Barra do Umari

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Barra do Umari é uma localidade existente na zona rural do Município de Boa Viagem, distante pouco mais de 15 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.
Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, essa localidade está na região leste do Município, dentro dos limites geográficos do território do Distrito de Domingos da Costa.

A ORIGEM DE SEU TOPÔNIMO:

Designação toponímica classificada como complexa, tem a sua origem no encontro dos afluentes do Riacho da Santa Cruz, sendo complementado com a palavra tupi “ume’ri“, uma planta da família das icanáceas. A palavra umari, em nossa língua, possui diversos sinônimos, sendo eles: baliza, demarcação, divisa, fronteira, limite e outros.

AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

Em um passado bem recente, por volta de 1894, essa localidade já possuía algumas casas distantes umas das outras, servindo às famílias dos trabalhadores rurais que eram moradoras das várias fazendas existentes na região, que desde essa época já viviam da criação extensiva de gado e do plantio de culturas como milho, feijão, algodão, mandioca e outras em terras irrigadas pelo Riacho da Santa Cruz, afluente do lado direito do Rio Conceição, também chamado de Rio dos Cachorros.

Imagem da passagem molhada sobre o Riacho da Santa Cruz.

Essa propriedade tornou-se conhecida nos últimos anos da década de 1970 por conta do investimento na mecanização e da aplicação de modernas práticas na agricultura, pois pertencia ao Dr. Sérgio Amaro Sátiro Fernandes, que era engenheiro agrônomo, e a sua esposa, Rosa Vieira Fernandes, destacada liderança política que conseguiu projetar dois de seus filhos na vida pública do Município de Boa Viagem, Rosana Clotilde Vieira Fernandes e Antônio Sérgio Vieira Fernandes.

AS LOCALIDADES DE SUA VIZINHANÇA:

O acesso para localidade de Barra do Umari, saindo da cidade de Boa Viagem, é feito por via terrestre por meio da CE-266, a Rodovia Estadual Senador Fernandes Távora, trecho que ainda aguarda ser pavimentado em manta asfáltica.

Imagem do mapa da região.

A Barra do Umari tem em sua vizinhança as seguintes localidades: Barra do Ingá, Boa Sorte, Buenos Aires, Castela, Domingos da Costa, Extrema, Santa Cruz, Sussuarana e Varginha.

BIBLIOGRAFIA:

  1. BRAGA, Renato. Dicionário Histórico e Geográfico do Estado do Ceará. v. 1º. Fortaleza: Imprensa Universitária do Ceará, 1964.
  2. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  3. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.

3 ideias sobre “Barra do Umari

  1. Pingback: Topônimo das Localidades do Município de Boa Viagem | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Distrito de Domingos da Costa | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Boa Sorte | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta