Poldrinha

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Poldrinha, ou Fazenda Poldrinha, é uma localidade existente na zona rural do Município de Boa Viagem, distante pouco mais de 26 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem de um dos estábulos da Fazenda Poldrinha, no Município de Madalena, em 2020.

Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, essa localidade está na região norte do Município, dentro dos limites geográficos do território do Distrito de Boqueirão.

A ORIGEM DE SEU TOPÔNIMO:

Designação toponímica classificada como simples, a nomenclatura dessa localidade deriva do substantivo potro, em sua forma diminutiva, e refere-se a cria da égua que possui em média três ou quatro anos, sendo o masculino de potranca.

AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

Em um passado bem recente essa localidade já possuía algumas casas distantes umas das outras, servindo às famílias dos trabalhadores rurais que eram moradoras das várias fazendas existentes na região, que desde essa época já viviam da criação extensiva de gado e do plantio de culturas como milho, feijão, algodão, mandioca e outras nas encostas dos braços do Rio Poltrinho, marco divisor natural dos Municípios de Boa Viagem e Madalena.

Imagem de um espécime da raça, em 2020.

A maior porção das terra existentes nessa localidade pertencem ao Grupo Edson Queiroz, que se estendem até a Fazenda Teotônio, no Município de Madalena:

“A Fazenda Teotônio, com sistema de irrigação, passou a ser uma das melhores do Estado do Ceará, com uma produção variada de frutas. Ali foram instalados: engenho para fabricação de rapadura, alambique para o fabrico da aguardente teotonina, usina para o beneficiamento de algodão, a primeira da região, com produção de pluma e extração de óleo vegetal e uma fábrica de sabão. A pecuária foi associada à agricultura, com um plantel que não deixa a desejar. Plínio Câmara teve como sócio seu cunhado Luís Vieira, daí a firma ter o nome de Plínio Câmara Vieira Ltda. Atualmente a Fazenda Teotônio pertence ao Grupo Edson Queiroz, com atividade exclusiva na pecuária bovina da raça guzerá, com um plantel de alta produtividade de leite.” (SIMÃO, 2010: p. 38-39)

Embora tenha parte de sua propriedade dentro do Município de Boa Viagem, o ramo de agronegócio do Grupo Edson Queiroz enfatiza a sua marca comercial utilizando apenas o Município de Madalena, para onde encaminha os seus principais impostos e onde detêm a maior parte de sua produção, pouco ou quase nunca divulgando o nome da Fazenda Poldrinha, onde coloca parte do gado solteiro.

“A Fazenda Teotônio, localizada no Município de Madalena, é um dos expoentes nacionais na produção leiteira. Com produção diária de 20.000 litros a fazenda tem em sua base genética o GUZERÁ LEITEIRO. Escolha que aconteceu naturalmente por imposição das condições climáticas da nossa região semi-árida. Dedicando-se há mais de meio século à seleção do GUZERÁ LEITEIRO, a fazenda tornou-se referência nacional em termos de qualidade, rusticidade, produção de leite e ganho de peso, sem deixar de lado a caracterização racial.” (Disponível em http://fazendateotonio.com.br/fazenda-teoto%CC%82nio/. Acesso no dia 22 de abril de 2020)

Essa propriedade foi negociada com o grupo nos primeiros anos da década de 1970, nessa época pertencia aos irmãos Jaime Pinheiro e Mauro Vieira, que era um médico ligado ao Grupo Siqueira Gurgel S/A.

“A Siqueira Gurgel S/A Comércio e Indústria, foi uma empresa de capital nacional, localizada atualmente em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, no Estado do Ceará, especializada em produtos de limpeza, tendo como o mais famoso produto o sabão Pavão.” (WIKIPEDIA: Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Siqueira_Gurgel_S/A. Acesso no dia 23 de abril de 2020)

Nessa propriedade, que nesse período já era bastante próspera, existia o mesmo sistema de irrigação por inundação em calhas de concreto da Fazenda Boa Ventura, sua vizinha.

AS LOCALIDADES DE SUA VIZINHANÇA:

O acesso para localidade de Poldrinha, saindo da cidade de Boa Viagem, é feito por via terrestre por meio da Rodovia Federal Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, a BR-020.

Imagem do mapa da região.

A Poldrinha tem em sua vizinhança as seguintes localidades: Areia dos AlbertosBoa Ventura, CarnaubinhaPereiros e Santa Maria, fazendo limite com o Município de Madalena, onde permanece com o mesmo nome.

OS EQUIPAMENTOS EXISTENTES NA LOCALIDADE:

Na localidade de Poldrinha os seus habitantes possuem um equipamento para facilitar as suas vidas, bem como a dos moradores de sua vizinhança, sendo ele:

  1. O Açude Barrigas;
  2. O Açude da Poldrinha.

BIBLIOGRAFIA:

  1. BRAGA, Renato. Dicionário Histórico e Geográfico do Estado do Ceará. v. 1º. Fortaleza: Imprensa Universitária do Ceará, 1964.
  2. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  3. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  4. SIMÃO, Marum. Madalena: Reconstruindo a história. Ed. Paradidático. Fortaleza: RDS, 2010.

6 ideias sobre “Poldrinha

  1. Pingback: CE-265 | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Rio Poltrinho | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Areias | História de Boa Viagem

  4. Pingback: Açude da Poldrinha | História de Boa Viagem

  5. Pingback: Pereiros | História de Boa Viagem

  6. Pingback: Areia dos Albertos | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta