Conceição

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O povoado de Conceição está localizado na zona rural do Município de Boa Viagem, distante pouco mais de 49 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, esse povoado está na região oeste do Município, dentro dos limites geográficos do território do Distrito de Olho d’Água do Bezerril.

A ORIGEM DE SEU TOPÔNIMO:

Designação toponímica classificada como simples, a sua nomenclatura está relacionada diretamente a devoção religiosa de seus primeiros moradores, que escolheram para nomenclatura de sua propriedade o nome de Nossa Senhora da Conceição, sendo conhecida no passado, por volta de 1893, também como Fazenda Conceição, nome que com o passar dos anos foi sendo simplificado pelos seus habitantes apenas para Conceição.
Quanto a etimologia da palavra conceição ela vem do latim “concipere”, que significa conceber, gerar, compreender, tendo relação direta com a concepção da Virgem Maria.

AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

Em um passado bem recente esse povoado possuía algumas casas distantes umas das outras, servindo às famílias dos trabalhadores rurais que eram moradores das várias fazendas existentes na região.

AS LOCALIDADES DE SUA VIZINHANÇA:

O acesso para o povoado de Conceição, saindo da cidade de Boa Viagem, é feito por via terrestre por meio de rodovias municipais, que lamentavelmente não possuem nomenclatura que facilitem a sua identificação.

Imagem do mapa da região.

O povoado de Conceição tem em sua vizinhança as seguintes localidades: Barreira Branca, Gurupi, Marinheiro, Poço da Onça e São Clemente.

OS EQUIPAMENTOS EXISTENTES NA LOCALIDADE:

No povoado de Conceição os seus habitantes possuem alguns equipamentos para facilitar as suas vidas, bem como a dos moradores de sua vizinhança, sendo eles:

  1. Capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição;
  2. A Escola de Ensino Fundamental Francisco Pereira da Silva;
  3. A Praça José Vieira Filho;
  4. O Posto da Saúde.