:

  1. A Capela de Nossa Senhora do Desterro;
  2. A Barragem da Lajes dos Rogérios.

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.