Uziel Vieira da Silva nasceu no dia 7 de junho de 1950 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará, sendo filho de Otacílio Vieira da Silva e de Nautília Floriana Vieira.
Os seus avós paternos se chamavam Ariamiro José da Silva e Isaurina Isabel do Amor Divino, já os maternos eram Cícero Vieira Carneiro e Rosa Vieira Carneiro.
Os primeiros anos de sua existência, juntamente com os seus cinco irmão, foram vividos na Fazenda Triunfo, propriedade pertencente ao Sr. Theóphfilo da Costa Oliveira, onde o seu pai servia como vaqueiro.
Pouco tempo depois, graças ao fato de alguns de seus parentes terem adquirido uma propriedade em Olho d’Água dos Facundos, os seus pais decidiram também se estabelecer no mesmo local, onde foram carinhosamente acolhidos por sua tia materna, Maria Floriana Vieira.
Nesse local, diante do fato de não existir escolas regulares, recebeu instrução elementar de sua mãe, que regularmente se dividia entre as funções domésticas e de professora.
Mais tarde, nos primeiros anos da década de 1970, juntamente com a sua família, se estabeleceu na Fazenda Bom Sucesso, na época uma propriedade pertencente a David Vieira da Silva, seu tio paterno e ao mesmo tempo vice-prefeito do Município de Boa Viagem.
Nessa mesma época, curioso e desejando aprender uma profissão rentável para o seu sustento, aprendeu o ofício de dentista prático e protético com um de seus tios maternos, David Vieira Carneiro.
Depois disso, segundo informações existentes no livro B-24, pertencente ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, folha 29, termo nº 6.103, no dia 12 de novembro de 1974 contraiu matrimônio civil com a sua prima Josinete Vieira da Silva, nascida no dia 23 de fevereiro de 1957, sendo filha de Isaías Vieira Carneiro e de Ester Vieira da Silva.
Desse matrimônio foram geradas três filhas, sendo elas: Nautília Floriana Vieira Diogenes, Anália Vieira da Silva e Núbia Vieira de Sousa.
Pouco tempo depois, em 1978, fixou residência com a sua família na cidade de Boa Viagem, passando a trabalhar nos fundos da loja de tecidos de um de seus irmãos, Levi Vieira da Silva, que havia se casado com sua prima Adelcira Vieira de Freitas, filha de José Vieira de Freitas Filho e de Maria Floriana Vieira.
No ano seguinte, a convite de seu cunhado, José Mendes Vieira, fixou residência na cidade de Independência para gerenciar um casa de peças, onde passou pouquíssimo tempo, regressando para Boa Viagem e se estabelecendo definitivamente como protético e dentista em sua casa.
Nesse tempo, quando ocorria uma campanha política, regularmente era contratado por um dos candidatos a prefeito para prestar serviços de saúde bucal aos eleitores, tornando o seu nome bastante conhecido em todos os rincões de Boa Viagem.
Diante desse fato, na disputa eleitoral que ocorreu no dia 15 de novembro de 1988, militando nos quadros do PMDB – o Partido do Movimento Democrático Brasileiro, por uma das cadeiras na Câmara Municipal de Vereadores, apoiando ao candidato Benjamim Alves da Silva, teve o seu nome indeferido pela Justiça Eleitoral ao final do pleito, algo que lhe causou profunda decepção pela vitória tida como certa.
Mais tarde, nos último meses de 2000, adquiriu uma propriedade na localidade de Trapiá dos Lobos, indo residir naquela localidade no intuito de viver da agricultura de subsistência e da criação de gado.
Depois disso, em 2004, decidiu estabelecer residência na cidade do Ipu, que está localizada ao pé da Serra da Ibiapaba onde, no ano seguinte, frequentando regularmente uma Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Ministério Madureira, recebeu o batismo, ofício ministrado pelo Rev. Eudes, até que, nos primeiros meses de 2006, resolveu retornar definitivamente para sua propriedade em Boa Viagem.
Mais tarde, no dia 7 de setembro de 2010, segundo informações existentes no livro C-07, pertencente ao Cartório Geraldina, folha 151v, termo 5.671, ao 60 anos de idade, veio a óbito por conta de um câncer de próstata depois de ser socorrido no Hospital e Casa de Saúde Adília Maria de Lima.
Logo após o seu falecimento, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi sepultado em um mausoléu pertencente a sua família que existe no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 295, Centro.
BIBLIOGRAFIA:
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Andarilhos do Sertão. A Chegada e a Instalação do Protestantismo em Boa Viagem. Fortaleza: PREMIUS, 2015.
HOMENAGEM PÓSTUMA:
- Em sua memória, na gestão do Prefeito José Carneiro Dantas Filho – o Régis Carneiro, através da lei nº 1.560, de 13 de dezembro de 2023, uma das ruas do Bairro Osmar Carneiro, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.
Pingback: JUNHO | História de Boa Viagem
Pingback: SETEMBRO | História de Boa Viagem
Pingback: Nautília Floriana Vieira | História de Boa Viagem
Pingback: Otacílio Vieira da Silva | História de Boa Viagem
Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem