Ricardo Lee Cornwall nasceu no dia 17 de junho de 1940 na cidade de Omaha, no Condado de Douglas, no Estado norte-americano de Nebraska, sendo o filho primogênito de Oscar Freeman Cornwall e de Mable Cabbage.
Poucos dias depois do seu nascimento, em 31 de julho, seguindo os ritos da confissão religiosa de seus pais, recebeu o sacramento do batismo na Paróquia de St. Columbkille, que está localizada na cidade de Papillion, no Condado de Sarpy, distante 12 quilômetros de onde nasceu.
Mais tarde, no dia 8 de maio de 1949, nessa mesma freguesia, recebeu a sua primeira comunhão das mãos do Pe. Clarence Robert Trummer.
Antes disso, adquiriu rígida instrução religiosa das Irmãs Beneditinas da cidade de Atchison, que está localizada no Estado do Kansas, sendo confirmado nessa paróquia no dia 20 de novembro de 1952 pelo arcebispo de Omaha, Dom Gerald Thomas Bergan.
Nessa época recebeu a sua instrução secundária em uma escola que era dirigida por padres jesuítas na cidade de Omaha, sendo finalmente diplomado em seu curso clássico nos últimos meses de 1957.
No ano seguinte foi matriculado na Universidade de Creighton, que também era dirigida por padres jesuítas, concluindo finalmente os seus estudos liberais no fim de 1959.
Pouco tempo antes disso, no dia 26 de agosto de 1959, ingressou em seu noviciado com os Frades Agostinianos Recoletos de Kansas, com quem permaneceu na clausura pelo período de um ano.
Ainda nessa época passou a compor uma das turmas do curso de Filosofia do Mosteiro de Santo Agostinho e no Donnelly College, concluindo essa etapa de sua formação nos últimos meses de 1963.
Depois disso foi enviado por seu superior para o Convento de Santo Tomas de Villa Nueva, na cidade espanhola de Salamanca, onde cursou Teologia na Universidade Pontifícia daquela cidade, recebendo o grau de bacharel em junho de 1965 e o de licenciado em 1967.
Nesse mesmo ano, ainda na Espanha, no dia 25 de janeiro, estando em um Seminário Lazarista, recebeu as ordens do diaconato das mãos de Dom Mauro Rublo, mais tarde, no dia 15 de julho, já estando nos Estados Unidos, foi ordenado ao sacerdócio na Paróquia do Espírito Santo pelo arcebispo de Omaha, Dom Daniel Eugene Sheehan.
Alguns dias depois desse fato celebrou a sua primeira missa na Igreja Matriz de St. Columbkille, mesmo local onde foi batizado.
Nessa mesma época, trabalhando na Diocese de Bridgoport, lecionou latim e espanhol no Stanford Catholic, desenvolvendo paralelamente as suas atividades religiosas na Paróquia de St. Charles.
Nos primeiros meses de 1969 iniciou o seu curso de pós-graduação em inglês na Universidade de Fordhan, uma instituição educacional pertencente aos jesuítas existente no Bairro do Bronx, na cidade de Nova York, época em que cooperava com a Paróquia de Our Lady of Victory.
Em 1991, já residindo no Brasil, estando ligado à Diocese de Quixadá, no Estado do Ceará, recebeu ordens de seu bispo para assumir os trabalhos religiosos da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia, no Município de Boa Viagem, que nessa época era um curato.
Nesse período, assumiu a função deixada pelo Pe. José Patrício de Almeida, que havia falecido, permanecendo nessa comunidade até os primeiros meses de 1994, quando foi substituído pelo Pe. Raimundo Nonato de Oliveira.
“Ricardo era um americano que viera em missão àquela localidade, e por lá permanece até hoje, mesmo aposentado da função de pároco. Como a comunidade de Boqueirão fazia parte da Paróquia de Madalena, Padre Ricardo visitava com frequência nossa localidade. Era uma figura querida, mesmo não podendo ser considerada simpática. Era duro em seus sermões e não hesitava em expor a realidade, doesse em quem doesse.” (BRASIL, 2022: p. 69-70)
Antes disso, recebendo nova designação pastoral, assumiu à Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, na cidade de Madalena, tomando posse dessa função no dia 7 de fevereiro de 1993 no lugar do Pe. Pedro Paulo Cavalcanti de Menezes, período em que conseguiu concluir a sede dessa paróquia.
Em março de 1975, Padre Neri Feitosa, toma posse com pároco de Madalena e resolve continuar a construção da igreja dessa vez sobre a responsabilidade do Sr. Francisco de Sousa Barbosa (Chico Camelo). Com a posse de Padre Pedro Paulo, a obra continuou com novo impulso. Em 1993, mais uma mudança de pároco dessa vez assumiu a paroquia o Padre Ricardo Lee Cornwall, onde foi finalmente concluída a grandiosa obra.” (MADALENAWEB, 2022: Disponível em http://madalenaweb.blogspot.com/p/historia-de-madalena.html. Acesso no dia 22 de julho de 2022)
Nessa paróquia, percebendo o grande número de pessoas com câncer, desenvolveu intenso trabalho divulgando os efeitos da mineração de urânio na região e de um teste nuclear em ocorrido em 1957 que possivelmente esteja ligado a essa doença, fato que rendeu grande descontentamento por parte do governo norte-americano.
