Maria Floriana Vieira

Maria Floriana Vieira nasceu no dia 13 de novembro de 1915 no Município de Riacho dos Cavalos, que está localizado no Sertão paraibano, distante 478 quilômetros da cidade de João Pessoa, sendo filha de Cícero Vieira de Freitas e de Rosa Vieira Carneiro.
Os seus avós paternos se chamavam Pedro Vieira Carneiro e Maria Floriana de Morais, já os maternos eram José Vieira Carneiro e Maria Alexandrina Vieira Carneiro.
No dia 17 de fevereiro de 1933, segundo informações existentes no livro B-07, pertencente ao Cartório de Registro Civil de Catolé do Rocha, tombo nº 28, página 163, contraiu matrimônio com José Vieira de Freitas Filho, que era nascido no dia 19 de março de 1914 e filho de José Vieira de Freitas com Antônia Egíbia do Nascimento.
De seu matrimônio foram gerados onze filhos, mas apenas cinco conseguiram sobreviver, três mulheres e dois homens, sendo eles: Adalcina Vieira de FreitasOdias Vieira de Freitas, Adelmo Vieira de Freitas, Adelita Vieira Fragoso e Adelcira de Freitas Vieira.

Imagem de um encontro da família.

Durante anos, enquanto morou na cidade de Boa Viagem, residiu com a sua família na Rua 26 de Junho, nº 215, esquina com a Rua Padre Antônio Correia de Sá, no Bairro Vila Azul.

Imagem da residência de José Vieira de Freitas Filho, em 2009.

No dia 8 de março de 1992, juntamente com os seus familiares, partilhou da perda de seu estimado irmão, David Vieira Carneiro, que foi vereador no Município de Boa Viagem e faleceu por conta de um câncer.

“Segundo informações existentes no livro C-04, pertencente ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, tombo nº 2.390, folha 230v, faleceu no dia 8 de março de 1992, aos 66 anos de idade, no Hospital e Casa de Saúde Adília Maria de Lima, que está localizado na cidade de Boa Viagem, vítima de câncer de língua, tendo seu óbito atestado pelo Dr. Antônio Erílson Façanha Barreto.” (SILVA JÚNIOR, 2018: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/david-vieira-carneiro/. Acesso no dia 24 de agosto de 2021)

Pouco tempo depois, no dia 24 de outubro de 1997, foi a vez de outra de suas irmãs, Nautília Floriano Vieira.
Segundo informações existentes no livro C-06, pertencente ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, tombo nº 5.048, página 295, faleceu no Município de Boa Viagem, aos 92 anos de idade, no dia 7 de outubro de 2007.
Logo após o seu falecimento, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi sepultado em um mausoléu pertencente a sua família que existe no Cemitério Parque da Saudade, localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 295, Centro.

Imagem do túmulo da Família Vieira de Freitas, em 2010.

Imagem do túmulo da Família Vieira de Freitas, em 2010.

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  3. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. David Vieira Carneiro. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/david-vieira-carneiro/. Acesso no dia 24 de agosto de 2021.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, nos últimos meses de 2009, um edifício que está localizado na Rua Delfino Alves Pinheiro e Lima, nº 140, esquina com a Rua Manoel Araújo Marinho, no Bairro Vila Azul, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura;
  2. Em sua memória, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, através da lei nº 1.167, de 29 de novembro de 2012, uma das ruas da vila de Olho d’água dos Facundos, no Município de Boa Viagem, recebeu a sua denominação.