Açude Público Monsenhor José Cândido de Queiroz Lima

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O Açude Público Monsenhor José Cândido de Queiroz Lima é uma barragem de terra compactada que tem a sua bacia hidráulica localizada dentro de uma comunidade denominada de Cachoerinha, distante 24 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, que está localizada no Sertão de Canindé, dentro do Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Açude

Imagem da parede do Açude Público Monsenhor José Cândido de Queiroz Lima, em 2011.

Uma barragem, que também recebe o nome de açude ou represa, é uma barreira artificial feita de concreto ou terra compactada, construída em rios ou riachos, para a retenção de grandes quantidades de água.

A BASE LEGAL DE SUA NOMENCLATURA:

A nomenclatura desse açude foi regulamentada pela Câmara Municipal de Vereadores através da lei nº 81, de 1º de junho de 1966, na gestão do Prefeito Cícero Carneiro Filho, o Cordeiro, possuindo o seguinte teor:

“Artigo 1º Fica o Poder Executivo municipal autorizado a fazer doação ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, DNOCS, de todas as terras pertencentes ao patrimônio municipal, situado no lugar denominado de ‘Arara’, nesta comarca, abrangidas pelo bacia hidráulica do Açude Municipal Monsenhor José Cândido de Queiroz Lima.”

A HISTÓRIA DE SUA CONSTRUÇÃO:

Essa importante barragem está localizada dentro dos limites geográficos do Distrito de Olho d’Água dos Facundos, tendo sido construída graças a uma parceria firmada entre o DNOCS, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, e a Prefeitura de Boa Viagem na gestão do Prefeito Cícero Carneiro Filho.
Mais tarde, por volta de 1967, na gestão do Prefeito José Vieira Filho, o Mazinho, as suas obras foram concluídas.
Antes de sua construção, quando foi realizado o seu estudo, o melhor local para edificação de sua parede ficou na comunidade de Cachoeirinha, inundando partes da localidade de Bonsucesso e Várzea da Ramada.
O nome dessa represa faz referência à memória de um religioso que durante muitos anos assistiu a Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, o Monsenhor José Cândido de Queiroz Lima.

AS CURIOSIDADES DO AÇUDE:

Uma barragem de sua importância exerce muita influência sobre a população abastecida por ela, gerando alegria ou comoção por ocasião de seu sangramento ou seca:

  • Os anos em que sangrou:
  1. 1974;
  2. 1994;
  3. 2004
  4. 2009;
  5. 2011.
  • Os anos em que ficou completamente seco:
  1. 1983;
  2. 2018.

AS CARACTERÍSTICAS DO AÇUDE:

Essa barragem, quando foi construída, possuía estas características, sendo que algumas delas podem ter sido modificadas por conta dos anos de assoreamento

LOCALIZAÇÃO:
Administração: Estado.
Coordenadas:
Município: Boa Viagem.
Distrito: Olho d’Água dos Facundos.
Localidade: Várzea da Arara.
Sistema: Banabuiú.
Rio: Riacho dos Fernandes.

HIDROLOGIA:
Bacia Hidrográfica:
Capacidade: 3.863.000 m³.

BARRAGEM:
Comprimento do Coroamento:
Largura do Coroamento:
Altura Máxima: 19,5.
Cota:

SANGRADOURO:
Cota:
Largura:

TOMADA D’ÁGUA:
Tipo:
Comprimento:
Diâmetro:

BIBLIOGRAFIA:

  1. BRAGA, Renato. Dicionário Geográfico e Histórico do Ceará. Tomo II. Fortaleza: Imprensa Universitária do Ceará, 1967.
  2. GOMES, Raimundo Pimentel. Corografia Dinâmica do Ceará. Fortaleza: Departamento de Imprensa Oficial do Ceará, 1970.
  3. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  4. SOUSA BRASIL, Thomaz Pompeo de. Ensaio Estatístico da Província do Ceará. Tomo I. Fortaleza: Fundação Waldemar Alcântara, 1997.