Escola de Ensino Fundamental Osmar de Oliveira Fontes

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Escola de Ensino Fundamental Osmar de Oliveira Fontes está localizada na Rua 26 de Junho, nº 59, esquina com a Rua Brígido Alves de Morais, no Bairro Vila Azul, na cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Escola de Ensino Fundamental Osmar de Oliveira Fontes em 2010.

Imagem da Escola de Ensino Fundamental Osmar de Oliveira Fontes, em 2010.

Esse equipamento público, pertencente ao Governo Municipal, é gerenciado pela Secretaria da Educação, que segue as orientações e as normas da 12ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, a CREDE 12, que está sediada no Município de Quixadá.

A BASE LEGAL DE SUA CRIAÇÃO:

Essa pequena unidade de ensino, que foi construída na gestão do Prefeito Dr. Manuel Vieira da Costa, o Nezinho, primeiramente recebeu a denominação do presidente norte-americano John Fitzgerald Kennedy.
Algum tempo depois, por volta de 1985, na gestão do Prefeito José Vieira Filho, o Mazinho, ela passou a ser denominada de Escola de Ensino Fundamental Miriam Fontenele Porto Mota, esposa do Governador Luiz de Gonzaga Mota.
Mais tarde, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, através da lei nº 887, de 25 de novembro de 2004, ela teve a sua nomenclatura regulamentada.
Em 2011, novamente na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, orientado pelo Ministério Público através do promotor da comarca, Dr. Marcus Vinícius Amorim de Oliveira, por força da lei nº 6.454, de 24 de outubro de 1977, que trata sobre a proibição da utilização do nome de pessoas vivas em edifícios públicos, bem como no que está escrito no artigo nº 14 da Lei Orgânica do Município, a Escola de Ensino Fundamental Miriam Fontenele Porto Mota teve o seu nome revogado e alterado através da lei n° 1.083, de 4 de março de 2011, para Escola de Ensino Fundamental Osmar de Oliveira Fontes.

“Art. 14 – É vedado ao Município: VIII – Atribuir nome de pessoa viva a rua, praças, logradouros públicos, pontes, viadutos, reservatórios d’água, praças de esporte, estabelecimentos de ensino, hospitais, maternidades, auditórios, salas, distritos e povoados.”

Ele foi credenciada pelo parecer nº 432/2010 do CEC, o Conselho de Educação do Ceará, e o seu número no INEP, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, é 2309698.

AS MODALIDADES DE ENSINO:

A educação básica em nosso país compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, e tendo uma duração ideal de dezoito anos, período da vida escolar em que se toma posse dos conhecimentos mínimos necessários para uma cidadania completa, servindo também para tomada de consciência sobre o futuro profissional e área do conhecimento em que se quer atuar.
Na Escola de Ensino Fundamental Osmar de Oliveira Fontes existe a oferta das seguintes modalidades de ensino:

  1. Educação Infantil;
  2. Ensino Fundamental.

OS SÍMBOLOS DA ESCOLA:

A palavra símbolo designa um tipo de signo em que o significante representa algo abstrato, por força de convenção ou semelhança, um símbolo é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.
A representação específica para cada símbolo pode surgir como resultado de um processo natural ou pode ser convencionado de modo a que o receptor, uma pessoa ou grupo específico de pessoas consiga fazer a interpretação do seu significado implícito e atribuir-lhe determinada conotação.
A Escola de Ensino Fundamental Osmar de Oliveira Fontes possui três símbolos que a identificam, são eles:

1º. A BANDEIRA:

O pavilhão da Escola de Ensino Fundamental Osmar de Oliveira Fontes foi criado em 2016 pelo Prof. Eliel Rafael da Silva Júnior e o trabalho gráfico ficou por conta de Magno Felipe Ferreira dos Santos.

Bandeira da Escola de Ensino Fundamental Osmar de Oliveira Fontes.

Bandeira da Escola de Ensino Fundamental Osmar de Oliveira Fontes.

2º. O BRASÃO:

O brasão da Escola de Ensino Fundamental Osmar de Oliveira Fontes foi criado em 2013 pelo Prof. Adalberto Vieira Carneiro, sendo reformulado em 2016 pelo Prof. Eliel Rafael da Silva Júnior, o trabalho gráfico ficou por conta de Magno Felipe Ferreira dos Santos.

Brasão da Escola de Ensino Fundamental Osmar de Oliveira Fontes.

Brasão da Escola de Ensino Fundamental Osmar de Oliveira Fontes.

O brasão dessa escola carrega um conjunto de detalhes que resumem um pouco da história e dos valores d própria instituição, são eles:

  • O castelo: Essa fortaleza representa a segurança oferecida pela escola ao seu corpo discente.
  • Os obeliscos: Essa unidade escolar foi inaugurada na passagem do primeiro centenário de nosso Município, que ocorreu no dia 21 de novembro de 1964, um marco em sua história.
  • As crianças: No centro do brasão está a imagem de duas crianças sobre dois lápis saindo da escola e mostrando a todos com alegria que já conseguem dominar as letras de nosso alfabeto.

3º. O HINO:

A letra do hino da Escola de Ensino Fundamental Osmar de Oliveira Fontes foi composta pelo Prof. Adalberto Vieira Carneiro.

Hino da EEF Osmar de Oliveira Fontes.

Hino da Escola de Ensino Fundamental Osmar de Oliveira Fontes.

A HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO:

Na década de 1960 o perímetro urbano da cidade de Boa Viagem era bem menor do que aquele a qual conhecemos hoje, entretanto existiam algumas casas que eram bastante afastadas do Bairro Centro, sendo na maioria delas habitadas por pessoas pobres que há pouco tempo haviam saído da zona rural.
Percebendo isso, em 1963, na gestão do Prefeito Dr. Manuel Vieira da Costa, duas pequenas salas de aula foram construídas em uma propriedade que foi gentilmente doada por Quintiliano Vieira Lima e visava atender às famílias residentes no local que não conseguiam matrícula na Escola de Ensino Fundamental Pe. Antônio Correia de Sá, na época denominado de “Grupo Velho”.
Nesse tempo, conseguir uma vaga na Escola de Ensino Fundamental Pe. Antônio Correia de Sá não era coisa fácil, esse privilégio só era concedido para aqueles que tinham uma melhor condição financeira.
Esse triste preconceito econômico gerava certa rivalidade entre os alunos dessas duas escolas, que produziu alguns insultos, os estudantes do “Grupo Velho” chamavam os alunos do “Grupo Novo” de “pernas-de-pau”, que respondiam ao xingamento chamando-os de “urubus”.
Antes disso, no dia 21 de novembro de 1964, data em que foi comemorado o primeiro centenário do Município, essa unidade de ensino foi inaugurada em uma festa que contou com a presença de diversas autoridades, algumas delas vindas da capital.

Solenidade de inauguração da Escola de Ensino Fundamental Osmar de Oliveira Fontes.

Imagem da solenidade de inauguração da Escola de Ensino Fundamental Osmar de Oliveira Fontes, em 1964.

Nessa época, período em que se iniciava a Ditadura Militar, essa pequena unidade escolar recebeu a nomenclatura do presidente norte-americano John Fitzgerald Kennedy:

“Esse escola iniciou a sua história no dia 16 de dezembro de 1963, com o nome de Grupo Escolar. Pouco tempo depois, o Prefeito Dr. Manuel Vieira da Costa, no uso de suas atribuições legais, resolveu designar a Profª. Maria Farias Leal para responder pela direção da escola, como também denominar a escola de ‘Grupo Escolar Presidente Kennedy’.” (S.N.T)

Alguns anos depois, no fim da gestão do Prefeito Dr. Francisco Vieira Carneiro, o Major, sem recursos para manter a escola em pleno funcionamento, a prefeitura decidiu encerrar as suas atividades e a escola passou a servir de moradia para uma família carente.
Em 1985, na gestão do Prefeito José Vieira Filho, o Mazinho, essa escola foi reativada e recebeu a sua primeira grande reforma, ganhando mais uma sala de aula e a nomenclatura da esposa do Governador Luiz de Gonzaga Mota.
Nessa reforma o terreno da escola também foi murado e ela recebeu ainda a construção das galerias, dos banheiros e do galpão.
Em 2002, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, a escola passou por uma nova reforma, quando foi construído o seu setor administrativo, a cantina, a sala que é destinada à leitura e a sala de laboratório de informática.
Em 2012, novamente na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, essa escola passou por reformas estruturais visando melhorar a acessibilidade e a construção de uma sala para atendimento de crianças especiais.

Imagem da EEF Osmar de Oliveira Fontes, em 2016.

Imagem da Escola de Ensino Fundamental Osmar de Oliveira Fontes, em 2016.

AS EQUIPES DE GESTÃO:

A equipe de administração de uma escola da rede municipal é cargo de confiança do prefeito, que indica os seus componentes.

