Ana Lobo Cavalcante

Ana Lobo Cavalcante nasceu no dia 1º de janeiro de 1891 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filha de João Alves Cavalcante e de Francisca Geracina Lobo.
Os seus avós paternos se chamavam Inácio Nunes Cavalcante e Izabel Maria da Anunciação, já os maternos eram Manoel dos Santos Lobo Júnior e Luísa Maria do Espírito Santo.
Na época em que nasceu o Município de Boa Viagem não dispunha de uma casa de parto, fato que obrigou aos seus pais a contar com os valiosos serviços de uma parteira na localidade de Taperinha, onde passou grande parte de sua infância.

“Durante muitos anos, os únicos profissionais de saúde existentes em nossa região foram às parteiras, mulheres que normalmente recebiam esse aprendizado de forma hereditária, ou seja, a filha de uma parteira acompanhava a sua mãe no atendimento às mulheres em trabalho de parto auxiliando-a de acordo com as necessidades do momento, possibilitando, assim, após algum tempo de prática, o aprendizado para continuidade do ofício.” (SILVA JÚNIOR, 2016: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/saude/. Acesso em 25 de outubro de 2016)

Segundo informações existentes no livro B-03, pertencente ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, tombo 54, folha 57v, no dia 30 de setembro de 1917, com apenas 16 anos de idade, contraiu matrimônio civil com Balduino Pereira Cavalcante, nascido em 1893, sendo filho de João Antônio Cavalcante e de Izabel Bahia de Sousa.
Desse matrimônio foram gerados nove filhos, seis homens e três mulheres, sendo eles: Francisco Lobo Sobrinho, Jacinto Lobo Cavalcante, Isaias Lobo Cavalcante, Antônio Lobo Cavalcante, Geraldo Lobo Cavalcante, José Lobo Cavalcante, Raimunda Cavalcante Carneiro, Luzia Cavalcante Dantas e Terezinha Cavalcante Dantas.
Em 1964, juntamente com os seus filhos, foi surpreendida pelo inesperado falecimento de seu esposo, que veio a óbito depois de uma queda de cavalo.
Mais tarde, permanecendo viúva, a referida passou a viver no Bairro Tibiquari na residência de sua neta, a Profª Vera Lúcia Cavalcante Dantas de Sousa, mantendo boa convivência com toda a sua vizinhança.
De acordo com as informações existentes no livro C-04, também pertencente ao Cartório Geraldina, tombo 2.553, folha 271v, faleceu no dia 3 de junho de 1993, tendo o seu corpo sepultado no Cemitério parque da Saudade.

BIBLIOGRAFIA:

  1. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. A História da Saúde no Município de Boa Viagem. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/saude/. Acesso em 25 de outubro de 2016.

2 pensou em “Ana Lobo Cavalcante

  1. Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem

  2. Pingback: José Carneiro Dantas Filho | História de Boa Viagem

Deixe um comentário