Gutemberg Mendes Farias Filho nasceu no dia 23 de março de 1968 na cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará, sendo filho de Gutemberg Mendes Farias e de Maria das Dores Mota Farias.
Os seus avós paternos se chamavam Francisco José Mendes e Maria Mendes Farias, já os maternos eram Pedro Mota Braga e Idelzuite Albuquerque Mota.
Em sua infância, quando chegou em idade escolar, foi matriculado por seus pais na Escola de Ensino Fundamental e Médio Estado do Alagoas, que está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, nº 5.244, no Bairro Barra do Ceará, na cidade de Fortaleza, onde concluiu o Ensino Fundamental.
Depois disso, passou a estudar no curso de química, que era ofertado pela Escola Técnica Federal do Ceará, onde concluiu o Ensino Médio.
Nos últimos meses de 1988, sempre estudando em escolas públicas, destacando-se entre os seus colegas, decidiu tentar o vestibular da UFC – a Universidade Federal do Ceará, para um dos cursos mais concorridos de sua época, Medicina, onde foi aprovado e conseguiu concluir o seu curso no dia 22 de dezembro de 1994.
Nesse mesmo ano, ingressando nas Forças Armadas, fez o curso de formação de oficiais na EPCAR – a Escola Preparatória de Cadetes no Ar, que está localizada na cidade de Barbacena, no Estado de Minas Gerais, chegando ao posto de Tenente da FAB, a Força Aérea Brasileira, sendo designado por seus superiores a sentar praça na Base Aérea de Fortaleza, onde permaneceu até os últimos meses de 1997.
“A sua história teve início em 1949, com a criação do Curso Preparatório de Cadetes do Ar, a partir do curso prévio da Escola de Aeronáutica, no Campo dos Afonsos no Rio de Janeiro, considerado o Berço da Aviação Militar Brasileira. Foi lá que germinou a ideia de se criar um curso que preparasse convenientemente os futuros cadetes da nova Força Aérea… Em 1992, suspendeu, temporariamente, a formação em nível do segundo grau, do ensino médio. Em 1993 a 1996 recebeu a atribuição de planejar e executar cursos e estágios de adaptação ao oficialato destinado a preparar em nível militar profissionais já formados que integrarão os Quadros de Oficiais Médicos, Dentistas e Farmacêuticos e o Quadro Complementar de Oficiais. Em 1995, foi determinada a reativação a partir de 1996, do terceiro ano do Curso Preparatório de Cadetes-do-Ar e em 1997, a reativação do segundo ano. No ano de 2000, com reativação do primeiro ano a EPCAR retornou a sua tradição iniciada em 1949 com a chegada dos primeiros alunos em Barbacena, episódio que marcou expressivamente o primeiro capítulo de sua trajetória.” (SILVANA, 2001: Disponível em https://www2.fab.mil.br/epcar/index.php/historico. Acesso no dia 12 de dezembro de 2020)
Pouco tempo antes disso, em 1990, contraiu matrimônio com Francilena Maria Lopes de Paiva, que é nascida no dia 25 de setembro de 1969, sendo filha de Francisco Lopes de Paiva e de Maria Lenir Lopes de Paiva.
Desse matrimônio foram gerados três filhos, dois homens e uma mulher, sendo eles: Pedro de Paiva Farias, Carolina de Paiva Farias e Lucas de Paiva Farias.
Em fevereiro de 2001, a convite do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, foi contratado como médico do Hospital e Casa de Saúde Adília Maria de Lima, concluindo também, no dia 14 de dezembro de 2001, pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões, a sua especialização em cirurgia.
Algum tempo depois disso, por divergências em seu matrimônio, passou a viver em união estável com Rozivalda Ferreira de Almeida, que nasceu no dia 23 de setembro de 1965, sendo filha de Luiz Gonzaga Ferreira de Almeida com Maria de Lourdes Ferreira de Almeida.
No dia 5 de junho de 2006, através de concurso público, passou a compor o quadro de funcionários da Prefeitura de Pedra Branca, servindo como médico cirurgião no Hospital Municipal São Sebastião.
Nos últimos meses de 2009, envolvido com o esporte do Município de Boa Viagem e tentando ocupar o vácuo deixado pela morte do Dr. Francisco Segismundo Rodrigues dos Santos Neto, assumiu à presidência do Boa Viagem Esporte Clube.
No dia 25 de outubro de 2010, pela Escola de Saúde Pública do Ceará, concluiu a sua residência médica na especialidade de cirurgia médica, sendo realizada no Hospital Geral de Fortaleza.
No pleito eleitoral ocorrido no dia 7 de outubro de 2012, militando nos quadros políticos do PP – o Partido Progressista, com a legenda nº 11.555, resolveu colocar o seu nome para escolha popular a uma das cadeiras do Poder Legislativo do Município de Boa Viagem, conseguindo nessa oportunidade receber a confiança de 1.205 votos, estando entre os nove vereadores de maior votação desse pleito.
No dia 1º de agosto de 2014, solicitou à mesa diretora da Câmara uma licença por interesse particular, em seu lugar assumiu a suplente, a Vereadora Maria Mocinha Teixeira Pinto Batista, que permaneceu até o final desse ano.
Em 3 de agosto de 2015, por meio do Decreto nº 415, depois de aprovado no concurso público promovido pela Prefeitura de Boa Viagem, passou a compor o quadro de funcionários efetivos do Hospital e Casa de Saúde Adília Maria de Lima, sendo nomeado em seguida o seu Diretor Clinico.
Na eleição municipal seguinte, que ocorreu no dia 2 de outubro de 2016, dessa vez estando filiado nos quadros políticos do PSD – o Partido Social Democrático, figurando na preferência do eleitorado para concorrer ao cargo de prefeito do Município de Boa Viagem, foi maliciosamente prejudicado pelo acordo firmado pelo Dr. Domingos Gomes de Aguiar Filho, que visou eleger à candidata Aline Cavalcante Vieira.
Diante disso, insatisfeito por não colocar o seu nome nessa disputa eleitoral ao cargo majoritário, foi impedido também pelo seu partido de concorrer a sua reeleição à Câmara Municipal de Vereadores.
Nessa campanha, estando sem legenda, resolveu apoiar abertamente ao Empresário Adriano José da Silva, que foi candidato pelo PRB – o Partido Republicano Brasileiro, tornando-se um dos pilares dessa coligação.
Mesmo com todas as dificuldades colocadas em seu caminho, nessa eleição, resolveu indicar o nome do jovem Jardel Linistefeson de Sousa Fernandes, que conseguiu ser eleito depois de receber 886 votos.
No ano seguinte, retornou a sua velha rotina de trabalho, servindo em seu ofício nas cidades de Boa Viagem, Pedra Branca e Quixeramobim, quando por concurso público passou a compor o quadro de médicos do HRSC – o Hospital Regional do Sertão Central.
Nos últimos meses de 2018, mesmo estando concentrado nessa intensa rotina de trabalho, sofreu uma impiedosa perseguição política e grave assédio moral nas redes sociais, que foi abertamente movido pela Profª Maria Dias Cavalcante Vieira, que nessa época era a secretária da educação do Município de Boa Viagem e a principal conselheira e articuladora política da Prefeita Aline Cavalcante Vieira.
Segundo o mesmo, pouco tempo antes desse escândalo, havia declinado do convite de retomar o controle da Secretaria da Saúde e da direção do Hospital e Casa de Saúde Adília Maria de Lima, fato que causou muita irritação entre os aliados da gestora do Município.
Esse infeliz comentário nas redes sociais também tinha outro propósito, que era o de coagir aos médicos da única unidade hospitalar existente no Município para que estes não passassem exames aos pacientes, como também não concedessem atestados aos funcionários públicos que estivessem doentes.
Diante desses graves problemas, foi impedido pela direção do hospital, que nessa época era dirigido por Guiomar Cavalcante França, irmã da secretária da educação e tia da prefeita, de atender aos pacientes em seu consultório, obrigando-o a receber essas pessoas no hospital da cidade de Pedra Branca.
Depois de toda essa exposição, o seu nome foi amplamente defendido nas redes sociais, principalmente em um vídeo gravado e divulgado em grupos de whatsapp pelo Dr. Deodato José Ramalho Júnior, que chegou a entender nesses fatos fortes indícios de improbidade administrativa na gestão da Prefeita Aline Cavalcante Vieira.
“O ex-diretor hospitalar e atual médico clínico geral de Boa Viagem, Dr. Gutemberg Mendes, anunciou durante entrevista a emissoras de rádios locais que estará deixando o cargo ao qual atua na cidade. De acordo com ele, perseguições políticas estão impedindo o seu trabalho no atendimento ao público, Gutemberg é ex-vereador e é tido como figura de oposição ao governo da atual prefeita, Aline Vieira. De acordo com o Dr Gutemberg, medidas administrativas tomadas por parte da direção estão sendo prejudiciais para os médicos que não concordam com algumas práticas ali realizadas e por muitas vezes reclamam desejando solucionar o problema. Esta semana o SINDBOA – o Sindicato dos Servidores de Boa Viagem emitiu uma nota de repúdio contra a direção do Hospital Municipal onde, segundo a categoria, funcionários que não ficam calados acabam sofrendo perseguição política por parte da direção.” (SERTNEWS, 2018: Disponível em http://sertnews.com.br/artigo/alegando-perseguicao-medico-deixara-de-atender-em-hospital-municipal-de-boa-viagem20180605150633.html. Acesso no dia 6 de junho de 2018)
Nos últimos meses de 2019, ainda alimentando o desejo de pleitear um cargo público eletivo, promoveu alguns encontros no intuito de formar uma possível aliança.
“Há poucos meses da eleição, começam a surgir as pré-candidaturas para disputa de uma vaga na prefeitura e câmara municipal de Boa Viagem. As movimentações políticas e rumores começam a surgir nos bastidores. Nas redes sociais, a imagem do ex-vereador Gutemberg Mendes (SDD), ao lado do ex-candidato a prefeito (2016) Adriano Silva (PRB), despertou a curiosidade em grupos de whatsapp após simpatizantes anunciarem uma suposta chapa formada pela sigla PSD, partido do ex-prefeito Fernando Assef. Ao Portal Sert News, Adriano confirmou o encontro com o ex-vereador Gutemberg, que para ele é um amigo independente do período eleitoral. O assunto tratado no encontro foi um bate papo rápido sobre a política local, pretensões para 2020 e nada além disso. Questionado pela nossa reportagem sobre uma possível candidatura, Adriano respondeu com um simples ”quem sabe”. O PSD não confirmou a informação disseminada nas redes sociais, em virtude dos dois figuras políticas locais não pertencerem ao partido, Adriano cogita sua filiação em breve, mas por hora não se manifestou de forma oficial, já o ex-vereador Gutemberg Mendes continua filiado ao SDD. A dupla tenta encarar uma onda de ‘nomes cotados’ esta semana, o deputado Evandro Leitão (PDT) deu como certa a pré-candidatura do empresário local Regis e pego muitos boa-viagenses de surpresa. Para 2020 é esperado nomes para cargo de prefeito como o da atual Prefeita Aline Vieira, Fernando Assef, Adelmo Rodrigues, Jovino Mendes, Adriano Silva, Gutemberg Mendes, Agripino Magalhães e outros que possam se manifestar de público.” (SERTNEWS, 2019: Disponível em https://www.sertnews.com.br/noticia/1757/adriano-e-gutemberg-formarao-chapa-para-disputar-prefeitura-em-2020-saiba. Acesso no dia 13 de janeiro de 2020)
Na eleição Municipal que ocorreu no dia 15 de novembro de 2020, prestando apoio ao projeto político de José Carneiro Dantas Filho – o Régis Carneiro, que foi eleito com grande margem de votos.
Nesse mesmo pleito indicou o seu filho para uma da cadeiras do Poder Legislativo, que também conseguiu êxito nas urnas.
“No pleito eleitoral que ocorreu no dia 15 de novembro de 2020, desejando entrar na vida pública por meio de um mandato eletivo na Câmara Municipal de Vereadores, mesmo caminho tomado por seu pai, militando nos quadros políticos do SOLIDARIEDADE, com a legenda nº 77.333, colocou o seu nome pela primeira vez em uma disputa eleitoral, oportunidade em que conseguiu receber a confiança de 1.592 eleitores, a quinta maior votação dessa disputa.” (SILVA JÚNIOR, 2021: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/pedro-de-paiva-farias/. Acesso no dia 23 de março de 2021)
No dia 9 de novembro de 2021, na gestão do Prefeito Francisco Salomão de Araújo Sousa, foi homenageado recebendo o título de cidadania taboense da Câmara Municipal do Município de Monsenhor Tabosa.
BIBLIOGRAFIA:
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- SERTNEWS. Alegando perseguição, médico deixará de atender no hospital municipal de Boa Viagem. Disponível em http://sertnews.com.br/artigo/alegando-perseguicao-medico-deixara-de-atender-em-hospital-municipal-de-boa-viagem20180605150633.html. Acesso no dia 6 de junho de 2018.
- SERTNEWS. Adriano e Gutemberg formarão chapa para disputar a prefeitura em 2020. Disponível em https://www.sertnews.com.br/noticia/1757/adriano-e-gutemberg-formarao-chapa-para-disputar-prefeitura-em-2020-saiba. Acesso no dia 13 de janeiro de 2020.
- SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Pedro de Paiva Farias. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/pedro-de-paiva-farias/. Acesso no dia 23 de março de 2021.
- SILVANA, Major. Histórico. Disponível em https://www2.fab.mil.br/epcar/index.php/historico. Acesso no dia 12 de dezembro de 2020.
Pingback: Administração de 2013 – 2016 | História de Boa Viagem
Pingback: Jardel Linistefeson de Sousa Fernandes | História de Boa Viagem
Pingback: Maria Mocinha Teixeira Pinto Batista | História de Boa Viagem
Pingback: Maria Auzerina Chaves | História de Boa Viagem
Pingback: José Vieira Filho (Mazinho) | História de Boa Viagem
Pingback: AS COMENDAS E OS TÍTULOS CONCEDIDOS PELO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM | História de Boa Viagem
Pingback: MARÇO | História de Boa Viagem
Pingback: Aline Cavalcante Vieira | História de Boa Viagem
Pingback: Pedro de Paiva Farias | História de Boa Viagem
Pingback: João Carneiro Adelino | História de Boa Viagem
Pingback: Hospital e Casa de Saúde Adília Maria de Lima | História de Boa Viagem
Pingback: Unidade de Pronto Atendimento Dr. Émerson Gustavo Almeida Silva | História de Boa Viagem
Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem
Pingback: Rozivalda Ferreira de Almeida | História de Boa Viagem