  • 1963 – 1967
  1. Prof. Adolfo Kilian Kesselring (Diretor);
  2. Profª. Maria Farias Leal¹ (Vice-Diretora).
  • 1983 – 1988
  1. Profª. Maria Célia Macêdo de Araújo (Diretora).
  • 1989 – 1992
  1. Profª. Iraneide Facundo Chaves (Diretora);
  2. Profª. Vera Lúcia Cavalcante Dantas de Sousa (Coordenadora Pedagógica).
  • 1993 – 1996
  1. Profª. Iraci Barbosa de Oliveira Morais (Diretora);
  2. Profª. Maria Sibeles Chaves Vieira (Coordenadora Pedagógica).
  • 1997 – 2000
  1. Profª. Iraci Barbosa de Oliveira Morais (Diretora);
  2. Profª. Maria Sibeles Chaves Vieira (Coordenadora Pedagógica).
  • 2001 – 2004
  1. Profª. Iraci Barbosa de Oliveira Morais (Diretora);
  2. Profª. Maria Sibeles Chaves Vieira (Coordenadora Pedagógica);
  3. Júlio César Rodrigues de Sousa (Secretário).
  • 2005 – 2008
  1. Profª. Rita de Cássia Nunes Vieira de Melo (Diretora);
  2. Profª. Rosimária Noronha Torquato (Coordenadora Pedagógica);
  3. Júlio César Rodrigues de Sousa (Secretário).
  • 2009 – 2012
  1. Profª. Leidy Jane Mendes de Sousa (Diretora);
  2. Prof. Adalberto Vieira (Coordenador Pedagógico);
  3. Profª. Sandra Lúcia Ferreira de Sousa (Especialista em Planejamento);
  4. Profª. Eridan Barbosa da Silva (Especialista em Planejamento);
  5. Júlio César Rodrigues de Sousa (Secretário).
  • 2013 – 2016
  1. Profª. Leidy Jane Mendes de Sousa (Diretora);
  2. Prof. Adalberto Vieira Carneiro (Coordenador Pedagógico);
  3. Profª. Maria Elisabete Marques de S. Benevinuto (Especialista em Planejamento);
  4. Profª. Érika Vieira Barbosa (Especialista em Planejamento);
  5. Júlio César Rodrigues de Sousa (Secretário).
  • 2017 – 2020
  1. Profª. Suzykelle Alves Vieira (Diretora);
  2. Prof. Adalberto Vieira Carneiro (Coordenador Pedagógico);
  3. Profª. Érika Vieira Barbosa (Especialista em Planejamento);
  4. (Secretário).

A ESTRUTURA FÍSICA:

Para executar bem as suas atividades pedagógicas, gerando segurança e conforto para os seus usuários, a Escola de Ensino Fundamental Osmar de Oliveira Fontes possui a seguinte estrutura:

  • Setor Administrativo:
  1. Almoxarifado: 1
  2. Cantina: 1
  3. Despesa: 1
  4. Sala de secretaria: 1
  • Setor Acadêmico:
  1. Banheiros: 3
  2. Laboratório de Informática: 1
  3. Pátio aberto: 1
  4. Pátio coberto: 1
  5. Salas de aula: 4
  6. Sala multifuncional: 1
Imagem da EEF Osmar de Oliveira Fontes, em 2016

Imagem da Escola de Ensino Fundamental Osmar de Oliveira Fontes, em 2016.

O CONTATO:

Os canais de comunicação com a Escola de Ensino Fundamental Osmar de Oliveira Fontes são os seguintes:

  • Telefones:
  1. 88.3427-1603 (Orelhão).
  • E-mail:
  1. osmardeoliveira15@hotmail.com

Nota: ¹ Substituída no dia 5 de junho de 1965 pela Profª. Maria Célia Macêdo de Araújo.

22 ideias sobre “Escola de Ensino Fundamental Osmar de Oliveira Fontes

  1. Pingback: ESCOLAS | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Bairro Vila Azul | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Escola de Ensino Médio Dom Terceiro | História de Boa Viagem

  4. Pingback: O Obelisco do Centenário | História de Boa Viagem

  5. Pingback: Escola Estadual de Educação Profissional David Vieira da Silva | História de Boa Viagem

  6. Pingback: Escola Estadual de Educação Profissional David Vieira da Silva | História de Boa Viagem

  7. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Padre Antônio Correia de Sá | História de Boa Viagem

  8. Pingback: Maria Célia Macêdo de Araújo | História de Boa Viagem

  9. Pingback: Vera Lúcia Cavalcante Dantas de Sousa | História de Boa Viagem

  10. Pingback: Osmar de Oliveira Fontes | História de Boa Viagem

  11. Pingback: Antônio Alves Capistrano | História de Boa Viagem

  12. Pingback: Cícero Carneiro Filho | História de Boa Viagem

  13. Pingback: Eduardo Patrício de Almeida | História de Boa Viagem

  14. Pingback: João Fragoso Vieira | História de Boa Viagem

  15. Pingback: Antônio Tupinambá de Araújo | História de Boa Viagem

  16. Pingback: José Serafim dos Santos | História de Boa Viagem

  17. Pingback: José Vieira de Lima | História de Boa Viagem

  18. Pingback: Otávio Alves Franco | História de Boa Viagem

  19. Pingback: Raimundo Alves Campos | História de Boa Viagem

  20. Pingback: Raimundo Lobo de Sales | História de Boa Viagem

  21. Pingback: Samuel Alves da Silva | História de Boa Viagem

  22. Pingback: Hélio de Melo Cavalcante | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta