José Adauberto de Lima nasceu no dia 31 de outubro de 1955 no Município de Quixadá, que está localizado no Sertão do Estado do Ceará, distante 167 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Francisco Bandeira de Lima e de Maria Geralda Rabelo.
Os seus avós paternos se chamavam José Bandeira de Lima e Maria Amélia da Silva, já os maternos eram Luiz Mariano Rabelo e Raimunda Damião da Silva.
Foi ordenado ao sacerdócio em sua cidade natal no dia 17 de novembro de 1990 aos pés do Bispo Dom Adélio José Tomasin, tendo servido por um curto período como vigário paroquial no Município de Boa Viagem auxiliando o Pe. Paulo Angêlo de Almeida Medeiros.
Mais tarde, nos primeiros meses de 1999, recebeu provisão para assumir os trabalhos da Paróquia de Nossa Senhora da Guia, ocasião em que substituiu o Pe. Raimundo Nonato de Oliveira, permanecendo nessa função até os últimos meses de 2002.
“O seu segundo pároco, Padre José Adauberto de Lima, foi empossado no dia 21 de março de 1999. No natal de 2002, foi transferido para Paróquia de São João Batista, em Quixadá, sendo o primeiro pároco.” (NASCIMENTO, 2000: p. 103)
Em seu trabalho frente a essa paróquia, sendo visionário em sua ação pastoral, foi o responsável pela construção de muitas capelas.
Nessa época, a convite do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, assumiu a pasta da Secretaria do Trabalho e Ação Social, onde dentro das dificuldades existentes desempenhou um excelente trabalho, tendo inclusive coordenado a organização do primeiro festival junino, hoje denominado de Sertão Junino.
Pouco tempo depois, no dia 20 de outubro de 2000, por meio da resolução nº 4, foi agraciado com o título de cidadania boaviagense, concedido pela Câmara Municipal de Vereadores.
Mais tarde, no dia 24 de dezembro de 2002, por ordem de Dom Adélio GiuseppeTomasin, bispo da Diocese de Quixadá, assumiu a provisão da Paróquia de São João Batista, na periferia da cidade de Quixadá.
No ano seguinte, em 2003, recebeu designação para assumir os trabalhos da Paróquia de São Sebastião, no Centro da cidade de Choró.
No dia 30 de agosto de 2013, depois de algum tempo de estudos na FECLESC – a Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, concluiu o curso de pedagogia.
Algum tempo depois, em 2017, exerceu a função de vigário paroquial da Igreja Matriz de Jesus, Maria e José, no Centro da cidade de Quixadá, servindo nessa ocasião ao lado do Pe. Antônio Eronildo de Oliveira.
“Neste sábado, dia 17, a Diocese de Quixadá se alegra com mais uma data especial na vida de um de seus sacerdotes. O Pe. José Adalberto de Lima, vigário paroquial da Paróquia Jesus, Maria e José, completa 25 anos de ordenação sacerdotal, bodas de prata. Vinte e cinco anos de doação ao ministério sacerdotal no serviço ao povo de Deus. Ser sacerdote é ser figura de Cristo Bom Pastor na terra, cuidando das ovelhas que o próprio Cristo confia para aqueles que Ele chama. Toda a Diocese de Quixadá deseja neste dia um feliz aniversário sacerdotal e juntos intercedemos pedindo sempre mais coragem e força na missão, e que este serviço aos irmãos se prolongue cada vez mais no amor e na misericórdia.” (DIOCESE DE QUIXADÁ, 2017: Disponível em http://diocesedequixada.org.br/noticias/pe-jose-adalberto-de-lima-completa-25-anos-de-ordenacao-sacerdotal/. Acesso no dia 28 de novembro de 2017)
Nos primeiros meses de 2018, tomou posse de sua nova provisão, a Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, no Centro da cidade de Boa Viagem, onde novamente serviu como vigário cooperador do Pe. Antônio Eronildo de Oliveira.
“O Bispo Diocesano de Quixadá, Dom Ângelo Pignoli, que responde pelas paróquias dos Municípios de Quixadá, Quixeramobim, Itatira, Boa Viagem, Madalena, Choró, Itapiúna, Capistrano, Ibaretama e Banabuiú, e uma população de mais de trezentos mil habitantes, assinou no último dia 11 de novembro os decretos de nomeações realizando alterações em diversas paróquias pelas quais é responsável. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, dia 16, no site oficial da Diocese de Quixadá. Entre os Municípios que passarão por mudanças estão Quixadá, Quixeramobim, Boa Viagem, Banabuiú e Itapiúna.” (MONOLITOSPOST, 2017: Disponível em http://www.monolitospost.com/2017/11/17/dom-angelo-pignoli-realiza-mudancas-de-parocos-e-vigarios-em-varias-paroquias-da-diocese-de-quixada/. Acesso no dia 21 de novembro de 2017)
Nesse mesmo período, no dia 30 de janeiro de 2018, depois de algum tempo de estudos na UNICATÓLICA, também em Quixadá, concluiu a sua graduação em psicologia.
