O Busto de José de Queiroz Sampaio

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O Busto de José de Queiroz Sampaio é um atrativo com potencialidade turística que faz parte dos equipamentos da Praça Monsenhor José Cândido de Queiroz Lima, que está localizada entre a Avenida São Vicente de Paulo e a Rua José Rangel de Araújo, no Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem do Busto de José de Queiroz Sampaio, em 2017.

Um busto é a representação esculpida ou pintada de uma pessoa, se limitando geralmente à cabeça, ao pescoço, a uma parte do torso e até mesmo aos ombros, geralmente sobre um apoio, que tem por finalidade recriar o mais fielmente possível a fisionomia do indivíduo.

UM POUCO DE SUA HISTÓRIA:

Esse busto foi erigido em homenagem ao Sr. José de Queiroz Sampaio, que durante muitos anos foi o sacristão da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, sendo que, na época de sua construção, na gestão do Prefeito Benjamim Alves da Silva, ele foi colocado na Praça José de Queiroz Sampaio.

Imagem da Praça José de Queiroz Sampaio, em 1995.

Imagem da Praça José de Queiroz Sampaio, em 1995.

Antes disso, algum tempo depois de sua morte, que ocorreu no dia 15 de julho de 1972, os seus filhos e netos resolveram se reunir e compor uma fundação de caráter social, que foi instalada em sua residência, localizada nas proximidade da praça que levava o seu nome.

“Essa praça foi construída na gestão do Prefeito Benjamim Alves da Silva, por volta de 1982, recebendo como patrono, nos últimos meses de 1990, o nome do Sr. José de Queiroz Sampaio.” (SILVA JÚNIOR, 2016: Praça Jose de Queiroz Sampaio. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/praca-jose-de-queiroz-sampaio/. Acesso no dia 29 de dezembro de 2017)

Muitos anos depois, nos primeiros anos de 2000, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, diante de uma grande reforma que ocorreu na Praça Monsenhor José Cândido de Queiroz Lima, esse busto foi removido de seu lugar original, recebendo ao seu lado a companhia do Busto do Mons. José Cândido de Queiroz Lima.

Imagem do Busto de José Inácio de Carvalho, em 2017.

Nessa época, depois da morte do Pe. Paulo Ângelo de Almeida Medeiros, que não permitia bancos na praça, o Governo Municipal resolveu reestruturar esse equipamento, que passou a ter novas e diversificadas funcionalidades.

“Alguns anos mais tarde, nos últimos meses de 2000, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, depois da morte do referido religioso, essa pequena praça recebeu grandes alterações, sendo incorporada ao conjunto da Praça Monsenhor José Cândido de Queiroz Lima.” (SILVA JÚNIOR, 2016: Praça Jose de Queiroz Sampaio. Disponível em http://www.historiadeboaviagem.com.br/praca-jose-de-queiroz-sampaio/. Acesso no dia 29 de dezembro de 2017)

AS SUAS CARACTERÍSTICAS:

O Busto de José de Queiroz Sampaio, que possui uma intencionalidade de enaltecimento de sua memória, apresenta algumas características físicas, sendo as principais delas:

Acessibilidade: Sim.
Administração: Governo do Município.
Coordenadas: (S) 05°07’34.4” (W) 39°43’48.7”.
Iluminação: Sim.
Informações: 88.3427-1132.
Responsável: Secretaria da Infraestrutura.
Tipo: Público.
Vigilância: Sim.