Raimunda Facundo de Sales

Raimunda Facundo de Sales nasceu no dia 29 de junho de 1936 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filha de Pedro Facundo Carneiro e de Júlia Alves Facundo.
Os seus avós paternos se chamavam José Facundo da Costa e Maria Amélia Carneiro da Costa, já os maternos eram Manoel Gildo de Freitas e Maria Alves de Jesus.
Na época em que nasceu o Município de Boa Viagem não dispunha de uma casa de parto, fato que obrigou aos seus pais a contar com os valiosos serviços de uma parteira na localidade de Olho d’Água dos Facundos, onde passou grande parte de sua infância:

“Durante muitos anos, os únicos profissionais de saúde existentes em nossa região foram às parteiras, mulheres que normalmente recebiam esse aprendizado de forma hereditária, ou seja, a filha de uma parteira acompanhava a sua mãe no atendimento às mulheres em trabalho de parto auxiliando-a de acordo com as necessidades do momento, possibilitando, assim, após algum tempo de prática, o aprendizado para continuidade do ofício.” (SILVA JÚNIOR, 2016: A História da Saúde no Município de Boa Viagem. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/saude/. Acesso em 25 de outubro de 2016)

Nos últimos meses de 1943, juntamente com a sua família, passou a residir na Fazenda Várzea da Cruz, uma propriedade pertencente ao Cel. José Cândido de Carvalho, onde o seu pai foi contratado para servir de capataz.
Mais tarde, nos primeiros meses de 1958, depois de algum tempo de namoro, contraiu matrimônio com Raimundo Alves de Sales.
Desse matrimônio foram gerados sete filhos, três mulheres e quatro homens, sendo eles: Raimunda Neide Facundo de Sales, Severino Facundo de Sales, Maria Facundo de Sales, Antônio Facundo de Sales, Rita Facundo de Sales, Gabriel Facundo de Sales e José Ivan Facundo de Sales.
Em 1962, depois da aquisição da Fazenda Flores pelos seus pais, resolveu acompanhá-los, mais tarde, depois de uma nova mudança, passaram a morar na Fazenda Salgado, dentro dos limites geográficos do Município de Monsenhor Tabosa, permanecendo com a sua família nesse local até 1975.
Pouco tempo depois, na noite do dia 16 de junho de 1977, juntamente com a sua família, tomou conhecimento do repentino falecimento de sua mãe:

“Pouco tempo depois, passando por problemas em sua saúde, veio para cidade de Boa Viagem fazer uma consulta médica, falecendo repentinamente aos 67 anos de idade no dia 16 de junho de 1977, na noite anterior ao exame médico.” (SILVA JÚNIOR, 2017: Julia Alves Facundo. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/julia-alves-facundo/. Acesso no dia 2 de maio de 2017)

Depois disso, nos primeiros meses de 1980, outra tragédia se abateu sobre a sua família quando recebeu a notícia do trágico falecimento de sua filha mais velha em um grave acidente automobilístico.
Em 1988, juntamente com algum de seus filhos, passou a residir na cidade de Boa Viagem.
Nessa época, juntamente com os seus irmãos e outros amigos, na disputa eleitoral ocorrida no dia 15 de novembro de 1988, resolveu apoiar o seu irmão Francisco de Assis Alves Facundo a galgar uma das cadeiras da Câmara Municipal de Vereadores:

“Na eleição municipal que ocorreu no dia 15 de novembro de 1988, decidido a ingressar na vida pública pleiteando uma das cadeiras da Câmara Municipal de Vereadores, compondo os quadros políticos do PDS, o Partido Democrático Social, com a legenda nº 11.602, conseguiu ser eleito depois de receber a confiança de 387 eleitores, sendo o décimo terceiro vereador de maior votação dessa eleição.” (SILVA JÚNIOR, 2016: Francisco Alves Facundo. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/francisco-alves-facundo/. Acesso no dia 15 de março de 2017)

Alguns anos mais tarde, no dia 17 de abril de 2012, faleceu aos 76 ano de idade na cidade de Boa Viagem.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

  1. Em sua memória, na gestão da Prefeita Aline Cavalcante Vieira, por meio da lei nº, de 2018, uma das ruas do Bairro Oséas Facundo, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.

5 ideias sobre “Raimunda Facundo de Sales

  1. Pingback: Júlia Alves Facundo | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Pedro Facundo Carneiro | História de Boa Viagem

  3. Pingback: JUNHO | História de Boa Viagem

  4. Pingback: ABRIL | História de Boa Viagem

  5. Pingback: Rua Raimunda Facundo de Sales | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta