Poço d’Água

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O Poço d’Água é uma pequena localidade existente na zona rural do Município de Boa Viagem, distante pouco mais de 6 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da sede da Fazenda Poço d’Água, em 2019.

Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, essa localidade está na região leste do Município, dentro dos limites geográficos do território do Distrito de Boa Viagem.

A ORIGEM DE SEU TOPÔNIMO:

Designação toponímica classificada como complexa, a sua origem está fundamentada na hipótese de que no passado, neste local, havia um poço detentor de água potável, que não sabemos se era natural, elemento de vital importância para a subsistência humana nesta região.

AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

No passado, nos últimos anos do século XIX, existindo registros de 1893, algumas famílias se estabeleceram nessa região em casas dispersas, sendo habitada por moradores das várias fazendas existentes na região ou por pequenos proprietários que viviam da exploração da agricultura e da pecuária.

Imagem da localidade de Poço d’Água tendo a parede do açude ao fundo, em 2019.

Mais tarde, nos últimos anos da década de 1990, nessa localidade foi colocado os transmissores da Rádio Liberdade, que tinha como um seus sócios o Agropecuarista Jurandi Alves da Silva.

AS LOCALIDADES DE SUA VIZINHANÇA:

O acesso para localidade de Poço d’Água, saindo da cidade de Boa Viagem, é feito por via terrestre por meio de rodovias municipais, que lamentavelmente não possuem nomenclatura que facilitem a sua identificação.

Imagem do mapa da localidade.

O Poço d’Água tem em sua vizinhança as seguintes localidades: Anafuê, Boa Esperança, Nova Retiro e Várzea do Canto.

OS EQUIPAMENTOS EXISTENTES NA LOCALIDADE:

Na localidade de Poço d’Água os seus habitantes possuem apena um equipamento público para facilitar as suas vidas, sendo ele:

  1. O Açude da Fazenda Poço d’Água.