Maria Emília Araújo de Carvalho nasceu no dia 26 de março de 1882 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, capital do Estado Ceará, sendo filha de Manoel Duarte de Araújo e de Maria Amélia de Araújo.
Os seus avós paternos se chamavam José Duarte de Araújo e Isabel de Araújo, já os maternos eram Antônio Marinho Falcão e Maria Ignácia de Jesus.
Segundo informações existentes no livro B-02, pertencente à secretaria da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, tombo nº 14, folha 135, no dia 24 de fevereiro de 1903, diante do Mons. José Cândido de Queiroz Lima, contraiu matrimônio com José Cândido de Carvalho, nascido no dia 6 outubro de 1883, sendo filho de Francisco Alves Madeira e de Izabel Fausta de Carvalho.
Poucos dias depois, em 15 de março, segundo informações do livro B-01, pertencente ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, tombo nº 1, folha 140, confirmou os seus votos em uma cerimônia de matrimônio civil.
Desse matrimônio foram gerados dezessete filhos, mas destes apenas nove chegaram a idade adulta, oito mulheres e um homem, sendo eles: Francisca Amélia Carvalho de Barros Leal, Enedina de Carvalho, Edite Carvalho Câmara, Izaura de Carvalho, Adelide de Carvalho, Luíza de Carvalho, Nilda Carvalho Mota, Suzete Carvalho Mateus e José Cândido de Carvalho Filho.
Entre os anos de 1918 a 1925 o seu esposo esteve à frente do Poder Executivo do Município de Boa Viagem, oportunidade em que foi a primeira-dama.
BIBLIOGRAFIA:
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
Pingback: Primeiras-damas | História de Boa Viagem
Pingback: José Cândido de Carvalho | História de Boa Viagem
Pingback: MARÇO | História de Boa Viagem
Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem