Ezequiel Fragoso Vieira Júnior nasceu no dia 4 de agosto de 1966 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Ezequiel Fragoso Vieira e de Emivanete da Silva Vieira.
Os seus avós paternos se chamavam Cícero Fragoso Vieira e Maria Vieira de Andrade, já os maternos era Exgesso Rafael da Silva e Maria da Penha Silva.
Mais tarde, quando chegou a sua idade para estudar, foi matriculado em uma das turmas do Instituto de Educação Paulo Moody Davidson, onde sua mãe era diretora.
Depois disso, finda a sua formação elementar, passou a estudar na Escola de Ensino Médio Dom Terceiro, onde os seus pais serviam como professores, permanecendo nessa unidade de ensino até concluir o curso de técnico em contabilidade.
Nessa época, quando já estava no curso técnico, depois de uma seleção, passou a trabalhar como bolsista na agência do Banco do Brasil de sua cidade, onde trabalhou por alguns anos.
Por volta de 1985, sentindo-se vocacionado ao ministério pastoral, a exemplo de seu pai, depois de ter seu nome aprovado em assembleia de membros da Igreja Evangélica Congregacional de Boa Viagem, seguiu para sua formação eclesiástica no SIBIMA – o Seminário e Instituto Bíblico Maranata, na cidade de Fortaleza, onde passou curta temporada.
“O Sibima é uma instituição evangélica, sem fins lucrativos, de ensino teológico fundamentada nas Escrituras Sagradas e que tem como objetivo treinar obreiros visando a expansão e edificação do Reino de Deus. Dessa forma, há 70 anos estamos promovendo a divulgação e implementação da cosmovisão cristã em nossa sociedade, a fim de que a Glória de Deus alcance os confins da terra.” (SIBIMA, 2020: Disponível em https://sibima.eadbox.com/. Acesso no dia 4 de agosto de 2023)
Nessa época, percebendo melhores vantagens para sua formação dentro de sua denominação, decidiu seguir para cidade do Recife, no Estado de Pernambuco, onde deu prosseguimento aos seus estudos no Seminário Teológico Congregacional do Recife, concluindo essa etapa nos últimos meses de 1989.
No ano seguinte, no dia 4 de fevereiro, depois de aprovado em banca examinadora, foi ordenado no templo da Igreja Evangélica Congregacional de Boa Viagem e dentro de pouco tempo seguiu para Europa, onde por alguns anos serviu como missionário na Espanha, especialmente na cidade de La Coruña.
Na Espanha contraiu matrimônio com Antônia Pereira Blanco, nascida no dia 19 de outubro de 1964, sendo filha de Natália Pereira Blanco.
Mais tarde, por volta de 1996, diante dos problemas de saúde de seu pai, foi chamado a retornar para sua cidade natal para servir como pastor auxiliar na Igreja Evangélica Congregacional de Boa Viagem, função exercida por uma curta temporada diante da transição de pastorado desgastante que ocorreu.
No segundo semestre de 1998, assumindo uma congregação da Igreja Evangélica Congregacional de Cachoeira na cidade de Boa Viagem, formada em sua maioria por dissidentes da Igreja Evangélica Congregacional de Boa Viagem, deu total assistência ao que veio a se tornar dentro de pouco tempo à Igreja Evangélica Boa-viagense, sendo eleito dentro de pouco tempo ao seu pastorado.
BIBLIOGRAFIA:
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- SIBIMA. História. Disponível em https://sibima.eadbox.com/. Acesso no dia 4 de agosto de 2023.
- SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Andarilhos do Sertão: A Chegada e a Instalação do Protestantismo em Boa Viagem. Boa Viagem, CE: PREMIUS, 2015.
Pingback: Igreja Evangélica Boa-viagense | História de Boa Viagem
Pingback: Rev. Ezequiel Fragoso Vieira | História de Boa Viagem
Pingback: Igreja Evangélica Congregacional de Boa Viagem | História de Boa Viagem
Pingback: Igreja Evangélica Boa-viagense em Anafuê | História de Boa Viagem
Pingback: Calouros de 1971 | História de Boa Viagem
Pingback: Emivanete da Silva Vieira | História de Boa Viagem
Pingback: Elder Rodrigues Rafael | História de Boa Viagem
Pingback: AGOSTO | História de Boa Viagem
Pingback: Natanael Alves da Silva | História de Boa Viagem
Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem