Açude Antônio Nunes Cavalcante

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O Açude Antônio Nunes Cavalcante está localizado nas proximidades do Centro da vila de Várzea da Ipoeira e da localidade de Várzea da Pedra, dentro do território do Distrito de Várzea da Ipoeira, distante 19 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da parede do Açude Antônio Nunes Cavalcante, em 2020.

Uma barragem, que também recebe o nome de açude ou represa, é uma barreira artificial feita de concreto ou terra compactada, construída em rios ou riachos, para a retenção de grandes quantidades de água.

A BASE LEGAL DE SUA NOMENCLATURA:

Essa pequena represa nunca teve a sua nomenclatura regulamentada pela Câmara Municipal de Vereadores.

A HISTÓRIA DE SUA CONSTRUÇÃO:

Esse reservatório, que retem águas do Rio Cabeça do Boi, foi construído por volta de 1845 pelo Sr. Antônio Nunes Cavalcante e tinha por finalidade servir de depósito de água para o seu gado e outros animais no período de estiagem.

“No ano de 1840, chegava para Várzea da Ipoeira o Sr. Antônio Nunes Cavalcante, sendo filho do Sr. Francisco Nunes, da Carnaúba. Ele foi um grande proprietário, as suas terras se estendiam desde o Domingos da Costa, Saco do Belém. Nessa época Boa Viagem pertencia à freguesia de Quixeramobim. Antônio Nunes, conhecido por Antônio Matias, veio morar na localidade com o intuito de montar uma fazenda de bovinos e caprinos. Nessa localidade gerou alguns filhos, dentre eles Delfino Matias, que foi um dos responsáveis pela construção de um açude que foi edificado usando juntas de bois para arrastar a terra.” (FRANCO & CAVALCANTE VIEIRA, 2007: p. 32)

Imagem do Açude Antônio Nunes Cavalcante, em 2020.

AS CURIOSIDADES DA BARRAGEM:

Uma barragem de sua importância exerce muita influência sobre a população que é abastecida por ela, gerando alegria ou comoção por ocasião de seu sangramento ou seca:

  • Os anos em que sangrou:
  1. 2004.
  • Os anos em que ficou completamente seca:
  1. 2014;
  2. 2018.

AS CARACTERÍSTICAS DA BARRAGEM:

Essa barragem, quando foi construída, possuía estas características, sendo que algumas delas podem ter sido modificadas por conta dos anos de assoreamento.

LOCALIZAÇÃO:
Administração: Governo do Município.
Coordenadas:
Município: Boa Viagem.
Distrito: Várzea da Ipoeira.
Localidade: Vila de Várzea da Ipoeira.
Sistema: Banabuiú.
Rio: Rio Cabeça de Boi.

HIDROLOGIA:
Bacia Hidrográfica:
Capacidade:

BARRAGEM:
Comprimento da parede:
Largura da parede:
Altura Máxima:
Cota:

TOMADA D’ÁGUA:
Tipo:
Comprimento:
Diâmetro:

BIBLIOGRAFIA:

  1. BRAGA, Renato. Dicionário Geográfico e Histórico do Ceará. Tomo II. Fortaleza: Imprensa Universitária do Ceará, 1967.
  2. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  3. GOMES, Raimundo Pimentel. Corografia Dinâmica do Ceará. Fortaleza: Departamento de Imprensa Oficial do Ceará, 1970.
  4. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  5. SOUSA BRASIL, Thomaz Pompeo de. Ensaio Estatístico da Província do Ceará. Tomo I. Fortaleza: Fundação Waldemar Alcântara, 1997.

Deixe uma resposta