AS INFORMAÇÕES GERAIS:
O Bairro Oséas Alves Facundo possui uma altitude de 309 metros acima do nível médio do mar, de acordo com a localização do Marco Zero ele se encontra na região Sudeste da cidade de Boa Viagem, aguardando apenas a regulamentação de sua nomenclatura pela Câmara Municipal de Vereadores.
Esse bairro, pela lei municipal nº 1.019, de 18 de março de 2009, e do decreto nº 218, de 25 de novembro de 2009, é classificado como residencial e nele a tolerância de ruído é de 55 decibéis durante o dia e de 50 durante à noite.
A SUA HISTÓRIA:
Nos últimos anos da primeira década do século XXI a cidade de Boa Viagem estava em processo de expansão, surgindo novas construções em loteamentos públicos e particulares, diante desse fato, para facilitar a distribuição das ações governamentais nessa região, resolveu-se diminuir o tamanho do Bairro de Nossa Srª de Fátima.
Com essa delimitação esse novo bairro incorporou uma localidade denominada de Canindezinho, que hoje necessita de melhor atendimento do poder público:
“Em um passado bem recente, por volta de 2000, essa localidade já possuía algumas casas distantes umas das outras, sendo a maioria delas de taipa, que serviam às famílias dos trabalhadores rurais das várias fazendas e do comércio existente na cidade. Nessa época, embora já estando na zona urbana, o nome Canindezinho não existia, pois o seu território está dentro do perímetro pertencente ao Bairro de Nossa Senhora de Fátima. Aos poucos, contando com a falta de fiscalização do Governo Municipal, algumas famílias construíram as suas casas invadindo as margens da Rodovia Estadual CE-168 e da propriedade de Eliézio Gomes Facundo, algo que fortaleceu o aspecto de favelização do bairro, que recebeu o mesmo nome de um dos bairros de periferia da cidade de Fortaleza. Algum tempo depois, diante da necessidade de aplicação de políticas públicas, o Bairro de Nossa Senhora de Fátima foi redimensionado para o surgimento do Bairro Oséas Facundo, a quem essa localidade passou a pertencer.” (SILVA JÚNIOR, 2019: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/canindezinho/. Acesso no dia 30 de setembro de 2020)
A nomenclatura desse bairro se refere ao nome do seu patrono, o Agropecuarista Oséas Alves Facundo, que durante muitos anos foi proprietário das terras dessa região.
OS LIMITES DO BAIRRO:
Pelo artigo 1º da lei municipal nº , de 2023, esse bairro tem a seguinte delimitação:
“Oséas Facundo – .”
Segundo nos informa essa lei podemos entender que esses são os limites desse bairro:
- Norte: Bairro de Nossa Srª de Fátima;
- Sul: Açude Público Prefeito José Vieira Filho;
- Leste: Rua Balbina Almeida Vieira (Bairro Osmar Carneiro);
- Oeste: Zona Rural.
Em nossos dias, nessa cidade, mesmo com a determinação da lei nº 1.235, do dia 17 de abril de 2015, assinada no governo do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, a Prefeitura de Boa Viagem nunca organizou às placas informativas contendo a identificação dos bairros.
O MAPA DO BAIRRO:
Um mapa é uma projeção visual de uma região, mas nem sempre está completamente correto, observe que ele está em uma superfície plana e não registra os acidentes geográficos do relevo.
AS RUAS DO BAIRRO:
A disposição das ruas nas cidades modernas deve ser feita como um tabuleiro de xadrez, algo que favorece o trânsito e a organização dos centros urbanos de nossa época. Esse bairro do subúrbio da cidade está localizado em uma área regularmente acidentada e possui as seguintes ruas:
- Avenida Gervina Barbosa Gomes;
- Rua Antônio Manoel da Silva;
- Rua Balbina Almeida Vieira;
- Rua José Rodrigues Gomes;
- Rua Júlia Alves Facundo;
- Rua Maria de Nazaré Bezerra;
- Rua Manoel Antero da Silva;
- Rua Marcelo Facundo Carneiro;
- Rua Maria do Socorro Vieira;
- Rua Pedro Facundo Carneiro;
- Rua Porcina Luíza dos Santos;
- Rua Raimunda Facundo de Sales.
AS POTENCIALIDADES DO BAIRRO:
Embora fazendo parte da mesma cidade, esse bairro possui características particulares que lhe distingue dos demais e favorece aos seus moradores nos seguintes aspectos:
O Turismo:
O LOTEAMENTO EXISTENTE DENTRO DO BAIRRO:
Como o próprio nome já diz um loteamento é um espaço territorial, que na maioria das vezes está localizado na zona urbana e é dividido em lotes. Nesse bairro registramos o seguinte loteamento:
- Loteamento Oséas Alves Facundo.
AS IMAGENS DO BAIRRO:
Esse bairro, por ser de periferia e estar distante do Centro, ainda possui poucos habitantes e muitos lotes a serem construídos.
BIBLIOGRAFIA:
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Andarilhos do Sertão. A Chegada e a Instalação do Protestantismo em Boa Viagem. Fortaleza: PREMIUS, 2015.
- SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Canindezinho. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/canindezinho/. Acesso no dia 30 de setembro de 2020.
- VIEIRA FILHO, José. Minha História, Contada por Mim. Fortaleza: LCR, 2008.
Pingback: A DIVISÃO ADMINISTRATIVA DA CIDADE DE BOA VIAGEM | História de Boa Viagem
Pingback: Rua Pedro Facundo Carneiro | História de Boa Viagem
Pingback: Avenida Gervina Barbosa Gomes | História de Boa Viagem
Pingback: Rua Antônio Manoel da Silva | História de Boa Viagem
Pingback: Rua José Rodrigues Gomes | História de Boa Viagem
Pingback: Rua Júlia Alves Facundo | História de Boa Viagem
Pingback: José Rodrigues Gomes | História de Boa Viagem
Pingback: Júlia Alves Facundo | História de Boa Viagem
Pingback: Manoel Antero da Silva | História de Boa Viagem
Pingback: Porcina Luiza do Amor Divino | História de Boa Viagem
Pingback: Pedro Facundo Carneiro | História de Boa Viagem
Pingback: Distrito de Ipiranga | História de Boa Viagem
Pingback: Distrito de Águas Belas | História de Boa Viagem
Pingback: Distrito de Boa Viagem | História de Boa Viagem
Pingback: Rua Maria de Nazaré Bezerra | História de Boa Viagem
Pingback: Distrito de Domingos da Costa | História de Boa Viagem
Pingback: Antônio Manoel da Silva | História de Boa Viagem
Pingback: Maria do Socorro Vieira | História de Boa Viagem
Pingback: Raimunda Facundo de Sales | História de Boa Viagem
Pingback: Gervina Barbosa Gomes | História de Boa Viagem
Pingback: Distrito de Poço da Pedra | História de Boa Viagem
Pingback: Distrito de Ibuaçu | História de Boa Viagem
Pingback: Distrito de Boqueirão | História de Boa Viagem
Pingback: Distrito de Guia | História de Boa Viagem
Pingback: Distrito de Olho d’Água dos Facundos | História de Boa Viagem
Pingback: Terminal Aéreo Cel. Virgílio de Morais Fernandes Távora | História de Boa Viagem
Pingback: Canindezinho | História de Boa Viagem
Pingback: Distrito de Massapê dos Paés | História de Boa Viagem