João Amâncio do Nascimento nasceu no dia 10 de maio de 1925 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Manoel Amâncio do Nascimento e de Raimunda Nonata do Nascimento.
Era agropecuarista e durante muitos anos residiu com a sua família na localidade de Poço da Pedra, sendo conhecido na região pelo apelido de “Jota”.
“O Poço da Pedra é uma vila existente na zona rural do Município de Boa Viagem, distante pouco mais de 47 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará. Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, essa vila está na região oeste do Município, dentro dos limites geográficos do território do Distrito de Poço da Pedra.” (SILVA JÚNIOR, 2019: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/poco-da-pedra/. Acesso no dia 30 de agosto de 2024)
Mais tarde, no dia 18 de setembro de 1952, contando 27 anos de idade, em acordo com as informações existentes no livro B-01, pertencente ao Cartório Mendes, folha 183, tombo nº 239, na vila do Ibuaçu, diante do Sr. Joaquim Alexandre Pessoa, juiz de casamentos, contraiu matrimônio com Tereza Soares do Nascimento, nascida no dia 22 de fevereiro de 1927, sendo filha de Antônio Soares de Almeida e de Silvina Soares de Almeida.
Desse matrimônio foram gerados quatro filhos, uma mulher e três homens, sendo eles: José Benone Soares do Nascimento, José Benilton Soares do Nascimento, Maria Benoli Soares do Nascimento e Cícero Soares do Nascimento.
Mais tarde, diante da necessidade de receber uma melhor assistência médica, passou a residir na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, s/nº, no Centro da cidade de Boa Viagem.
Segundo informações existentes no livro C-06, pertencente ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, tombo nº 4.710, página 211, veio a óbito no Hospital e Casa de Saúde Adília Maria de Lima no dia 28 de março de 2006, aos 81 anos de idade.
Logo após o seu falecimento, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi sepultado por seus familiares em um túmulo existente no Cemitério de São Sebastião, no Poço da Pedra.
BIBLIOGRAFIA:
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Poço da Pedra. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/poco-da-pedra/. Acesso no dia 30 de agosto de 2024.
HOMENAGEM PÓSTUMA:
- Em sua memória, na gestão do Prefeito José Carneiro Dantas Filho – o Régis Carneiro, por meio da lei nº 1.457, de 8 de dezembro de 2021, uma das ruas da vila do Poço da Pedra recebeu a sua denominação.
Pingback: Rua João Amâncio do Nascimento | História de Boa Viagem
Pingback: JUNHO | História de Boa Viagem
Pingback: Ruas da Vila de Poço da Pedra | História de Boa Viagem
Pingback: MARÇO | História de Boa Viagem
Pingback: MAIO | História de Boa Viagem
Pingback: Cícero Soares do Nascimento | História de Boa Viagem