Escola de Ensino Fundamental Manoel João da Silva

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Escola de Ensino Fundamental Manoel João da Silva está localizada na Rua Raimundo Capistrano Alves, s/nº, no Centro da vila de Águas Belas, a sede do Distrito de Águas Belas, no Município de Boa Viagem, distante 53 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Escola de Ensino Fundamental Manoel João da Silva em 2014.

Imagem da Escola de Ensino Fundamental Manoel João da Silva, em 2014.

Esse equipamento público, pertencente ao Governo Municipal, é gerenciado pela Secretaria da Educação do Município, que segue às orientações e as normas do 12ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, a CREDE 12, que está sediada no Município de Quixadá.

A BASE LEGAL DE SUA CRIAÇÃO:

Essa unidade de ensino, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, teve a sua nomenclatura regulamentada através da lei nº 766, de 4 de outubro de 2001.
No INEP, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o código dessa unidade escolar é o 23097655.

AS MODALIDADES DE ENSINO:

Em nosso país a educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, tendo uma duração ideal de dezoito anos, período da vida escolar em que se toma posse dos conhecimentos mínimos necessários para uma cidadania completa, servindo também para tomada de consciência sobre o futuro profissional e área do conhecimento em que se quer atuar.
Na Escola de Ensino Fundamental Manoel João da Silva existe a oferta das seguintes modalidades de ensino:

  1. Educação Infantil;
  2. Ensino Fundamental.

Nessa unidade de ensino, desde o ano 2000, em uma parceria firmada entre os Governos Municipal e Estadual, existe uma extensão da modalidade de Ensino Médio da Escola de Ensino Médio Dom Terceiro.

OS SÍMBOLOS DA ESCOLA:

A palavra símbolo designa um tipo de signo em que o significante representa algo abstrato, por força de convenção ou semelhança, sendo um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.
A representação específica para cada símbolo pode surgir como resultado de um processo natural ou pode ser convencionado de modo a que o receptor, uma pessoa ou grupo específico de pessoas, consiga fazer a interpretação do seu significado implícito e atribuir-lhe determinada conotação.
A Escola de Ensino Fundamental Manoel João da Silva possui dois símbolos que a identificam, são eles:

1º. A BANDEIRA:

2º. O BRASÃO:

A HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO:

Semelhantemente a outras comunidades da zona rural do Município de Boa Viagem a vila de Águas Belas também enfrentou grande dificuldade para conquistar a sua unidade escolar.
Essa dificuldade estava diretamente relacionada a inexistência de profissionais qualificados para o exercício do magistério, como também de um edifício que abrigasse as atividades escolares de seus alunos.
Nessa época a formação escolar da comunidade dependia exclusivamente da boa vontade de algumas professoras, que cediam parte de suas casas para servirem de salas de aula.

“A comunidade de Águas Belas começou a sua carreira na educação com muita necessidade, pois na mesma não havia professores, então as crianças iam até a localidade de São Jorge, onde estava a Professora Neném da Júlia, devido a distância conseguiram o Professor Francisco Paulo e depois o Joaquim Fiscal e o Mestre Mergulhão, que lecionaram nessa comunidade. Eram escolas isoladas, na qual não tinham denominações. Tempos depois a Professora Dondom conseguiu uma escola a qual se chamou Escola São José, que funcionava em sua residência. Depois de algum tempo, já cansada, passou a residir em Fortaleza, deixando em seu lugar a sua irmã, Deilça, que conseguiu ampliar o número de alunos e passou a funcionar na casa paroquial, algum tempo depois, precisando de mais espaço, a Professora Capitulina reivindicou junto ao Governo Municipal a construção de uma unidade escolar.” (S.N.T)

Alguns anos depois, nos primeiros meses de 1963, na gestão do Prefeito Dr. Manuel Vieira da Costa, o Nezinho, percebeu-se a urgente necessidade da construção de um estabelecimento de ensino que atendesse às crianças em idade escolar dessa comunidade, reivindicação que foi posta em sua proposta de governo:

“Existe, penas, um estabelecimento secundário, o Ginásio Dom Terceiro, mantido pela Fundação Educadora Nossa Senhora de Fátima, onde funciona a 1ª série do curso ginasial. [Existe a] necessidade da construção de cinco escolas rurais nos povoados de: Domingos da Costa, Ramadinha, Águas Belas, Ibuaçu e Jacampari.” (S.N.T)

Sensibilizado com essa necessidade e desejando o progresso de sua comunidade o Sr. Manoel João da Silva decidiu fazer a doação de um pequeno lote de terra ao Governo Municipal, que edificou duas pequenas salas de aula e uma cantina, utilizando a sua nomenclatura como patrono da escola.
Alguns anos depois, em 1987, na gestão do Prefeito José Vieira Filho, o Mazinho, o Governo Municipal realizou uma obra de expansão de mais duas salas de aula e a incrementação do ensino pelo televisor.

