Juazeiro

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

O Juazeiro é uma localidade existente na zona rural do Município de Boa Viagem, distante pouco mais de 13 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem do Rio Juazeiro, em 2020.

Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, essa localidade está na região norte do Município, dentro dos limites geográficos do território do Distrito de Boa Viagem.

A ORIGEM DE SEU TOPÔNIMO:

Designação toponímica classificada como simples, tem a sua origem no nome de uma árvore típica da região, que também é conhecida como juá, laranjeira-de-vaqueiro, juá-fruta e juá-espinho.

Imagem de um Juazeiro.

A árvore é reputada por diversas propriedades medicinais e os seus frutos, que são do tamanho de uma cereja, são comestíveis e utilizados para fazer geleias, além de possuírem uma casca rica em saponina, um elemento usada para fazer sabão e produtos de limpeza para os dentes. Os seus frutos também são utilizados na alimentação do gado na época seca.

AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

Em um passado bem recente essa localidade já possuía algumas casas distantes umas das outras, servindo às famílias dos trabalhadores rurais que eram moradoras das várias fazendas existentes na região, que desde essa época já viviam da criação extensiva de gado e do plantio de culturas como milho, feijão, algodão, mandioca e outras em terras irrigadas pelo Rio Juazeiro e seus afluentes.
Esse rio, que desde cedo foi percebido como importante fonte de renda, nos primeiros anos da década de 1980 começou a ser explorado com a extração de seu principal minério, a areia, que serve de base para construção civil que ocorre na cidade.
No presente, no local dessa extração, por conta da formação de uma pequena lagoa, esse espaço tem servido também como ponto de encontro para lazer aos finais de semana, costumando reunir algumas pessoas, principalmente da cidade.
Antes disso, nos últimos anos da década de 1970, os moradores dessa localidade foram beneficiados com a pavimentação da malha em asfalto da Rodovia Federal Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, a BR-020, o que facilitou no escoamento de sua produção agrícola e no acesso para cidade, onde adquirem alguns insumos para sobrevivência e conseguem assistência médica e social.

Imagem de uma pequena casa de farinha existente na localidade, em 2020.

Ainda nesse período, com a valorização da farinha de mandioca, essa localidade chegou a possuir duas casas de farinha, sendo uma particular e a outra pertencente a sua associação de agricultores.

“A farinha de mandioca é um dos componentes essenciais da dieta da população brasileira, notadamente das regiões Norte e Nordeste. A partir da raiz da mandioca são produzidas: as farinhas seca, d’água e mista; a goma ou fécula; o tucupi; e a farinha de tapioca.”

Nessa localidade, nos últimos anos da década de 1990, na propriedade de Francisco Alves de Sousa, com a produção de leite, também foi instalada uma pequena fábrica de doce em barra e de “quebra-queixo”, um doce típico da culinária brasileira feito de coco e açúcar.
Mais tarde, por conta das secas, da técnica rudimentar de fabricação, da desvalorização de mercado de alguns desses produtos e da falta de orientação por parte dos órgãos técnicos e de fomento estabelecidos no Município esse pequeno surto industrial foi lamentavelmente encerrado.
Por volta de 2010, no governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, essa localidade foi beneficiada com o “Programa Luz Para Todos”, algo que deu condições aos produtores rurais de instalar energia elétrica em suas propriedades, de onde se esperava o aumento de sua produção, algo que não ocorreu por conta da baixa disponibilidade d’água.
Nos primeiros meses de 2012, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, os moradores dessa localidade foram beneficiados com a implantação do sistema de abastecimento d’água em suas casas.

AS LOCALIDADES DE SUA VIZINHANÇA:

O acesso para localidade de Juazeiro, saindo da cidade de Boa Viagem, é feito por via terrestre por meio da Rodovia Federal Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, a BR-020, seguindo também por meio de rodovias municipais, que lamentavelmente não possuem nomenclatura que facilitem a sua identificação.

Imagem do mapa da região.

O Juazeiro tem em sua vizinhança as seguintes localidades: AnafuêCurimatã, Jordão e Tocantins.

OS EQUIPAMENTOS EXISTENTES NA LOCALIDADE:

Na localidade de Juazeiro os seus habitantes possuem alguns equipamentos para facilitar as suas vidas, bem como a dos moradores de sua vizinhança, sendo eles:

  1. A Capela de Nossa Senhora Aparecida;
  2. Escola de Ensino Fundamental Vicente Pereira da Silva.

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A.; CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.