Félix Ferreira Franco

Félix Ferreira Franco nasceu em 1871 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Ludugero Ferreira Franco e de Ana Maria da Conceição.
Os seus avós paternos se chamavam Vicente Ferreira Franco e Maria Ignácia da Conceição, já os maternos eram Antônio Ferreira e Maria José da Conceição.
Era agropecuarista em uma localidade denominada de Caiçara e, segundo informações existentes do livro B-02, pertencente à secretaria da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, página 11, no dia 20 de outubro de 1887, na Capela de Nossa Srª do Perpétuo Socorro, na vila do Ibuaçu, que na época era denominada de Olinda, diante do Pe. Raimundo Teles de Sousa, contraiu matrimônio com Maria das Dores do Nascimento.
Desse matrimônio foram gerados alguns filhos, dentre eles destacamos: Francisca Ferreira Franco e Maria Jacinta das Dores.
Mais tarde, estando viúvo, segundo informações existentes no livro B-02 da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, tombo nº 11, página 99v, no dia 2 de setembro 1899, novamente na Capela de Nossa Srª do Perpétuo Socorro, aos 33 anos de idade, contraiu matrimônio com Manoela Maria da Conceição, de apenas 19 anos de idade, sendo filha de Francisco de Oliveira Sales e de Maria Ignácia da Conceição.

Imagem de sua residência, a primeira sede da Fazenda Caiçara, nas proximidades da vila do Ibuaçu, em 2024.

Pouco tempo depois, no dia 20 de setembro de 1903, segundo informações existentes no Cartório Geraldina, 1º Ofício, tombo nº 14, folha 107, confirmou os seus votos em uma cerimônia de casamento civil.
Desse matrimônio gerou alguns filhos, entre eles destacamos: Idalina Ferreira Franco, Francisca Ferreira Franco, Francelina Franco de Morais, França Ferreira Franco, Ignes Ferreira franco, Tereza Maria de Oliveira e Oliveira Ferreira Franco.
Logo após o seu falecimento, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi sepultado por seus familiares no Cemitério de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, que está localizado no Centro da vila do Ibuaçu.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão do Prefeito José Vieira Filho – o Mazinho, embora ainda sem regulamentação, uma das ruas da vila de Ibuaçu, na zona rural do Município de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura;
  2. Em sua memória, também na vila do Ibuaçu, uma pequena unidade de ensino recebeu a sua denominação.

4 pensou em “Félix Ferreira Franco

  1. Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Maria Auzerina Chaves | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Oliveira Ferreira Franco | História de Boa Viagem

  4. Pingback: Rua Félix Ferreira Franco | História de Boa Viagem

Deixe um comentário