“Nesse período a Profª. Rita Capistrano Campos trabalhava como supervisora da escola, sentindo a necessidade do ensino ser ampliado, assim em 1983 conseguiu o sistema de TVE, com a 5ª série, em 1984 não foi possível a 6ª série, pois não havia professor disponível. No ano seguinte deu-se o Ensino Fundamental completo.” (S.N.T)

Em 1994, na gestão do Prefeito Dr. Francisco Segismundo Rodrigues dos Santos Neto, através dos esforços da Secretaria da Educação e da diretora da escola, Profª. Maria Aracy da Silva, foi implantado na comunidade o Telecurso 2000, curso que conseguiu a façanha de formar 60 alunos no Ensino Médio.
Alguns anos depois, em 1998, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, seguindo a mesma sistemática implantada nas escolas estaduais, essa escola passou pelo processo democrático de escolha de seu diretor, renovando a oportunidade da Profª. Maria Aracy da Silva dar continuidade ao seu trabalho.
No ano letivo de 2000, graças ao empenho da Vereadora Maria Lúcia Costa Campos e do Pe. José Adauberto de Lima, essa escola passou a ser uma extensão da Escola de Ensino Médio Dom Terceiro.
Alguns anos depois, no primeiro semestre de 2005, novamente na gestão do Prefeito José Vieira Filho, por meio da lei nº 913, de 27 de junho, seguindo o plano de redimensionamento geográfico do Município, essa unidade de ensino passou a ser a sede do território do Pólo Dois.

AS EQUIPES DE GESTÃO:

A equipe de administração de uma escola da rede municipal é cargo de confiança do prefeito, que indica os seus componentes, sendo eles:

  • 1982 – 1988

(Diretora Geral);
Profª. Rita Capistrano Campos (Coordenadora Pedagógica);
(Secretária).

  • 1989 – 1992

(Diretora Geral);
(Coordenadora Pedagógica);
(Secretária).

  • 1993 – 1996

Profª. Maria Aracy da Silva (Diretora Geral);
(Coordenadora Pedagógica);
(Secretária).

  • 1997 – 2000

(Diretora Geral);
(Coordenadora Pedagógica);
(Secretária).

  • 2001 – 2004

Profª. Maria Aracy da Silva (Diretora Geral);
Profª. Maria da Conceição Feitosa (Coordenadora Pedagógica);
Solange Soares Macêdo (Secretária).

  • 2005 – 2008

Profª. Florissea Martins Capistrano Carvalho (Diretora Geral);
(Coordenadora Pedagógica);
Solange Soares Macêdo (Secretária).

  • 2009 – 2012

Profª. Maria Aracy da Silva (Diretora Geral);
Profª. Capitulina Alves Martins Neta (Coordenadora Pedagógica);
Maria da Conceição Feitosa (Secretária).

  • 2013 – 2016

Profª. Maria Aracy da Silva (Diretora Geral);
Profª. Capitulina Alves Martins Neta (Coordenadora Pedagógica);
Maria da Conceição Feitosa (Secretária).

  • 2017 – 2020

Profª. Florissea Martins Capistrano Carvalho (Diretora Geral);
Profª. Capitulina Alves Martins Neta (Coordenadora Pedagógica);
Maria da Conceição Feitosa (Secretária).

A ESTRUTURA FÍSICA:

Para executar bem as suas atividades pedagógicas, gerando segurança e conforto para os seus usuários, a Escola de Ensino Fundamental Manoel João da Silva possui a seguinte estrutura:

  • Setor Administrativo:
  1. Almoxarifado: 1
  2. Banheiros: 4
  3. Cantina: 1
  4. Depósito: 1
  5. Sala de professores: 1
  6. Sala de secretaria: 1
  • Setor Acadêmico:
  1. Banheiros: 4
  2. Laboratório de informática: 1
  3. Pátio coberto: 1
  4. Sala de aula: 5
  5. Sala de multimeios: 1
  6. Sala multifuncional: 1

O CONTATO:

Os canais de comunicação com a Escola de Ensino Fundamental Manoel João da Silva são os seguintes:

  • Telefones:
  1. 88.3427-3097;
  2. 88.3427-3036.