João Alves Cavalcante

João Alves Cavalcante nasceu no dia 23 de março de 1868 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Ignácio Orphão Cavalcante e de Izabel Maria da Conceição.
Alguns meses depois do seu nascimento, no dia 30 de setembro, seguindo o costume da confissão religiosa de seus pais, recebeu o sacramento do batismo pelas mãos do Pe. Francisco Ignácio da Costa Mendes.
Os seus avós paternos se chamavam Ignácio Nunes Benevides e Anna Thereza Cavalcante de Jesus, já os maternos eram Francisco da Costa Leitão e Rita Maria do Espírito Santo.
Segundo Informações existentes no livro B-02, pertencente à secretaria da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, folha 44v, tombo nº 42, no dia 11 de setembro de 1893, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, em uma cerimônia que foi presidida pelo Pe. José Antônio Cavalcante, contraiu matrimônio com Francisca Geracina Lobo, nascida em 8 de maio de 1873, que era filha de José dos Santos Lessa e de Anna Francisca de Jesus.
Desse matrimônio foram gerados 10 filhos, sendo eles: Ana Lobo Cavalcante, José Lessa Cavalcante, Manoel Lobo Cavalcante, Isaías Lobo Cavalcante, Francisco Lobo Cavalcante, Maria Lobo Cavalcante, Felício Lobo Cavalcante, Simplícia Lobo Cavalcante, Frutuoso Lobo Cavalcante e Raimundo Lobo Cavalcante.

Imagem da Casa de Câmara e Cadeia do Município de Boa Viagem.

Mais tarde, desejando entrar na vida pública do Município por meio de um mandato eletivo na Câmara Municipal de Vereadores, conseguiu ser eleito para legislatura que ocorreu entre 1908 e 1912.
Nessa legislatura, teve como companheiro o seu primo, Joaquim Bezerra Cavalcante, oriundo também da localidade de Taperinha, onde mantinha sua família.
No dia 25 de março de 1929, juntamente com os seus familiares, foi inesperadamente surpreendido pelo falecimento de sua estimada esposa.
De acordo com as informações existentes no livro C-04, pertencente à secretaria da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, folha 53, faleceu aos 76 anos de idade no dia 19 de março de 1946 em sua propriedade, na localidade de Taperinha.
Logo após o seu falecimento o seu ataúde foi trazido para cidade de Boa Viagem e depois das despedidas fúnebres que são de costume foi sepultado no túmulo pertencente a sua família que existe no Cemitério de Santa Ana, que está localizado na Rua Antônio de Sousa Lima, s/nº, esquina com a Rua Militão Venâncio da Silva, no Centro da vila de Várzea da Ipoeira, a sede do Distrito de Várzea da Ipoeira

BIBLIOGRAFIA:

  1. CAVALCANTE MOTA, José Aroldo. História Política do Ceará (1889-1930). Fortaleza: ABC, 1996.
  2. PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM. Livro de registro dos casamentos. 1886-1903. Livro B-02. Folha 44v, Tombo nº 42.
  3. PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM. Livro de registro dos óbito. 1937-1946. Livro C-04. Folha 53.
  4. PEIXOTO, João Paulo M. & PORTO, Walter Costa. Sistemas Eleitorais no Brasil. Brasília: Instituto Tancredo Neves, 1987.