Escola de Ensino Fundamental Patrícia Facundo Campos

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Escola de Ensino Fundamental Patrícia Facundo Campos está localizada na Rua José Vieira Costa, nº 481, no Bairro Alto da Queiroz, na cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da Escola de Ensino Fundamental Patrícia Facundo Campos em 2014.

Imagem da Escola de Ensino Fundamental Patrícia Facundo Campos, em 2014.

Esse equipamento público, pertencente ao Governo Municipal, é gerenciado pela Secretaria da Educação, que segue as orientações e as normas da 12ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, a CREDE 12, que está sediada no Município de Quixadá.

A BASE LEGAL DE SUA CRIAÇÃO:

Essa unidade de ensino, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, teve a sua nomenclatura regulamentada como Escola de Ensino Fundamental Criança Feliz através da lei nº 763, de 4 de outubro de 2001.
Alguns anos depois, novamente na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, ela teve a sua nomenclatura alterada para Escola de Ensino Fundamental Patrícia Facundo Campos através da lei nº 1.193, do dia 14 de março de 2014.
Ela foi credenciada pelo parecer nº 0356/2015 do CEC, o Conselho de Educação do Ceará, e o seu número no INEP, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, é 23096179.

AS MODALIDADES DE ENSINO:

Em nosso país a educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, tendo uma duração ideal de dezoito anos, período da vida escolar em que se toma posse dos conhecimentos mínimos necessários para uma cidadania completa, servindo também para se definir sobre o futuro profissional e área do conhecimento que se quer atuar.
Na Escola de Ensino Fundamental Patrícia Facundo Campos existe a oferta da seguinte modalidade de ensino:

  1. Ensino Fundamental.

OS SÍMBOLOS DA ESCOLA:

A palavra símbolo designa um tipo de signo em que o significante representa algo abstrato, por força de convenção ou semelhança, sendo um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.
A representação específica para cada símbolo pode surgir como resultado de um processo natural ou pode ser convencionado de modo a que o receptor, uma pessoa ou grupo específico de pessoas, consiga fazer a interpretação do seu significado implícito e atribuir-lhe determinada conotação.
A Escola de Ensino Fundamental Patrícia Facundo Campos possui dois símbolos que a identificam, são eles:

1º. A BANDEIRA:

O pavilhão da Escola de Ensino Fundamental Patrícia Facundo Campos foi criado em 2015 pelo Prof. Eliel Rafael da Silva Júnior e o trabalho gráfico ficou por conta de Magno Felipe Ferreira dos Santos.

Bandeira da Escola de Ensino Fundamental Patrícia Facundo Campos.

Bandeira da Escola de Ensino Fundamental Patrícia Facundo Campos.

2º. O BRASÃO:

O brasão da Escola de Ensino Fundamental Patrícia Facundo Campos foi criado em 2014 pela Profª. Irismar Soares da Silva Maciel.

Brasão da Escola de Ensino Fundamental Patrícia Facundo Campos

Brasão da Escola de Ensino Fundamental Patrícia Facundo Campos.

O brasão dessa escola carrega um conjunto de detalhes que resumem um pouco da história e dos valores da própria instituição, são eles:

  • O castelo: Essa fortaleza representa a segurança oferecida pela escola ao seu corpo discente.
  • O escudo: Abaixo do castelo está um escudo, que é uma arma de defesa e serve para proteger contra os golpes do inimigo. Nesse sentido a escola reforça a ideia de ser um espaço de refúgio para o seu corpo discente.
  • O livro e o lápis: A escola, transmissora de valores, no seu cotidiano tenta compartilhar com os seus alunos o conhecimento universal produzido pela humanidade e dá a cada um a oportunidade de escrever a sua própria história.

A HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO:

A Escola de Ensino Fundamental Patrícia Facundo Campos, que anteriormente era conhecida como Escola de Ensino Fundamental Criança Feliz, foi construída na gestão do Prefeito Benjamim Alves da Silva, sendo solenemente inaugurada nos dia 11 de dezembro de 1992.

“A evolução histórica dessa escola teve origem pela necessidade deste bairro possuir uma escola para facilitar o acesso da comunidade mais distante do Centro da cidade. Ela foi criada a pedido da comunidade através do Conselho Comunitário dos Moradores dos Bairros Recreio e Alto da Queiroz, projeto da líder comunitária Maria Alice Ferreira Alves.”

Pouco tempo antes disso, com muito esforço, a Associação dos Moradores dos Bairros Recreio e Alto da Queiroz, que na época era presidida pela Srª Maria Alice Ferreira Alves, obteve verbas junto a FEBEM, a Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor, e em parceria com o Governo Municipal conseguiu construir uma escola em uma área considerada de forte vulnerabilidade social.

Imagem da Escola de Ensino Fundamental Patrícia Facundo Campos, em 2004.

Imagem da Escola de Ensino Fundamental Patrícia Facundo Campos, em 2004.

Sobre essa importante conquista o Projeto Político Pedagógico da escola nos conta um pouco das dificuldades enfrentadas por essa unidade de ensino logo depois de sua fundação:

“A escola iniciou as suas atividades no dia 1º de fevereiro de 1993, atendendo a 120 crianças, de 2 a 6 anos de idade, do Bairro Recreio e do Bairro Alto da Queiroz. De famílias de baixa renda, com apenas 2 salas de aula, funcionando maternal, jardim I e II, nos turnos manhã e tarde… As crianças recebiam fardamento, merenda escolar e noções de higiene pessoal por monitores qualificados.”

Em 1997, na gestão do Prefeito Dr. Francisco Vieira Carneiro, aconteceu uma importante mudança na forma de seleção dos componentes do Núcleo Gestor dessa escola. Nesse ano, semelhantemente as escolas da rede estadual, de forma democrática, a diretora da instituição foi escolhida por sufrágio direto dos pais, alunos, professores e funcionários da escola.
Ainda nessa gestão, em 1998, essa escola passou por uma importante reforma pedagógica. Por decisão da Secretaria da Educação ela ampliou a oferta de suas séries e transferiu o ensino infantil para os cuidados da Escola de Ensino Fundamental Jessé Alves da Silva.
Nesse mesmo tempo ela passou por uma pequena reforma, oportunidade em que recebeu mais quatro salas de aula, passando a funcionar nos três turnos e a contar com vários programas sociais:

“Desde a sua inauguração, até os dias atuais, a escola desenvolveu e contou com vários programas sociais: Bolsa Escola, AABB Comunidade, Olho no Olho, Leitura em Minha Casa, Dinheiro Direto na Escola, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Comunidade e Paz, Projeto Crescer, Cooperjovem, Amor à Vida, Alimentação Escolar e outros.”

Nos últimos meses de 2000, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, o corpo discente dessa escola foi contemplada com a construção de uma quadra poliesportiva.
Algum tempo depois, em 2006, depois da emissão do parecer nº 563, de 31 de dezembro de 2005, essa unidade escolar passou a oferecer também as séries terminais do ensino fundamental.
Mais tarde, em 2012, novamente na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, a quadra poliesportiva dessa escola foi beneficiada com a sua cobertura e iluminação, algo que foi muito apreciado pela comunidade escolar.
Nos primeiros meses de 2014, consternados com o trágico e fatal acidente automobilístico sofrido pela Profª Patrícia Facundo Campos na Rodovia Federal Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, a BR-020, a escola teve a sua nomenclatura alterada.

Pátio da Escola de Ensino Fundamental Patrícia Facundo Campos em 2014.

Imagem do pátio interno da Escola de Ensino Fundamental Patrícia Facundo Campos, em 2014.

AS EQUIPES DE GESTÃO:

A equipe de administração de uma escola da rede municipal é cargo de confiança do prefeito, que indica os seus componentes. Ao longo de sua história essa unidade ensino já foi gerenciada pelas seguintes pessoas:

  • 1993 – 1996

Profª. Maria de Lourdes Ramos (Diretora);
Profª. Antônia Helenita Carneiro da Silva (Coordenadora Pedagógica);
Ana Jerônima Carvalho de Morais (Secretária).

  • 1997 – 2000

Profª. Maria de Lourdes Ramos (Diretora);
Profª. Antônia Helenita Carneiro da Silva (Coordenadora Pedagógica);
Ana Jerônima Carvalho de Morais (Secretária).

  • 2001 – 2004

Profª. Maria de Lourdes Ramos (Diretora);
Profª. Antônia Helenita Carneiro da Silva (Coordenadora Pedagógica);
Ana Jerônima Carvalho de Morais (Secretária).

  • 2005 – 2008

Profª. Odaci Lima de Sousa Batista (Diretora);
Profª. Antônia Helenita Carneiro da Silva (Coordenadora Pedagógica);
Ana Jerônima Carvalho de Morais (Secretária).

  • 2009 – 2012

Profª. Irismar Soares da Silva Maciel (Diretora);
Profª. Francisca Rocinauda de Araújo Ramos (Coordenadora pedagógica);
Ana Jerônima Carvalho de Morais (Secretária).

  • 2013 – 2016

Profª. Irismar Soares da Silva Maciel (Diretora);
Profª. Maria Nazinha Pereira Cavalcante Fernandes (Coordenadora Pedagógica);
Ana Jerônima Carvalho de Morais (Secretária).

  • 2017 – 2020

Profª. Samara Rodrigues de Carvalho (Diretora);
Profª. Maria Nazinha Pereira Cavalcante Fernandes (Coordenadora Pedagógica);
(Secretária).

A ESTRUTURA FÍSICA:

Para executar bem as suas atividades pedagógicas, gerando segurança e conforto para os seus usuários, a Escola de Ensino Fundamental Patrícia Facundo Campos possui a seguinte estrutura:

  • Setor Administrativo:
  1. Cantina: 1
  2. Depósito: 1
  3. Sala de professores: 1
  4. Sala de secretaria: 1
  • Setor Acadêmico:
  1. Banheiros: 2
  2. Laboratório de informática: 1
  3. Pátio aberto: 1
  4. Pátio coberto: 1
  5. Quadra coberta: 1
  6. Sala de leitura: 1
  7. Salas de aula: 5
Imagem da Escola de Ensino Fundamental Patrícia Facundo Campos, em 2004.

Imagem da Escola de Ensino Fundamental Patrícia Facundo Campos, em 2004.

O CONTATO:

Os canais de comunicação com a Escola de Ensino Fundamental Patrícia Facundo Campos são os seguintes:

  • Telefone:
  1. 88.3427-2904 (Orelhão).
  • E-mail:
  1. eefcriancafeliz@hotmail.com
  2. criancafelizeef.blogspot.com

5 ideias sobre “Escola de Ensino Fundamental Patrícia Facundo Campos

  1. Pingback: Bairro Alto da Queiroz | História de Boa Viagem

  2. Pingback: EDUCAÇÃO | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Patrícia Facundo Campos | História de Boa Viagem

  4. Pingback: DEZEMBRO | História de Boa Viagem

  5. Pingback: Quadra Poliesportiva da EEF Patrícia Facundo Campos | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta