Adeílson Alexandre da Silva

Adeílson Alexandre da Silva nasceu no dia 4 de janeiro de 1993 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de José Pedro Filho e de Geralda Celestino da Conceição.
Os seis avós paternos se chamavam José Pedro Filho e Joventina Maria da Conceição, já os maternos eram Alexandrino Batista da Silva e Celestina Maria da Conceição.
Sobre os primeiros anos de sua infância ele nos informou o seguinte testemunho:

“Passei a minha infância e adolescência em uma humilde casa localizada na Rua 26 de junho, nº 15, no Bairro Vila Azul, onde vivi com os meu pais e irmãos. Um dos dias mais difíceis para mim ali foi no dia 11 de outubro de 2001, quando com apenas 8 anos de idade recebi com tristeza a notícia do falecimento de meu pai, pouco tempo depois, em 30 de março de 2003, foi a vez de minha mãe partir para morada celestial.” (SILVA, 2024)

Nessa época, quando chegou a sua idade estudantil, foi matriculado por seus pais em uma das turmas da Escola de Ensino Fundamental Miriam Fontenelle Porto Mota, atual Escola de Ensino Fundamental Osmar de Oliveira Fontes, onde estudou até o 3º ano do Ensino Fundamental.
Depois dessa etapa, não existindo série subsequente em sua primeira escola, passou a estudar na Escola de Ensino Fundamental Pe. Antônio Correia de Sá, onde concluiu o 8º ano nos últimos meses de 2007.
No ano seguinte deu continuidade aos seus estudos, inicialmente na Escola de Ensino Médio Dom Terceiro, e logo depois através do exame supletivo destinado a jovens e adultos que era ofertado no Colégio Melo Cavalcante, onde concluiu o Ensino Médio em 2010.
Sobre a sua formação religiosa, enquanto a sua mãe esteve viva, recebeu assistência espiritual da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Templo Central, logo depois, acompanhado pelos seus irmãos, passou a frequentar os ofícios regulares da Igreja Evangélica Congregacional de Boa Viagem, pouco tempo depois na Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Montese, até que, por volta de 2009, decidiu participar da programação da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Ministério Bela Vista, onde no presente se constitui em uma de suas principais lideranças.

“Sempre fui educado pelos meus pais na confissão protestante, tive uma experiência pessoal com Deus no dia 13 de janeiro de 2010, quando confessei a Cristo como único e suficiente Salvador. Este é o meu maior título e honra na terra. Sempre fui muito envolvido nas reuniões de jovens e nos trabalhos de evangelismo e, logo no dia 4 de julho de 2010, pelas mãos do Missionário Manoel Fredson Sobral da Silva, fundador em Boa Viagem da Igreja Assembleia de Deus – Montese, fui submerso nas águas batismais na localidade de Monte Limpo, em uma propriedade pertencente ao Sr. Antônio Farias. Sempre me dediquei aos estudos bíblicos, por isso recebi o convite de dirigir uma pequena congregação de 3 metros de largura por 8 de fundo no Bairro Várzea do Canto, onde fiquei por pouco mais de um ano, quando no dia 30 de outubro de 2015 fui separado pelo Pastor José Marcos de Oliveira Façanha para o exercício do diaconato pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Bela Vista, onde em dezembro de 2019 foi consagrado a presbítero. Pouco tempo, meu nome foi sabatinado e aclamado pela COMADECE – a Convenção de Ministros das Assembleias de Deus do Ceará, a função de evangelista, recebendo no dia 11 de dezembro de 2021 a imposição de consagração pelas mãos do Pastor José Teixeira Rego. Antes disso dirigi também, por 2 anos de 6 meses, a congregação de no Bairro Floresta”. (SILVA, 2024)

Nos primeiros meses de 2011 passou a trabalha como auxiliar administrativo na Distribuidora Ruty Cosméticos, posteriormente assumindo também a função de gerente comercial até os últimos meses de 2020.
Segundo informações existentes no livro B-12, pertencente ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, termo nº 6.101, folha 12v, no dia 30 de janeiro de 2014 contraiu matrimônio civil com Claudiana Araújo de Lima da Silva, nascida em 23 de janeiro de 1987, sendo filha de Raimundo Araújo Lima e de Aparecida Araújo de Lima.
Desse matrimônio foi gerado um filho, Gustavo Henrique Araújo da Silva.
No dia 8 de setembro de 2021, depois de algum tempo de estudos em uma turma de extensão do CETEB – o Centro de Ensino Teológico do Brasil, concluiu o curso de Bacharel em Teologia.
Na eleição municipal ocorrida no dia 15 de novembro de 2020, militando no PSD – o Partido Social Democrático, com a legenda nº 55.300, colocou o seu nome na disputa por uma das cadeiras da Câmara Municipal de Vereadores, oportunidade em que conseguiu receber a confiança de 6 votos, ficando em uma das suplências de seu partido.

Imagem de seu material de Campanha, em 2020.

Entre os anos de 2022 e 2023, assumiu uma das cadeiras de professor no curso básico em teologia do CETADEB – o Centro Teológico das Assembleias de Deus no Brasil.
Antes disso, no dia 4 de janeiro de 2021, na gestão do Prefeito José Carneiro Dantas Filho – o Régis Carneiro,  por meio da portaria nº 30, foi nomeado presidente do IPM – o Instituto de Previdência do Município.

Imagem do dia da inauguração da sede do IPM, em 15 de maio de 2023.

BIBLIOGRAFIA:

  1. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  2. SILVA, Adeílson Alexandre da. A minha autobiografia. Boa Viagem: Texto não publicado, 2024.
  3. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Andarilhos do Sertão. A Chegada e a Instalação do Protestantismo em Boa Viagem. Fortaleza: PREMIUS, 2015.

2 pensou em “Adeílson Alexandre da Silva

  1. Pingback: José Pedro Filho | História de Boa Viagem

  2. Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem

Deixe um comentário