Pe. Antônio Eronildo de Oliveira

Antônio Eronildo de Oliveira nasceu no dia 10 de abril de 1972 no Município de Quixadá, distante 167 quilômetros da cidade de Fortaleza.
Quando nasceu habitava com os seus pais em uma pequena vila denominada de Ibaretama, que alguns anos depois conseguiu a sua autonomia política.

“Ibaretama desmembrou-se de Quixadá, distante 30 km, por força da lei nº 11.341, de 8 de maio de 1988, que foi assinada pelo então Governador Tasso Ribeiro Jereissat, tendo o Dr. Manoel Moraes Lopes como baluarte de sua emancipação.” (IBGE, 2010: Histórico de Ibaretama. Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/ibaretama/historico. Acesso no dia 10 de abril de 2019)

Foi ordenado ao sacerdócio no dia 19 de agosto de 2000.
Ocupou a função da vigário geral e coordenador diocesano das pastorais da Diocese de Quixadá.
Foi pároco da Igreja Matriz de Jesus, Maria e José, na cidade de Quixadá.
Durante algum tempo exerceu atividade docente na Universidade Católica Rainha do Sertão, em Quixadá.
No dia 10 de março de 2018, depois de receber ordem de seu bispo, assumiu os trabalhos da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem no lugar do Pe. José Erineudo Ferreira de Souza.

“No último sábado (10), a Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, em Boa Viagem, com entusiasmo e alegria celebrou o 4º Domingo da Quaresma, ocasião onde houve a Posse Canônica do Pe. Eronildo como novo pároco e Pe. Adauberto como vigário paroquial. A Celebração Eucarística foi presidida por Dom Ângelo e concelebrada por padres da diocese. Em sua homília o bispo diocesano falou da alegria, destacando que, ‘uma paróquia boa é aquela que os fiéis são alegres para os propósitos de Deus.’ Em seguida deu-se o rito de posse, onde Pe. Eronildo e Pe. Adauberto  renovaram as promessas sacerdotais e o novo Pároco recebeu do bispo a cátedra, sinal da autoridade de Cristo, a chave da igreja e do sacrário. Por fim, de joelhos, Pe. Eronildo e Pe. Adauberto juraram fidelidade aos seus ministérios e fizeram a profissão de fé. Ao final, uma representante da comunidade proferiu uma mensagem em acolhimento à  chegada de Pe. Eronildo e Pe. Adauberto, dando-lhes boas vindas as terras boa-viagences. A Igreja de Quixadá se alegra com o sim destes padres à nova missão e roga a Deus, pelo poder do Espírito Santo, que os conduza neste novo tempo, sob a intercessão de Nossa Senhora da Boa viagem, Padroeira da Paróquia.” (MONÓLITOS POST, 2018: Ex-pároco da catedral de Quixadá assume paróquia em Boa Viagem. Disponível em http://www.monolitospost.com/2018/03/13/ex-paroco-da-catedral-de-quixada-assume-paroquia-em-boa-viagem/. acesso no dia 10 de abril de 2019)

Antes disso a data de sua posse foi procrastinada pelos seus superiores por conta do inesperado falecimento do Mons. Luiz Orlando de Lima, que deixou toda diocese abalada, em especial a Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, onde o falecido havia exercido fecundo ministério.

BIBLIOGRAFIA:

  1. IBGE. Histórico de Ibaretama. Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/ibaretama/historico. Acesso no dia 10 de abril de 2019.
  2. MONÓLITOS POST. Ex-pároco da catedral de Quixadá assume paróquia em Boa Viagem. Disponível em http://www.monolitospost.com/2018/03/13/ex-paroco-da-catedral-de-quixada-assume-paroquia-em-boa-viagem/. acesso no dia 10 de abril de 2019.
  3. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.