Elder Rodrigues Rafael

Elder Rodrigues Rafael nasceu no dia 7 de agosto de 1984 na cidade de Camaragibe, que está distante 16 quilômetros da cidade do Recife, no Estado de Pernambuco, sendo filho Eliel Rafael da Silva e de Jemima Rodrigues Rafael.
Os seus avós paternos se chamavam Exgesso Rafael da Silva e Maria da Penha Silva, já os maternos eram João Rodrigues da Silva e Eunice Antero Rodrigues.
Segundo informações existentes no livro A-14, pertencente ao Cartório João Roma, tombo nº 14.652, folha 111v, nasceu às 19h30min no Hospital Geral de Camaragibe, localizado na Avenida Dr. Belmiro Correia, s/nº, Centro.
Durante os primeiros anos de sua infância residiu com a sua família na Rua Rio Jamundá, nº 42, próximo ao Conjunto UR-7, no Bairro da Várzea, na cidade do Recife, até que, nos últimos dias de 1987, migrou para o Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

“Nessa casa, que era dentro do sítio de seu avô paterno, tinha como vizinhos algumas das irmãs de seu pai, sendo elas: Emalba Rafael da Silva, Emyrtes Rafael da Silva e Elielze Rafael da Silva, com quem construiu uma feliz infância ao lado de seus primos.” (SILVA JÚNIOR, 2016: Eliel Rafael da Silva Júnior. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/eliel-rafael-da-silva-junior/. Acesso no dia 30 de maio de 2019)

Nessa cidade, nos primeiros meses do ano seguinte, foi matriculado pelos seus pais em uma das turmas do Instituto de Educação Paulo Moody Davidson, onde concluiu a sua alfabetização.
Pouco tempo depois, finda essa etapa em sua formação, passou a compor uma das turmas da Escola de Ensino Fundamental Padre Antônio Correia de Sá, onde cursou até concluir a 3ª série do Ensino Primário, passando a estudar logo em seguida na Escola de Ensino Médio Dom Terceiro, onde concluiu o Ensino Primário e logo em seguida, nos últimos meses de 2000, o Secundário.
Depois disso, findos estudos preparatórios, passou a residir na casa de seus avós maternos na cidade de Fortaleza, onde conciliava a sua vida acadêmica com o trabalhando de gerente da academia dos hospedes em um dos hotéis da rede Caesar Park, localizado na Avenida Beira Mar, nº 3.980, no Bairro do Mucuripe.
Mais tarde, nos últimos meses de 2009, depois de algum tempo de estudos, conseguiu  concluir a sua formação de educador físico pela UFC, a Universidade Federal do Ceará, retornando no ano seguinte para cidade de Boa Viagem, passando a compor o quadro de professores do Instituto de Educação Paulo Moody Davidson, onde lecionou durante algum tempo.
Antes disso, no dia 20 de julho de 2009, segundo informações existentes no livro B-01 Auxiliar, pertencente ao Cartório Geraldina, tombo nº 103, folha 52, no templo da Igreja Evangélica Boa-viagense, diante do Rev. Ezequiel Fragoso Vieira Júnior, contraiu matrimônio com Nina Lillyan Fragoso da Silva Rafael, que é nascida no dia 22 de julho de 1986, sendo filha de Ezaú Fragoso da Silva e de Aurinete Fragoso da Silva.
Desse matrimônio foram gerados dois filhos, um casal, sendo eles: Lina Loren Fragoso Rafael e Ezaú Fragoso Rafael.
Depois de seu matrimônio, desejando aprimorar os seus estudos, complementou a sua formação acadêmica em um curso de história que foi promovido pela Universidade INTA.
Algum tempo depois, resolvendo empreender dentro de sua área de formação, investiu em uma academia denominada de “Top Fit”, onde passou a gerar alguns postos de trabalho.

Imagem dele e de sua equipe, em 2016.

Desejando continuar aprimorando os seus conhecimentos, ingressou em uma das turmas da UNIFUTURO, na cidade de Tauá, onde cursou uma especialização em Educação Global, Inteligências Humanas e Construção da Cidadania, sendo diplomado no dia 11 de agosto de 2017.
Nesse mesmo ano, no dia 11 de setembro, depois de aprovado por unanimidade no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, por meio do decreto legislativo nº 11, foi agraciado com o título de cidadania boa-viagense.

BIBLIOGRAFIA:

  1. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Eliel Rafael da Silva Júnior. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/eliel-rafael-da-silva-junior/. Acesso no dia 30 de maio de 2019.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.