José Carneiro Dantas, popularmente conhecido como Zé Caboclo, nasceu no dia 4 de março de 1930 no Município de Catolé do Rocha, que está localizado no Sertão paraibano, distante 411 quilômetros da cidade de João Pessoa, sendo filho de Francisco José Vieira e de Ana Maria de Sousa.
Os seus avós paternos se chamavam José Vieira Carneiro e Maria Francisca da Conceição, já os maternos eram Simplício Pinheiro Dantas e Maria Francisca de Souza.
Os primeiros anos de sua existência foram vividos na localidade de Riacho dos Cavalos até que, por volta de 1947, desejando melhores condições de vida, os seus pais decidiram migrar para o Município de Boa Viagem, no Sertão do Estado do Ceará, onde inicialmente se estabeleceram em uma localidade denominada de “Poço da Cruz“.
Mais tarde, no dia 11 de dezembro de 1957, aos 27 anos de idade, em acordo com o livro B-11, pertencente à secretaria da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, no santuário da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, diante do Pe. Irineu Limaverde Soares, contraiu matrimônio com Teresinha Lobo Cavalcante, nascida aos 28 dias de maio de 1935, sendo filha de Balduino Pereira Cavalcante e de Ana Lobo Cavalcante.
Poucos dias depois, em 29 de janeiro do ano seguinte, segundo informações existentes no livro B-16, pertencente ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, termo nº 2.751, folha 96v, confirmou os seus votos em uma cerimônia de casamento civil.
Desse matrimônio foram gerados dez filhos, sendo eles: Raimundo Cavalcante Dantas, Antônio Cavalcante Dantas, Vera Lúcia Cavalcante Dantas de Souza, Maria de Fátima Dantas Bezerra, Francisco Cavalcante Dantas, Almiro Cavalcante Dantas, Arnaldo Cavalcante Dantas, Aldenir Cavalcante Carneiro, José Carneiro Dantas Filho e Ana Célia Cavalcante Dantas.
De acordo com as informações contidas no livro C-89, pertencente ao Cartório Cavalcânti Filho, folha 232, termo nº 50.175, faleceu no Hospital Geral de Fortaleza no dia 31 de janeiro de 2012, aos 81 anos de idade.
Logo após o seu falecimento, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi sepultado por seus familiares no Cemitério Francisco José Vieira, que está localizado na Rua Antônio de Sousa Lima, s/nº, no Centro da vila da Várzea da Ipoeira, no Município de Boa Viagem.
HOMENAGEM PÓSTUMA:
- Em sua memória, na gestão do Prefeito José Carneiro Dantas Filho – o Régis Carneiro, através da lei nº 1.622, de 4 de dezembro de 2024, o terminal de desembarque rodoviário intermunicipal de Boa Viagem recebeu a sua denominação.
BIBLIOGRAFIA:
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM. Livro de registro de casamentos. 1951-1958. Livro B-11. Tombo nº 123. Página.
Pingback: Francisco José Vieira | História de Boa Viagem
Pingback: José Carneiro Dantas Filho | História de Boa Viagem
Pingback: Vera Lúcia Cavalcante Dantas de Sousa | História de Boa Viagem
Pingback: Teresinha Cavalcante Dantas | História de Boa Viagem
Pingback: MARÇO | História de Boa Viagem
Pingback: JANEIRO | História de Boa Viagem
Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem