Areia dos Albertos

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Areia dos Albertos é uma localidade existente na zona rural do Município de Boa Viagem, distante pouco mais de 37 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da localidade, em 2019.

Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, esse povoado está na região norte do Município, dentro dos limites geográficos do território do Distrito de Boqueirão.

A ORIGEM DE SEU TOPÔNIMO:

Designação toponímica classificada como complexa, indica o nome do conjunto de partículas de rocha desagregadas que costuma se acumular no leito dos rios ou na margem do mar, tendo a sua nomenclatura surgido por conta do Rio Conceição, que passa pela localidade.
A areia é um material de origem mineral, finamente dividido em grânulos, composta basicamente de dióxido de silício que forma-se na superfície da Terra pela fragmentação das rochas por erosão, por ação do vento ou da água. Esse precioso minério é utilizado nas obras de engenharia civil, em aterros, execução de argamassas, concretos e também na fabricação de vidros.

AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

Em um passado bem recente esse povoado foi recebendo a construção de algumas casas, servindo às famílias dos trabalhadores rurais que eram moradores das várias fazendas existentes na região.

Imagens de algumas das casas da localidade, em 2019.

Mais tarde, aos poucos, ela foi sendo fragmentada pelos órgãos de governo, especialmente pela EMATERCE, surgindo nesse processo a localidade com o nome de Areia dos Albertos.

“As terras que hoje pertencem a várias famílias em Areias, antes grande parte pertencia ao senhor José Alberto da Silva. José Alberto morava em Fortaleza e comprou uma grande propriedade, onde se estabeleceu com sua família. Quando ele chegou a essa localidade esta possuía apenas o nome de Areias… Hoje Areias é habitada por 109 pessoas, tendo 34 casas, a população vive da agricultura e da pecuária e já recebeu alguns benefícios como um grupo escolar, abastecimento de água e energia elétrica, tendo também um açude.” (FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D., 2007: p. 187)

Nessa localidade a maioria dos seus habitantes, semelhante aos de sua vizinhança, sobrevivem graças a exploração da agricultura e da pecuária, possuindo dentro de seus limites um sítio arqueológico, que é tombado pelo IPHAN, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

AS LOCALIDADES DE SUA VIZINHANÇA:

O acesso para localidade de Areia dos Albertos, saindo da cidade de Boa Viagem, é feito por via terrestre por meio da Rodovia Federal Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, a BR-020, dando acesso para uma das rodovias municipais, que lamentavelmente não possuem nomenclatura que facilitem a sua identificação.

Imagem do mapa da região.

A Areia dos Albertos tem em sua vizinhança as seguintes localidades: Areias, Boa Ventura, Fazenda Poldrinha, Lajes dos Rogérios, Rodeador e Serrote Alto.

OS EQUIPAMENTOS EXISTENTES NA LOCALIDADE:

Na localidade de Areia dos Albertos os seus habitantes possuem alguns equipamentos para facilitar as suas vidas, dentre eles um com potencialidade turística, sendo ele:

  1. A Escola de Ensino Fundamental Francisco das Chagas;
  2. A Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Ministério Monte das Oliveiras;
  3. O Serrote da Onça.

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.