AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:
O Cartório de Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais do Distrito do Ibuaçu, que possuía o nome de fantasia de Cartório Mendes – 1º Ofício, estava localizado na Rua João Raimundo do Nascimento, s/nº, esquina com a Rua Aluísio Ximenes de Aragão, no Centro da vila do Ibuaçu, a sede do Distrito do Ibuaçu, distante 62 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
Um cartório é uma repartição que pode ser pública, ou privada, que tem a custódia de documentos que lhes dão fé pública, ofertando o serviço de registro civil de nascimento, casamento, óbito e outros.
UM POUCO DE SUA HISTÓRIA:
Esse cartório foi instalado nessa vila no dia 20 de outubro de 1948, pouco tempo depois da criação do Distrito, algo que muito favoreceu para facilitar a vida de seus moradores, que não precisavam mais se deslocar para cidade de Boa Viagem para resolver problemas de registros.
“O Distrito do Ibuaçu foi criado com o nome de Socorro, pelo Decreto nº 448, de 20 de dezembro de 1938, com território desmembrado de Olinda e Sede no arraial de Socorro. Pelo Decreto nº 1.114, de 30 de dezembro de 1943, foi o topônimo mudado para Ibuaçu. Na legislação posterior consta sempre como Distrito de Boa Viagem. O Cartório de Registro Civil no Distrito foi instalado em 1948 e a capela local, sob o patrocínio de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, é filial de Boa Viagem, da Diocese de Quixadá.” (MACÊDO, 1991: p. 138)
Mais tarde, por volta de 1959, esse cartório recebeu o nome de fantasia de Conceição Gomes, já estando sob o controle da esposa do Vereador Manuel Magalhães Gomes – o Senhor do Rufino.
Muito tempo depois, em 2009, por conta de sua titular estar em avançada idade, os seus livros foram anexados ao acervo do Cartório Geraldina – 1º Ofício, ficando sob os cuidados de Joaquim Bezerra Sobrinho, onde passou alguns anos.
Nos primeiros meses de 2019, estando sob novo gerenciamento, recebeu o nome de Cartório Mendes, um dos sobrenomes de sua titular, que em parceria com o Prof. Eliel Rafael da Silva Júnior investiu esforços para colocação de seu acervo em mídia digital.
Pouco tempo depois, no segundo semestre de 2021, o acervo desse cartório recebeu os livros do Cartório Lobo – 1º Ofício, do Distrito do Jacampari, possuindo também um endereço na cidade, onde o seu balcão de atendimento estava localizado na Rua Antônio Domingues Álvares, nº 112, Centro.
Depois disso, no segundo semestre de 2023, por nova determinação do TJCE – o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, sendo extinto, o acervo desse cartório passou a ser incorporado ao Cartório Rita Bezerra – 1º Ofício, da vila de Guia, que tem um de seus balcões de atendimento na cidade de Boa Viagem na Avenida São Vicente de Paulo, nº 256, Centro.
É importante saber que os livros físicos desse cartório no presente estão na vila de Guia, na sede desse cartório, servindo o balcão existente na cidade apenas para o esclarecimento de dúvidas e informações.
O NOME DE SEUS TITULARES:
- Sabino Pereira Lima – 1948 a 1951;
- Maria Ilná Gomes – 1951 a 1959;
- Maria Conceição Rodrigues Gomes – 1959 a 2009;
- Antônia Edilene Mendes Alves – 2021 a 2023.
O CONTATO:
Os canais de comunicação com o Cartório Mendes são os seguintes:
- Telefones:
- 88.3427-4035;
- 85.99688-2559 (Celular).
- E-mail:
- ritadecassia@32@hotmail.com
BIBLIOGRAFIA:
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- MACÊDO, Deoclécio Leite de. Notariado Cearense. História dos Cartórios do Ceará. Volume II, Fortaleza: Expressão, 1991.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- PELOSI FALCÃO, Marlio Fábio. Dicionário Toponímico, Histórico e Geográfico do Nordeste. Fortaleza: Artlaser, 2005.
- VIEIRA FILHO, José. Minha História, Contada por Mim. Fortaleza: LCR, 2008.
Pingback: Sabino Pereira Lima | História de Boa Viagem
Pingback: Relação dos cartórios existentes no Município de Boa Viagem | História de Boa Viagem
Pingback: Ibuaçu | História de Boa Viagem
Pingback: Cartório Lobo | História de Boa Viagem
Pingback: Pedro Soares de Almeida | História de Boa Viagem
Pingback: João Amâncio do Nascimento | História de Boa Viagem
Pingback: Antônio Lopes de Mesquita Galvão | História de Boa Viagem
Pingback: Luzia Vieira de Alencar | História de Boa Viagem
Pingback: Raimunda do Nascimento Chaves | História de Boa Viagem
Pingback: João Saraiva Leão | História de Boa Viagem
Pingback: Antônio Egídio Serafim Dias | História de Boa Viagem
Pingback: Abel Alves de Morais | História de Boa Viagem
Pingback: Francisco de Sales Facundo | História de Boa Viagem
Pingback: Cartório Geraldina | História de Boa Viagem
Pingback: Rufino Gomes da Silva | História de Boa Viagem
Pingback: Maria Conceição Rodrigues Gomes | História de Boa Viagem