Escola de Ensino Fundamental Maria Auserina Chaves

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Escola de Ensino Fundamental Maria Auserina Chaves está localizada na Rua Aluísio Ximenes de Aragão, s/nº, esquina com a Rua Projetada 1, no Centro da vila de Ibuaçu, no Distrito de Ibuaçu, distante 62 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da Escola de Ensino Fundamental Maria Auserina Chaves, em 2012.

Esse equipamento público, pertencente ao Governo Municipal, é gerenciado pela Secretaria da Educação do Município, que segue às orientações e as normas da 12ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – a CREDE 12, que está sediada no Município de Quixadá.

A BASE LEGAL DE SUA CRIAÇÃO:

No dia 4 de março de 2011, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, por meio da lei nº 1.081, depois de receber outras denominações, a nomenclatura dessa unidade de ensino recebeu a sua ultima regulamentação.
No INEP – o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o código dessa unidade escolar é o 23096128.
Em referência ao seu nome existe uma confusão criada pela Câmara Municipal de Vereadores, que não faz pesquisa sobre a grafia correta dos nomes, hora sendo essa escola definida em sua escrita com a letra  “Z”, hora com o “S”, como pode ser visto na lei nº 1.081, de 4 de março de 2011, e na lei nº 1.102, de 20 de maio de 2011.

AS MODALIDADES DE ENSINO:

Em nosso país a educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, tendo uma duração ideal de dezoito anos, período da vida escolar em que se toma posse dos conhecimentos mínimos necessários para uma cidadania completa, servindo também para tomada de consciência sobre o futuro profissional e área do conhecimento em que se quer atuar.
Na Escola de Ensino Fundamental Maria Auserina Chaves existe a oferta das seguintes modalidades de ensino:

  1. Educação Infantil;
  2. Ensino Fundamental.

Nessa unidade de ensino, desde o ano 2000, em uma parceria firmada entre os Governos Municipal e Estadual, existe uma extensão da modalidade de Ensino Médio da Escola de Ensino Médio Dom Terceiro.

OS SÍMBOLOS DA ESCOLA:

A palavra símbolo designa um tipo de signo em que o significante representa algo abstrato, por força de convenção ou semelhança, sendo um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.
A representação específica para cada símbolo pode surgir como resultado de um processo natural ou pode ser convencionado de modo a que o receptor, uma pessoa ou grupo específico de pessoas, consiga fazer a interpretação do seu significado implícito e atribuir-lhe determinada conotação.
A Escola de Ensino Fundamental Maria Auserina Chaves possui dois símbolos que a identificam, são eles:

1º. A BANDEIRA:

2º. O BRASÃO:

O brasão da Escola de Ensino Fundamental Maria Auzerina Chaves foi criado em 2011 pelo Prof. Marcelo Cavalcante Chaves e Francisca Jecliane Maximiano Bento, tendo seus elementos sido justificados pelo Lic. Eliel Rafael da Silva Júnior em 2018.

Brasão da Escola de Ensino Fundamental Maria Auserina Chaves.

O brasão dessa escola carrega um conjunto de detalhes que resumem um pouco da história e dos valores da própria instituição, são eles:

  • O barrete: Na parte superior do brasão existe um barrete de cor vermelho com três estrelas, representando as três virtudes cardeais do corpo docente dessa unidade de ensino, sendo elas: a justiça, a prudência e a temperança, qualidades daqueles que vivem “aprimorado o saber”, que é o lema da escola.
  • O escudo: Sendo uma arma de defesa, o escudo serve para proteger contra os constantes golpes do inimigo. Nesse sentido a escola é um espaço de refúgio para o seu corpo discente. No escudo prevalecem duas cores, o verde e o amarelo. O verde ilustra a beleza da região na época das chuvas e o amarelo a cor de nosso Sol, que joga o seu calor sobre a região durante todo o ano.
  • O livro e o lápis: No centro do escudo encontra-se um livro fechado e um lápis. Representa a constante atividade docente de seus professores, que tentam dia-a-dia deixar coisas boas na mente de seus alunos, demonstrando que cada um é o responsável por escrever o seu próprio destino.
  • A data: No escudo existe o registro do ano em que a escola foi entregue a essa comunidade, bem como as letras inicias do nome de sua patronesse.

A HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO:

A história da educação nessa região do Município de Boa Viagem é bem antiga e teve um de seus mais preciosos momentos a partir de 1965, depois da construção do Grupo Escolar do Ibuaçu pelo Governo do Estado, que algum tempo depois recebeu como patrono o nome do pai do Vereador Oliveira Ferreira Franco, o Agropecuarista Félix Ferreira Franco.

“No Distrito de Ibuaçu, a primeira escola construída foi o Grupo Escolar do Ibuaçu, chamada Félix Ferreira Franco, em homenagem ao pai do ex-vereador Oliveira Franco, tendo como diretora Maria de Jesus Marinho Franco, que permaneceu em sua gestão no período de 1965 a 1978. Nessa época, a escola era coordenada pela Profª Gerarda Alves Franco e seu corpo docente pelas seguintes professoras: Maria Conceição de Sousa Silva Chaves, Marlene Magalhães Silva, Maria Alzenir do Nascimento e Laura Martins Chaves. A partir do ano de 1989, passou a ser unificada ao Centro de Educação Rural, o qual foi fundado em 1985, na gestão do Prefeito José Vieira Filho e da Deputada Maria Dias Cavalcante Vieira.” (FRANCO & CAVALCANTE VIEIRA, 2007: p. 128)

Muitos anos depois, em 1985, na gestão do Prefeito José Vieira Filho – o Mazinho, depois do estabelecimento de uma parceria entre o Governo Federal e o Governo do Estado, sendo uma indicação da Deputada Maria Dias Cavalcante Vieira, foram alocados recursos para construção do CERU – o Centro de Educação Rural, denominação que prevaleceu durante muitos anos, mesmo depois da unificação dessas duas unidades de ensino, algo que ocorreu nos primeiros meses de 1989.

“Outra obra desse período foi a construção do Centro de Educação Rural – o CERU, uma parceria dos governos do Estado e Federal. O CERU era um modelo nacional de de escolas técnicas rurais… A despeito dessas obras, predominam a construção de escolas dentro das fazendas ou nas comunidades onde moravam os ‘chefes políticos’, sobretudo arenistas. Essas repartições eram laureadas com os nomes dos latifundiários, políticos, parentes dos prefeitos, ou de pessoas indicadas por eles.” (TORRES, 2019: p. 344)

Imagem da entrada principal da escola nos primeiros anos de 2000.

Mais tarde, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, por meio da lei nº 763, de 4 de outubro de 2001, o nome do Centro de Educação Rural ganhou a sua regulamentação, recebendo nova alteração alguns anos depois, novamente na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, por meio da lei nº 1.081, de 4 de março de 2011, quando na gestão anterior, do Prefeito José Vieira Filho, essa unidade de ensino teve a sua nomenclatura alterada para o nome da Deputada Maria Dias Cavalcante Vieira, algo que descumpria a lei nº 6.454, de 24 de outubro de 1977, que proíbe a colocação de nome de pessoas vivas em equipamentos públicos, diante desse fato, alguns anos depois, por recomendação do Ministério Público, essa unidade de ensino finalmente recebeu como patronesse o nome da Profª. Maria Auserina Chaves.

“Através da lei nº 1.081, de 4 de março de 2011, sendo orientado pelo Ministério Público Estadual através do Promotor Dr. Marcus Vinícius Amorim de Oliveira, foi alterada a lei municipal nº 763, de 4 de outubro de 2001, por força da lei federal nº 6.454, de 24 de outubro de 1977, que trata sobre a proibição da utilização do nome de pessoas vivas em edifícios públicos, bem como no que está escrito na Lei Orgânica do Município, passando a Escola de Ensino Fundamental Maria Dias Cavalcante Vieira, que está localizada da vila de Ibuaçu, a se chamar Escola de Ensino Fundamental Maria Auserina Chaves.”

No primeiro semestre de 2005, na gestão do Prefeito José Vieira Filho, por meio da lei nº 913, de 27 de junho, seguindo o plano de redimensionamento geográfico do Município, essa unidade de ensino passou a ser a sede do território do Polo Três.
Nesse mesmo ano o seu edifício recebeu uma pequena ampliação e algumas importantes melhorias estruturais, sendo elas: a construção de três salas de aula, a construção de uma sala de secretaria e a construção de rampas de acessibilidade para pessoas de baixa mobilidade.

