Teresinha Cavalcante Dantas

Teresinha Cavalcante Dantas nasceu no dia 28 de maio de 1935 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão do Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filha de Balduino Pereira Cavalcante e de Ana Lobo Cavalcante.
Os seus avós paternos se chamavam João Antônio Cavalcante e Izabel Bahia de Sousa, já os maternos eram João Alves Cavalcante e Francisca Geracina Lobo.
Mais tarde, no dia 11 de dezembro de 1957, aos 22 anos de idade, em acordo com o livro B-11, pertencente à secretaria da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, no santuário da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, diante do Pe. Irineu Limaverde Soares, contraiu matrimônio com José Carneiro Dantas, nascido no dia 4 de março de 1930 no Município de Catolé do Rocha, sendo filho de Francisco José Vieira e de Ana Maria de Sousa.
Poucos dias depois, em 29 de janeiro do ano seguinte, segundo informações existentes no livro B-16, pertencente ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, termo nº 2.751, folha 96v, confirmou os seus votos em uma cerimônia de casamento civil.

Imagem do casal em suas bodas.

Desse matrimônio foram gerados dez filhos, sendo eles: Raimundo Cavalcante Dantas, Antônio Cavalcante Dantas, Vera Lúcia Cavalcante Dantas de Souza, Maria de Fátima Dantas Bezerra, Francisco Cavalcante Dantas, Almiro Cavalcante Dantas, Arnaldo Cavalcante Dantas, Aldenir Cavalcante Carneiro, José Carneiro Dantas Filho e Ana Célia Cavalcante Dantas.
No dia 31 de janeiro de 2012, juntamente com os seus filhos partilhou a dor do falecimento do seu estimado esposo.
De acordo com as informações contidas no livro C-09, pertencente ao Cartório Geraldina, folha 285v, termo nº 8.208, faleceu por conta dos efeitos do COVID-19 em um dos leitos do Hospital Regional do Sertão Central no dia 28 de julho de 2020, aos 85 anos de idade.
Logo após o seu falecimento, sendo privada das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi sepultado por seus familiares no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 295, no Centro da cidade de Boa Viagem.

BIBLIOGRAFIA:

  1. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  2. PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM. Livro de registro de casamentos. 1951-1958. Livro B-11. Tombo nº 123. Página.