Mais tarde, já estando afastado de suas atividades regulares por conta de sua idade, se estabeleceu na vila de São José da Macaoca, no Município de Madalena.
Nos primeiros dias de julho de 2022, com problemas cardíacos, foi internado no Hospital da UNIMED, na cidade de Fortaleza.
“Ainda é grave o quadro de saúde do Pe Ricardo Lee Cornwall, que atualmente atua no Município de Madalena. O boletim médico com o estado de saúde do religioso foi atualizado e informado pela Diocese de Quixadá no final da tarde da última quinta-feira (7). Em uma nova nota, a instituição religiosa informou que ‘o estado de saúde (do padre) ainda é grave, mesmo havendo uma rápida melhora no que diz respeito à situação cardíaca”. Na continuidade da nota a diocese voltou a pedir que os fiéis “continuem em oração para o reestabelecimento de sua saúde’. Padre Ricardo recebeu a visita do administrador diocesano, padre Francisco Otaviano. Ele teria aproveitado a ocasião e inclusive chegou a ministrar o sacramento da unção dos enfermos no sacerdote que encontra-se internado. A nota não fala em uma previsão de alta. A gravidade no quadro de saúde de Pe Ricardo foi informado oficialmente na noite do último dia 3 de julho pela Diocese de Quixadá. Ele foi internado no Hospital da Unimed em Fortaleza em estado grave, apresentando sinais de insuficiência cardíaca e renal. Desde então a situação vem se agravando. Na nota lançada a fiéis a diocese chegou a pedir ‘a todos os diocesanos que rezem pelo restabelecimento de sua saúde, para que o quanto antes esteja em nosso meio”. (REVISTA CENTRAL, 2022: Disponível em http://revistacentral.com.br/2022/07/quadro-de-saude-do-padre-ricardo-lee-de-madalena-ainda-e-grave-informa-diocese-de-quixada/. Acesso no dia 22 de julho de 2022)
Poucos dias depois, em 21 de julho, aos 82 anos de idade, não resistindo, veio a óbito, sendo o seu corpo conduzido para Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Madalena, onde recebeu as exéquias fúnebres que são de costume.
“Faleceu na noite desta quinta-feira (21), Padre Ricardo Lee Cornnwall, o sacerdote tinha 82 anos de idade e estava internado em Fortaleza. A Diocese de Quixadá comunicou no dia 4 de julho que o padre estava hospitalizado em Fortaleza apresentando sinais de insuficiência cardíaca e renal. Segundo a instituição religiosa, no dia 12 de Julho o reverendo foi entubado e apresentou melhoras. Ainda na manhã desta quinta-feira (21), o mesmo havia saído da UTI apresentando melhoras significativas, e na noite de hoje, não resistiu e veio a óbito.” (LIVE NOTÍCIAS, 2022. Disponível em https://www.facebook.com/epitaciobv. Acesso no dia 22 de julho de 2022)
Depois disso, seguindo a sua vontade, o seu corpo foi sepultado por suas ovelhas e amigos no cemitério existente na sede da Vila de Macaoca, no Município de Madalena.
BIBLIOGRAFIA:
- BRASIL, Ednardo Rodrigues. Nem crônica nem conto mas, conto assim mesmo. Sem editora: Boa Viagem, 2022.
- CORNWALL, Ricardo Lee. Os Jumas: A continuação da violenta redução dos Tupi. Madalena: Sem editora, 2003.
- CORNWALL, Ricardo Lee. Amargor: O teste nuclear atmosférico clandestino sobre o Sertão Central, 06 de agosto de 1957. Fortaleza: Tipografia Iris, 2013.
- LIRA, João Mendes. Subsídios para a História Eclesiástica e Política do Ceará. Fortaleza: Companhia Brasileira de Artes Gráficas, 1984.
- LIVE NOTÍCIAS, 2022. Faleceu aos 82 anos de idade o Ricardo Lee Cornwall. Disponível em https://www.facebook.com/epitaciobv. Acesso no dia 22 de julho de 2022.
- MADALENAWEB. Pequeno histórico da Matriz de Madalena. Disponível em http://madalenaweb.blogspot.com/p/historia-de-madalena.html. Acesso no dia 22 de julho de 2022.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- REVISTA CENTRAL. Quadro de saúde do Pe Ricardo Lee, de Madalena, ainda é grave, informa Diocese de Quixadá. Disponível em http://revistacentral.com.br/2022/07/quadro-de-saude-do-padre-ricardo-lee-de-madalena-ainda-e-grave-informa-diocese-de-quixada/. Acesso no dia 22 de julho de 2022.
- SILVEIRA, Aureliano Diamantino. Ungidos do Senhor na Evangelização do Ceará (1700-2004). 3º Vol. Fortaleza: PREMIUS, 2004.
- SIMÃO, Marum. Madalena. Reconstruindo a história. Editora RDS: Fortaleza, 2010.
Pingback: Paróquia de Nossa Senhora da Guia | História de Boa Viagem
Pingback: Pe. Raimundo Nonato de Oliveira | História de Boa Viagem
Pingback: Pe. José Patrício de Almeida | História de Boa Viagem
Pingback: Ricardo Lee Cornwall (Bibliografia) | História de Boa Viagem
Pingback: JUNHO | História de Boa Viagem
Pingback: JULHO | História de Boa Viagem
Pingback: Feiura é normal? | História de Boa Viagem