Capela de São João Batista – São Jorge

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Capela de São João Batista, em São Jorge, está localizada nos limites geográficos do Distrito de Águas Belas, ficando a 56 quilômetros distante do Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da Capela de São João Batista, em 2021.

Essa localidade, que está sob os cuidados da  Paróquia de Nossa Senhora da Guia, pertencente à Diocese de Quixadá, e anualmente, seguindo o calendário litúrgico, costuma celebrar às festividades do nascimento de seu padroeiro no dia 24 de junho e a de sua decapitação no dia 29 de agosto.

“O Nascimento de João Batista é uma festa cristã que celebra o nascimento de João Batista, um profeta que previu o advento do Messias na pessoa de Jesus Cristo e em seguida o batizou. Esta festa é amplamente comemorada no mundo cristão no dia 24 de junho, sendo também uma das festas juninas. Curiosamente é o único santo cujo nascimento e martírio, este último em 29 de Agosto, são evocados em duas solenidades pelo povo cristão.”

O HISTÓRICO DE SUA CONSTRUÇÃO:

Em um passado bem recente, nos últimos anos da década de 1970, quando recebia a visita de algum padre, algo que era muito raro por conta da distância da sede da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, as celebrações religiosas que aconteciam nessa localidade costumavam ocorrer na residência de algum de seus moradores, especialmente na casa do Sr. João Soares Lima, bem como na Escola de Ensino Fundamental João Soares Lima.
Nessa época, no dia 22 de maio de 1977, ocorreu a primeira celebração religiosa com um sacerdote, onde foi formado um conselho para no futuro colocarem em execução o desejo de edificarem um local próprio para essas celebrações.
Pouco tempo depois, no dia 18 de dezembro de 1980, com a criação do Curato de Guia, essa localidade passou a ser assistida pelo Pe. José Patrício de Almeida, que eventualmente celebrava na região.
Alguns anos depois, no dia 16 de janeiro de 1994, o Curato de Guia foi elevado a condição de paróquia com a posse de seu primeiro pároco, o Pe. Raimundo Nonato de Oliveira, que deu também muita assistência na região.

Imagem interna da Capela de São João Batista, em 2021.

Mais tarde, no dia 23 de outubro de 2003, já no paroquiato do Pe. José Adauberto de Lima, depois de muitas campanhas de arrecadação para sua construção e da valiosa doação de um terreno feito pela Srª Antônia Maria da Silva, conhecida na localidade como “Antônia do Bajara”, o tão desejado sonho transformou-se em realidade com uma concorrida missa, tendo a definição de seu padroeiro apenas no dia 18 de janeiro do ano seguinte.
Nessa mesma data a comunidade definiu também o seu copadroeiro, que é São Sebastião.

OS DIRIGENTES DA CAPELA:

Essa humilde localidade não possui condições para manter um padre residente, mas já contou com o trabalho voluntário de vários dirigentes, sendo eles:

  1. Júlio Alves de Sales;
  2. Maria Coraci Paulino Gomes;
  3. Maria de Lourdes da Silva;
  4. Maria Rodrigues da Silva;
  5. Maria do Carmo Coelho da Silva;
  6. Lurdiana Campos Bezerra;
  7. Margaria Fabrício de Freitas;
  8. Lindalva Martins Saraiva;
  9. Zenilda Queiroz Sampaio;
  10. Francisco Chagas de Sales;
  11. Luiz Soares Facundo – 2013;
  12. Geraldo Firmino da Cunha – atual.

A ESTRUTURA FÍSICA DO TEMPLO:

Para executar bem as suas atividades a Capela de São João Batista possui a seguinte estrutura:

  1. Banheiro: 1
  2. Sacristia: 1
  3. Santuário: 1

A PROGRAMAÇÃO:

As atividades semanais da programação da Capela de São João Batista, em São Jorge, são as seguintes:

  • MISSAS:
  1. Celebração móvel.
  • CELEBRAÇÃO DA PALAVRA:
  1. Domingo ⇒ 16h.
  • TERÇO DAS FAMÍLIAS:
  1. Quarta ⇒ 19h (noite).

O CONTATO:

O canal de comunicação com a Capela de São João Batista, em São Jorge, é o seguinte:

  • Telefone:
  1. 88.3427-4050 (Secretaria Paroquial).

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

2 pensou em “Capela de São João Batista – São Jorge

  1. Pingback: Paróquia de Nossa Senhora da Guia | História de Boa Viagem

  2. Pingback: JUNHO | História de Boa Viagem

Deixe um comentário