Trapiá

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O Trapiá é um pequeno povoado existente na zona rural do Município de Boa Viagem, que está distante 14 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, esse povoado está na região oeste do Município, dentro dos limites do Distrito de Ipiranga.

A ORIGEM DE SEU TOPÔNIMO:

Designação toponímica classificada como simples, indica o nome próprio de uma árvore existente em abundância em nossa região.
A palavra Trapiá é de origem indígena, possuindo dois significados, o primeiro deles, sendo derivada do vocábulo “TARAPYÁ”, que significa “os testículos”, possivelmente fazendo referência ao formato dos frutos da árvore que tem o seu nome; já o segundo, pode significar “fruto de papagaio”, podendo também estar ligada ao nome popular do fruto silvestre da árvore Gallesia Scorodendron, uma planta da família das Caparidáceas existente em abundância nessa região, que costuma atrair muitas aves.
Nos primeiros anos da década de 1980, por conta dos trabalhos executados pela EMATERCE, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará, a localidade de Trapiá passou por algumas divisões em seu território, surgindo outras nomenclaturas utilizando principalmente o nome de possessões familiares ou seus derivados, sendo eles: Trapiá, Trapiá dos Lobos e Trapiazeiro.

AS LOCALIDADES DE SUA VIZINHANÇA:

O acesso para localidade de Trapiá é feito por via terrestre através de várias rodovias municipais, que lamentavelmente não possuem números para facilitar a sua identificação.

Imagem do mapa da região.

O povoado de Trapiá tem em sua vizinhança as seguintes localidades: Almas, Trapiá dos Martins, Trapiá dos Lobos, Trapiazeiro e Vista Alegre.

OS EQUIPAMENTOS EXISTENTES NA LOCALIDADE:

No povoado de Trapiá os seus habitantes possuem vários equipamentos para facilitar as suas vidas, bem como a dos moradores de sua vizinhança, sendo eles:

  1. O Posto da Saúde.