Açude do Anafuê

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O Açude do Anafuê é uma pequena represa que foi construída pelo Governo Federal para abastecer os moradores da localidade do Anafuê, distante 5 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, que está localizada no Sertão de Canindé, dentro do Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem do Açude do Anafuê, em 2018.

Essa represa está localizada às margens da Rodovia Federal Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, a BR-020, que tem a sua base servindo de parede para represar as suas águas.

A HISTÓRIA DE SUA CONSTRUÇÃO:

As águas desse pequeno açude, que estão retidas em maior volume dentro da propriedade pertencente aos herdeiros do Sr. Raimundo de Oliveira Mota, foram represadas graças aos recursos do Governo Federal quando esse trecho da Rodovia Federal Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, a BR-020, foi pavimentado por volta de 1974.

Imagem aérea do Açude do Anafuê, em 2012.

Muitos anos depois, nos primeiros anos de 2000, desejando construir um aterro sanitário para cidade de Boa Viagem, no governo do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, o Governo Municipal sinalizou pelo desejo de implantar esse equipamento em suas proximidades, algo que gerou profundo desgaste e acaloradas discussões, pois havia o risco do chorume poluir a bacia das águas dessa represa.
Diante desse fato, o Governo Municipal recuou em sua intenção, desativando as máquinas colocadas no local e destinando a propriedade onde seria o aterro sanitário para implantação, alguns anos depois, do campus universitário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, O IFCE.
Antes da implantação desse campus universitário, no dia 24 de agosto de 2012, nas proximidades do sangradouro desse açude, foi erigida uma imagem sacra do Sagrado Coração de Jesus, que compõe o roteiro turístico dos Caminhos de Assis.
Bem antes disso, as águas dessa represa passaram a abastecer os moradores de suas proximidades através do projeto SISAR, o Sistema Integrado de Saneamento Rural até que, no segundo semestre de 2013, por conta da estiagem e do açude estar completamente seco, novamente na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, essa comunidade passou a ser abastecida pelo SAAE, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Boa Viagem.
As águas que sangram desse pequeno açude descem até uma localidade denominada de Caiçarinha, seguindo até o Rio Juazeiro.

AS CURIOSIDADES DO AÇUDE:

Uma barragem de sua importância exerce muita influência sobre a população abastecida por ela, gerando alegria ou comoção por ocasião de seu sangramento ou seca:

  • Os anos em que sangrou:
  1. 1994;
  2. 2004
  3. 2009;
  4. 2011.
  • Os anos em que ficou completamente seco:
  1. 1983;
  2. 2014.

AS CARACTERÍSTICAS DO AÇUDE:

Essa barragem, quando foi construída, possuía estas características, sendo que algumas delas podem ter sido modificadas por conta dos anos de assoreamento.

LOCALIZAÇÃO:
Administração: Governo do Estado.
Coordenadas:
Município: Boa Viagem.
Distrito: Boa Viagem (Sede).
Localidade: Anafuê.
Sistema: Banabuiú.
Riacho: Riacho do Anafuê.

HIDROLOGIA:
Bacia Hidrográfica:
Capacidade:

BARRAGEM;
Comprimento do Coroamento:
Largura do Coroamento:
Altura Máxima:
Cota:

SANGRADOURO:
Cota:
Largura:

TOMADA D’ÁGUA:
Tipo:
Comprimento:
Diâmetro:

2 ideias sobre “Açude do Anafuê

  1. Pingback: RECURSOS HÍDRICOS | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Imagem do Sagrado Coração de Jesus | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta