Anafuê

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O Anafuê é um pequeno povoado existente na zona rural do Município de Boa Viagem, distante pouco mais de 5 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da placa identificando o local, em 2018.

Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, esse povoado está na região norte do Município, dentro dos limites do território do Distrito de Boa Viagem, o Distrito sede.

A ORIGEM DE SEU TOPÔNIMO:

Designação toponímica classificada como simples, essa palavra é inexistente no léxico da língua portuguesa ou daquelas que lhe influenciaram, especialmente entre os índios e povos de matriz africana, sendo trazida para essa região por alguém desconhecido em uma época incerta.

Imagem de parte do povoado do Anafuê, em 2018.

A palavra anafuê vem da língua maori, um povo nativo da Nova Zelândia, que significa “pardais”, uma pequena ave nativa da Europa que foi introduzida em várias partes do mundo.

AS LOCALIDADES DE SUA VIZINHANÇA:

O acesso para o povoado do Anafuê, saindo da cidade de Boa Viagem, é feito por via terrestre através da Rodovia Federal Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, a BR-020, possuindo acesso para outras localidades por meio de rodovias municipais, que lamentavelmente não possuem nomenclatura que facilitem a sua identificação.

Imagem do mapa da região.

O povoado do Anafuê tem em sua vizinhança as seguintes localidades: Caiçara, Carnaúba, Floresta, Juazeiro, Poço d’Água, Santa Vida, Taperinha e Tocantins.

OS EQUIPAMENTOS EXISTENTES NA LOCALIDADE:

No povoado do Anafuê os seus habitantes possuem vários equipamentos para facilitar as suas vidas, bem como a dos moradores de sua vizinhança, sendo eles:

  1. A Escola de Ensino Fundamental João Mota;
  2. Igreja Evangélica do Anafuê;
  3. A Imagem do Sagrado Coração de Jesus;
  4. Açude do Anafuê;
  5. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.