Imagem da quadra poliesportiva coberta da escola, em 2011

Nos últimos meses de 2011, novamente na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, depois de muitos anos de espera, o corpo discente dessa unidade de ensino foi contemplada com a construção de uma quadra poliesportiva coberta, que é bastante utilizada para diversas atividades esportivas e pedagógicas.
Por volta de 2023, na gestão do Prefeito José Carneiro Dantas Filho – o Régis Carneiro, essa unidade de ensino

AS EQUIPES DE GESTÃO:

A equipe de administração de uma escola da rede municipal é cargo de confiança do prefeito, que indica os seus componentes, sendo eles:

  • 1985 – 1988

Profª. Maria Conceição da Silva Sousa Chaves (Diretora Geral);
Profª. (Secretária).

  • 1989 – 1992

Profª. Maria Conceição Rodrigues Gomes (Diretora Geral);
Profª. (Secretária).

  • 1993 – 1996

Profª. Maria Conceição Rodrigues Gomes (Diretora Geral);
Profª. (Secretária).

  • 1997 – 2000

Profª. Maria Conceição Rodrigues Gomes¹ (Diretora Geral);
Profª. (Secretária).

  • 2001 – 2004

Profª. Rita Pereira de Sales (Diretora Geral);
Profª. (Secretária).

  • 2005 – 2008

Profª. Maria Vieira Cavalcante (Diretora Geral);
Profª. Francisca Maximiano (Coordenadora Pedagógica);
Profª. (Secretária).

  • 2009 – 2012

Profª. Rita Pereira de Sales (Diretora Geral);
Profª. (Coordenadora Pedagógica);
(Secretária).

  • 2013 – 2016

Profª. Rita Pereira de Sales² (Diretora Geral);
Profª. (Coordenadora Pedagógica);
(Secretária).

  • 2017 – 2020

Profª. Marcelo Cavalcante Chaves (Diretor Geral);
Prof. Fernando Magalhães Sousa (Coordenador Pedagógico);
Francisco Diego Loiola Cardoso (Secretário).

  • 2021 – 2024

Prof. Gutemberg Martins Alexandre (Diretor Geral);
Prof.  (Coordenador Pedagógico);
Francisco Diego Loiola Cardoso (Secretário).

A ESTRUTURA FÍSICA:

Para executar bem as suas atividades pedagógicas, gerando segurança e conforto para os seus usuários, a Escola de Ensino Fundamental Maria Auserina Chaves possui a seguinte estrutura:

  • Setor Administrativo:
  1. Almoxarifado: 1
  2. Banheiros: 1
  3. Cantina: 1
  4. Depósito: 1
  5. Sala de professores: 1
  6. Sala de secretaria: 1
  • Setor Acadêmico:
  1. Banheiros: 4
  2. Laboratório de informática: 1
  3. Pátio coberto: 1
  4. Quadra coberta: 1
  5. Sala de aula: 5

Imagem de uma reunião de pais na quadra poliesportiva da escola, em 2015.

O CONTATO:

Os canais de comunicação com a Escola de Ensino Fundamental Maria Auserina Chaves são os seguintes:

  • Telefones:
  1. 88.3427-7001 (Gabinete da Prefeitura);
  2. 88.3427-8000 (Orelhão).
  • E-mail:
  1. eefmariaauserinachaves@hotmail.com

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  3. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Ibuaçu. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/ibuacu/. Acesso no dia 27 de fevereiro de 2020.

Nota: ¹ Nos últimos meses de 1998, depois de uma eleição direta pela comunidade escolar, foi eleita a Profª. Marlene Magalhães Silva, que dirigiu essa unidade de ensino até os últimos meses de 2001, quando finalizou o seu mandato;
² Foi substituída nos primeiros meses de 2016 pelo Prof. Gutemberg Martins Chaves;
³ Foi substituído nos primeiros meses de 2018 pela Profª. Maria Auxilia Rodrigues Barbosa.