Depois disso, nos primeiros meses de 2021, dessa vez na gestão do Prefeito José Carneiro Dantas Filho – o Régis Carneiro, serviu como psicólogo dentro dos quadros da Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Boa Viagem.
No ano seguinte, depois de passar por uma intervenção cirúrgica cardíaca de rotina, insistiu em voltar para sua paróquia na cidade de Boa Viagem, onde no final da tarde do dia 4 de julho, não se sentindo bem, foi imediatamente socorrido no Hospital e Casa de Saúde Adília Maria de Lima, sendo depois disso foi encaminhado com urgência para o socorro médico especializado na capital.
No momento de seu atendimento na cidade, para se destacar como pessoa influente junto ao Governo do Estado visando ganhar evidência junto ao populacho e conseguir votos para o seu candidato a deputado estadual, um vereador do Município prometeu disponibilizar um helicóptero para o seu socorro, a dita aeronave nunca apareceu, algo que tomou mais tempo e impediu melhor agilidade em seu translado para capital, onde veio a falecer por volta das 23h.
“No início da tarde desta segunda-feira, (04/7), o Pe. José Adauberto de Lima, 67 anos, teve que ser socorrido ao hospital municipal de Boa Viagem após sofrer infarto. O religioso passou por atendimento de urgência na Casa de Saúde, sendo necessário transferi-lo em uma unidade de suporte avançada (UTI MÓVEL) do SAMU. As equipes médicas fizeram todo o procedimento de transferência, o Pe., que também atua como psicólogo no Centro de Referência da Mulher, deverá passar por uma avaliação mais precisa em um hospital particular na capital alencarina, o seu estado de saúde é considerado grave, contudo, no presente momento não há riscos devido a estabilidade. Em Fortaleza, depois de passar por uma cirurgia de cateterismo, não resistiu e acabou indo a óbito. A Diocése de Quixadá confirmou o falecimento do vigário através de uma nota pública. A Prefeitura de Boa Viagem decretou luto oficial. O corpo de Pe. deverá ser velado na Igreja Católica Matriz de Boa Viagem, local onde o religioso esteve em seu pastorado nos últimos anos, não há informações sobre local de enterro.” (SERTNEWS, 2022: Disponível em https://www.facebook.com/portalsertnews/posts/pfbid035U23eZvpz2CtThctP7aWyfCobpipTaiX3HQaNDGwVVHBMayw9pDi5ZABvth8TT6tl. Acesso no dia 4 de julho de 2022)
Depois disso, o seu corpo foi levado para receber as exéquias fúnebres em Quixadá e em Boa Viagem, sendo finalmente sepultado no Cemitério de Nossa Senhora da Guia, como era o seu desejo.
BIBLIOGRAFIA:
- DIOCESE DE QUIXADÁ. Padre José Adauberto de Lima completa 25 anos de ordenação sacerdotal. Disponível em http://diocesedequixada.org.br/noticias/pe-jose-adalberto-de-lima-completa-25-anos-de-ordenacao-sacerdotal/. Acesso no dia 28 de novembro de 2017.
- MONOLITOSPOST. Dom Ângelo Pignoli realiza mudanças de párocos e vigários em várias paróquias da Diocese de Quixadá. Disponível em http://www.monolitospost.com/2017/11/17/dom-angelo-pignoli-realiza-mudancas-de-parocos-e-vigarios-em-varias-paroquias-da-diocese-de-quixada/. Acesso no dia 21 de novembro de 2017.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- SERTNEWS. Morre o Pe. Adauberto após complicações de cirurgia de emergência em Fortaleza. Disponível em https://www.facebook.com/portalsertnews/posts/pfbid035U23eZvpz2CtThctP7aWyfCobpipTaiX3HQaNDGwVVHBMayw9pDi5ZABvth8TT6tl. Acesso no dia 4 de julho de 2022.
Pingback: AS COMENDAS E OS TÍTULOS CONCEDIDOS PELO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM | História de Boa Viagem
Pingback: Paróquia de Nossa Senhora da Guia | História de Boa Viagem
Pingback: Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem | História de Boa Viagem
Pingback: Pe. Raimundo Nonato de Oliveira | História de Boa Viagem
Pingback: OUTUBRO | História de Boa Viagem
Pingback: Secretários e Assessores da Administração de 2001 – 2004 | História de Boa Viagem
Pingback: Escola de Ensino Fundamental Manoel João da Silva | História de Boa Viagem
Pingback: José Anchieta Paiva Chaves | História de Boa Viagem
Pingback: Boa Esperança (Boqueirão) | História de Boa Viagem
Pingback: Capela de Santo Antônio – Gurupi | História de Boa Viagem
Pingback: Capela de São João Batista – São Jorge | História de Boa Viagem
Pingback: Capela de Nossa Senhora das Graças – Boa Esperança | História de Boa Viagem
Pingback: JULHO | História de Boa Viagem
Pingback: Salão Paroquial da Capela de São Francisco das Chagas – Olho d’Água do Bezerril | História de Boa Viagem