Igreja Evangélica do Anafuê

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Igreja Evangélica do Anafuê está localizada próximo da Rodovia Federal Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, a BR-020, na localidade de Anafuê, distante 5 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Templo da Congregação da Igreja Evangélica Boa-viagense em Anafuê.

Imagem do templo da Igreja Evangélica do Anafuê, em 2006.

Apesar de ser tratada por muitos como igreja, essa comunidade ainda não possui a sua autonomia administrativa, tendo parte dos seus negócios administrativos ainda definidos nas assembleias de membros da Igreja Evangélica Boa-viagense.

UM POUCO DE SUA HISTÓRIA:

Os trabalhos de evangelismo nessa localidade começaram a ganhar força nos primeiros anos do século XXI, graças aos esforços de Francisco Alves de Sousa e de sua família, em especial do Diácono Ezequias da Silva Alves, que gentilmente abria as portas de sua casa para realização dos cultos, tornando esse local, dentro de pouco tempo, em um ponto de pregação.
Passando algum tempo, contando com a permissão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, esses trabalhos religiosos foram transferidos para o edifício da Escola de Ensino Fundamental João Mota, época em que essa comunidade passou a ser tratada como congregação.
Pouco tempo depois, nos últimos meses de 2004, segundo informações existentes na página 63 do 1º livro de atas da Igreja Evangélica Boa-viagense, ficou registrado a doação realizada pelo Presbítero Asael Leandro Alves para formação inicial de seu patrimônio, que é de 4.318.36 m².

“Em seguida o Rev. Ezequiel Fragoso Vieira Júnior anuncia aos irmãos sobre a doação de um terreno feita pelo irmão Asael Leandro Alves. O terreno fica na localidade de Anafuê, medindo 25mx25m e que está sendo providenciado a documentação. Fica assim o desafio para igreja iniciar um novo trabalho.”

Nessa época, essa congregação recebia a frequência de várias pessoas da localidade de Juazeiro, contando também com o valioso apoio do casal Raimundo de Sousa Mota e Maria Alves Mota.
Mais tarde, nos últimos meses de 2005, no período do pastorado do Rev. Ezequiel Fragoso Vieira Júnior, a sua edificação teve início surgindo da necessidade de atender aos membros residentes nessa comunidade que não tinham como frequentar regularmente os trabalhos ordinários da igreja-mãe.

Imagem da Igreja Evangélica do Anafuê, em 2007.

Nos primeiros meses de 2007, essa congregação passou a ser assistida pastoralmente pelo Presb. José Hildebrando Ribeiro, que executou atividades de evangelista durante vários anos, conseguindo organizar a regularidade do funcionamento de seu trabalho.
Nessa época, no dia 1º de outubro de 2008, segundo informações existentes na página  2 do livro nº 2 das atas da Igreja Evangélica Boa-viagense, foi aprovado em assembleia por unanimidade que essa congregação mantivesse a regularidade de seus cultos em seu próprio templo, com exceção aos cultos especiais, entre eles o de Santa Ceia, e que os seus dízimos e ofertas também ficassem sob a sua administração, prestando apenas relatório na assembleia da igreja-mãe.
No dia 7 de outubro de 2009, de acordo com uma decisão tomada em uma assembleia ordinária, que está registrada nas páginas 12v e 13 do livro de atas nº 2 da Igreja Evangélica Boa-viagense, ficou definido o dia 13 de outubro como a data para celebração de suas festividades de aniversário.
No ano seguinte, a propriedade pertencente a essa igreja foi murada, recebendo algumas árvores em sua lateral, onde existe um pequeno estacionamento.
Mais tarde, nos últimos meses de 2011, depois de algum tempo poupando dinheiro, foi colocado o piso do santuário, que dá um melhor conforto aos seus frequentadores.

 OS OFICIAIS:

Essa humilde comunidade, que ainda não possui a sua autonomia eclesiástica, não tem capacidade financeira para manter um pastor residente, mas conta com o trabalho voluntário de presbíteros e diáconos:

  • Os Presbíteros:

O presbítero é uma pessoa geralmente madura na fé e no testemunho, que foi reconhecida pela assembleia da igreja por suas qualidades, e consagrado pelo pastor, para supervisionar os serviços de ensino, disciplina, governo e administração.
Ao longo de sua história eclesiástica essa congregação já contou com a colaboração dos seguintes irmãos:

  1. Presb. José Hildebrando Ribeiro – 2007 a 2011.
  • Os Diáconos:

O diácono é o oficial eleito pela assembleia da igreja, e consagrado pelo pastor, para dedicar-se especialmente à arrecadação de ofertas para fins piedosos; ao cuidado dos pobres, doentes e inválidos; à manutenção da ordem e reverência nos lugares reservados ao serviço divino; exercer a fiscalização para que haja boa ordem na Casa de Deus e nas suas dependências.
Ao longo de sua história eclesiástica essa congregação já contou com a colaboração das seguintes pessoas:

  1. Diac. Everardo Lemos – 2007 (atual);
  2. Diac. Ezequias da Silva Alves – 2001 a 2011.

A ESTRUTURA FÍSICA DO TEMPLO:

Para executar bem as suas atividades, a Igreja Evangélica do Anafuê possui a seguinte estrutura:

  1. Banheiros: 2;
  2. Salas de aula: 2;
  3. Santuário: 1.

A PROGRAMAÇÃO:

As atividades semanais da programação da Igreja Evangélica do Anafuê são as seguintes:

  • CULTOS:
  1. Terça-Feira ⇒ 19h30min.
  • ESCOLA DOMINICAL:
  1. Domingo ⇒ 15h.

O CONTATO:

O canal de comunicação com a Igreja Evangélica do Anafuê é o seguinte:

  • Telefone:
  1. 88.98822-9416.