Escola de Ensino Fundamental Francisco Lobo Cavalcante

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Escola de Ensino Fundamental Francisco Lobo Cavalcante está localizada em uma localidade denominada de Trapiá dos Lobos, dentro do Distrito de Ipiranga, distante 17 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Escola de Ensino Fundamental Francisco Lobo Cavalcante em 2013.

Imagem da Escola de Ensino Fundamental Francisco Lobo Cavalcante, em 2013.

Esse equipamento público, pertencente ao Governo Municipal, é gerenciado pela Secretaria da Educação do Município, que segue as orientações e as normas da 12ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, a CREDE 12, que está sediada no Município de Quixadá.

A BASE LEGAL DE SUA CRIAÇÃO:

Essa unidade de ensino teve a sua nomenclatura regulamentada através da lei nº 763, de 4 de outubro de 2001, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef.
Essa escola está credenciada pelo CEC, o Conselho de Educação do Ceará, e o seu número no INEP, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, é 23096365.

AS MODALIDADES DE ENSINO:

Em nosso país a educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, tendo uma duração ideal de dezoito anos, período da vida escolar que se toma posse dos conhecimentos mínimos necessários para uma cidadania completa, servindo também para se definir sobre o futuro profissional e área do conhecimento que se quer seguir.
Na Escola de Ensino Fundamental Francisco Lobo Cavalcante existe a oferta das seguintes modalidades de ensino:

  1. Ensino Fundamental.

OS SÍMBOLOS DA ESCOLA:

A palavra símbolo designa um tipo de signo em que o significante representa algo abstrato, por força de convenção ou semelhança, sendo um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.
A representação específica para cada símbolo pode surgir como resultado de um processo natural ou pode ser convencionado de modo a que o receptor, uma pessoa ou grupo específico de pessoas, consiga fazer a interpretação do seu significado implícito e atribuir-lhe determinada conotação.
A Escola de Ensino Fundamental Francisco Lobo Cavalcante possui dois símbolos que a identificam, são eles:

1º. A BANDEIRA:

2º. O BRASÃO:

O brasão da Escola de Ensino Fundamental Francisco Lobo Cavalcante foi criado pela Profª. ????.

Imagem do brasão dessa unidade de ensino.

O brasão dessa escola carrega um conjunto de detalhes que resumem um pouco da história e dos valores da própria instituição, são eles:

  • O ano: No brasão está a data do ano em que essa unidade educacional deu início as suas atividades;
  • A árvore: Na imagem está estampada a árvore que dá nome à localidade;
  • O livro: A escola, transmissora de valores, no seu cotidiano tenta compartilhar com os seus alunos o conhecimento universal produzido pela humanidade e dá a cada um a oportunidade de escrever a sua própria história;
  • A estrela: Indica ter sido a primeira escola a ser construída na região do Trapiá;
  • Os ramos de oliveira: Esses ramos simbolizam a grande conquista de seus habitantes ao terem em sua localidade essa unidade de ensino.

A HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO:

No passado, semelhantemente ao que ocorria em outras localidades da zona rural, as aulas aconteciam nas casas das professoras, existindo instrução elementar para as crianças da localidade em salas isoladas, sendo que as suas escolas eram denominadas da seguinte forma: Grupo Escolar Benedito C. Araújo, Grupo Escolar Trapiá, Grupo Escolar Trapiá dos Ventos, Grupo Escolar Santa Maria, Grupo Escolar Dr. Antônio Vieira Carneiro e Escola Municipal Dr. Plácido Queiroz.
Sobre esse assunto, de acordo com o que existe no PPP da escola, o Projeto Político Pedagógico, descobrimos como foi os primeiros anos da educação nessa região do Município de Boa Viagem:

“A localidade de Trapiá foi fundada por volta de 1900, por João Rezende de Oliveira e Ana Rodrigues de Oliveira, que construirão sua casa em frente a uma árvore, conhecida popularmente por Trapiá, daí surgiu o nome da localidade.  Com passar dos anos, foi aumentando o número de pessoas que aqui chegavam e fixaram residências. Devido esse crescimento surgiu a necessidade de uma escola, pois as crianças estudavam na casa da Profª. Sérgia Oliveira Barros. A população reivindicou junto às autoridades competentes a construção de um grupo escolar, grupo este que foi denominado Francisco Lobo Cavalcante. O grupo foi construído em 1972 com as seguintes dependências: 01 (uma) sala de aula, que recebeu o nome de Raimundo Lobo de Sales, 01 (uma) cantina e 02 (dois) banheiros. Transcorrido 10 (dez) anos de sua inauguração, nossa escola tornou-se pequena, visto que o número de alunos crescia a cada ano, houve a necessidade de ampliação de 01 (uma) sala de aula, já que o Sistema de Telensino foi implantado em nossa comunidade.”

Mais tarde, em 1972, na gestão do Prefeito Osmar de Oliveira Fontes, o Governo Municipal investiu na construção de um edifício, reunindo em um mesmo local todas essas escolas.

Imagem dessa localidade no fim da década de 1960, onde vemos uma parte do grupo escolar.

Muitos anos depois, nos últimos meses de 2001, no período da gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, essa unidade de ensino teve a sua nomenclatura regulamentada com o nome de seu patrono, o Sr. Francisco Lobo Cavalcante.

“A partir de 2001 aconteceram várias mudanças na escola, tais como: indicação de diretora, da coordenação pedagógica e significativas reformas na estrutura física do prédio, pois funcionava (01) uma turma em anexo a outro prédio nas proximidade da escola. No ano de 2007 a escola foi novamente reformada… recebendo nova ampliação: 01 (uma) sala de aula, sala de leitura, secretaria, cantina, banheiros com acessibilidades aos portadores com necessidades especiais e recuperação das áreas existente, sendo inaugurada em 9 de novembro de 2007.”

Pouco tempo depois, no primeiro semestre de 2005, na gestão do Prefeito José Vieira Filho, o Mazinho, por meio da lei nº 913, de 27 de junho, seguindo o plano de redimensionamento geográfico do Município, essa unidade de ensino passou a compor o território do Polo Seis.
Mais tarde, nos últimos meses de 2016, novamente em uma gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, depois de muitos anos de espera, essa unidade de ensino passou a contar com uma importante ferramenta pedagógica, o Centro de Esportes e Multiuso, que é constantemente utilizado em suas atividades pedagógicas.

Imagem dos principais equipamentos públicos existentes no povoado, em 2019, entre eles o ginásio esportivo.

O NÚCLEO GESTOR:

A equipe de administração de uma escola da rede municipal é cargo de confiança do prefeito, que indica os seus componentes.

  • 1985 – 1988

Profª. Maria Lindomar Bezerra de Oliveira (Diretora Geral).

  • 1989 – 1992

Profª. Maria Lindomar Bezerra de Oliveira (Diretora Geral).

  • 1993 – 1996

Profª. Maria Lindomar Bezerra de Oliveira (Diretora Geral).

  • 1997 – 2000

Profª. Maria Lindomar Bezerra de Oliveira (Diretora Geral).

  • 2001 – 2004

Profª. Maria Lindomar Bezerra de Oliveira (Diretora Geral)¹.

  • 2005 – 2008

Profª. Maria Lindomar Bezerra de Oliveira (Diretora Geral);
Profª. Maria Silene Lobo do Vale (Coordenadora Pedagógica).

  • 2009 – 2012

Profª. Maria Silene Lobo do Vale (Diretora Geral);
Prof. Carlos dos Santos Pereira (Coordenador Pedagógico);
Luiza Cleide Lobo do Vale (Secretária).

  • 2013 – 2016

Profª. Maria Elenisa Xavier de Carvalho (Diretora Geral);
Profª. Maria Silene Lobo do Vale (Coordenador Pedagógico);
Luiza Cleide Lobo do Vale (Secretária).

  • 2017 – 2020

Profª. Irlene França e Silva (Diretora Geral);
Profª. Maria Silene Lobo do Vale (Coordenadora Pedagógica);
Luiza Cleide Lobo do Vale (Secretária).

A ESTRUTURA FÍSICA:

Para executar bem as suas atividades pedagógicas, gerando segurança e conforto para os seus usuários, a Escola de Ensino Fundamental Francisco Lobo Cavalcante possui a seguinte estrutura:

  • Setor Administrativo:
  1. Cantina: 1
  2. Depósito: 1
  3. Sala de direção: 1
  • Setor Acadêmico:
  1. Banheiros: 6
  2. Laboratório de informática: 1
  3. Pátio aberto: 1
  4. Pátio coberto: 1
  5. Quadra coberta: 1
  6. Salas de aula: 4
  7. Sala de leitura: 1

O CONTATO:

O canal de comunicação com a Escola de Ensino Fundamental Francisco Lobo Cavalcante e o seguinte:

  • Telefone:
  1. 88.3427-7351 (Secretaria da Educação).
  • E-mail:
  1. eeffranciscolobocavalcante@outlook.com

Notas: Foi substituída pela Profª. Maria Silene Lobo do Vale nos primeiros meses de 2003, concluindo esse mandato.

6 ideias sobre “Escola de Ensino Fundamental Francisco Lobo Cavalcante

  1. Pingback: EDUCAÇÃO | História de Boa Viagem

  2. Pingback: José Airto Vieira Lima | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Francisco Lobo Cavalcante | História de Boa Viagem

  4. Pingback: Trapiá | História de Boa Viagem

  5. Pingback: Polo Seis | História de Boa Viagem

  6. Pingback: Escola de Ensino Fundamental Luís Martins do Vale | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta