Maria Célia Macêdo de Araújo

Maria Célia Macêdo de Araújo nasceu no dia 18 de novembro de 1947 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filha de Francisco Marques de Macêdo e de Maria Aline Morais Marques.
Os seus avós paternos se chamavam Francisco Marques da Silva e Maria Loureto Macêdo Marques, já os maternos eram Francisco Afonso da Silva e Francisca Alves de Morais.
No dia 5 de junho de 1965, com apenas 18 anos de idade, na gestão do Prefeito José Vieira Filho, o Mazinho, foi designada através de uma portaria como professora da Escola de Ensino Fundamental Osmar de Oliveira Fontes, alguns anos depois, entre 1983 e 1988, foi a sua diretora.
Foi casada com Antônio Alves de Araújo, popularmente conhecido pelo apelido de “Bitu”, que nasceu no dia 14 de janeiro de 1950, sendo filho de José Natal de Araújo e de Maria Alves de Araújo.

Imagem de seu casamento.

Imagem de seu casamento.

Desse casamento foram gerados dois filhos, um homem e uma mulher, sendo eles: Sávio Macêdo de Araújo e Aline Macêdo de Araújo.
No dia 29 de julho de 1976, juntamente com os seus familiares, partilhou da dura perda de seu tio, José Jôfre da Silva, que conseguiu exercer diversos mandatos eletivos no Poder Legislativo e era o potencial candidato a prefeito do Município de Boa Viagem no pleito eleitoral de 1976:

“Essa projeção política lhe deu grande evidência social até que, segundo informações existentes no portal de notícias da história do Ceará, quando estava na cidade de Fortaleza, foi covardemente assassinado pelo soldado da Polícia Militar Raimundo Nonato dos Santos, no dia 29 de julho de 1976, com apenas 45 anos de idade.” (SILVA JÚNIOR, 2015: José Jôfre da Silva. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/jose-jofre-da-silva/. Acesso em 30 de junho de 2016)

Durante muitos anos residiu com a sua família na Rua Delfino Alves Pinheiro e Lima, nº 405, no Bairro Centro da cidade de Boa Viagem.

Imagem da residência de Maria Célia Macêdo de Araújo, em 2018.

Faleceu na cidade de Fortaleza, com apenas 47 anos de idade, vítima de câncer, no dia 22 de junho de 1990.
Logo após o seu falecimento, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi sepultado por seus familiares no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 295, Centro.

BIBLIOGRAFIA:

  1. NASCIMENTO, Cícero Pinto de. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  2. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. José Jôfre da Silva. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/jose-jofre-da-silva/. Acesso em 30 de junho de 2016.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, através da lei nº 818, de 22 de dezembro de 2002, uma das ruas do Bairro Floresta, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.