Escola de Ensino Fundamental David Vieira Carneiro

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Escola de Ensino Fundamental David Vieira Carneiro está localizada na Rua Sabino Pereira Lima, s/nº, no Centro da vila de Domingos da Costa, a sede do Distrito de Domingos da Costa, distante 18 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da Escola de Ensino Fundamental David Vieira Carneiro, em 2019.

Esse equipamento público, pertencente ao Governo Municipal, é gerenciado pela Secretaria da Educação, que segue as orientações e as normas da 12ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, a CREDE 12, que está sediada no Município de Quixadá.

A BASE LEGAL DE SUA CRIAÇÃO:

Essa unidade de ensino, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, teve a sua nomenclatura regulamentada através da lei nº 763, de 4 de outubro de 2001, alterada por meio da lei nº 1.084, de 4 de março de 2011.
Essa escola está credenciada pelo CEC, o Conselho de Educação do Ceará, e o seu número no INEP, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, é 23097337.

AS MODALIDADES DE ENSINO:

Em nosso país a educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, tendo uma duração ideal de dezoito anos, período da vida escolar em que se toma posse dos conhecimentos mínimos necessários para uma cidadania completa, servindo também para se definir sobre o futuro profissional e área do conhecimento que se quer seguir.
Na Escola de Ensino Fundamental David Vieira Carneiro existe a oferta das seguintes modalidades de ensino:

  1. Ensino Fundamental.

Nessa unidade de ensino, por conta de uma parceria com o Governo do Estado, para melhor atender aos estudantes da região, existe uma das extensões da Escola de Ensino Médio Dom Terceiro.

OS SÍMBOLOS DA ESCOLA:

A palavra símbolo designa um tipo de signo em que o significante representa algo abstrato, por força de convenção ou semelhança, sendo um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.
A representação específica para cada símbolo pode surgir como resultado de um processo natural ou pode ser convencionado de modo a que o receptor, uma pessoa ou grupo específico de pessoas, consiga fazer a interpretação do seu significado implícito e atribuir-lhe determinada conotação.
A Escola de Ensino Fundamental David Vieira Carneiro possui dois símbolos que a identificam, são eles:

1º. A BANDEIRA:

2º. O BRASÃO:

Imagem do brasão utilizado por essa unidade de ensino.

A HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO:

Essa importante unidade de ensino, que já passou por várias ampliações em sua estrutura, conforme informações colhidas no Projeto Político Pedagógico da Escola, foi construída por volta de 1965, na gestão do Prefeito José Vieira Filho, o Mazinho, recebendo como patronesse o nome de sua esposa, a Professora Maria Dias Cavalcante Vieira.
Antes disso, conforme registro existente no Plano de Governo para o Município de Boa Viagem entre os anos de 1963 e 1967, na gestão do Prefeito Dr. Manuel Vieira da Costa, o Nezinho, temos um pequeno relato das condições de oferta de instrução pública e do interesse em construir uma escola nessa localidade, algo que dentro de pouco tempo foi realizado:

“Existe cinco prédios estaduais para escolas isoladas, sem funcionamento, dado precário estado de conservação no qual se encontram… Restauração e aparelhamento do Grupo Escolar Padre Antônio Correia de Sá, situado na sede do Município, bem como de mais cinco escolas isoladas, situadas nos povoados de Belmonte, Ipiranga, Santo Antônio, Guia e Boa Ventura, todas de propriedade do Estado, e que se encontram sem funcionar… Pretendemos construir cinco escolas rurais, sendo elas em: Domingos da Costa, Ramadinha, Águas Belas, Ibuaçu e Jacampari.” (COSTA, 1962: p. 4 – 5)

Nesse tempo, sem um espaço adequado para o seu funcionamento, as aulas aconteciam em um local improvisado cedido pela Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem na Capela do Sagrado Coração de Jesus.

“O surgimento desta escola aconteceu devido a carência de uma escola pública nessa localidade, pois os alunos estudavam na igreja. O prefeito era o Senhor José Vieira Filho, que realizou a construção de uma escola nesta vila, onde os moradores são de baixa renda e vivem basicamente da agricultura. A mesma foi inaugurada no ano de 1963, contando  apenas com uma sala de aula, uma cantina e um banheiro. Funcionava com um total de aproximadamente 60 alunos nos turnos manhã, tarde e noite.”

Nos primeiros meses de 1975, na gestão do Prefeito Dr. Francisco Vieira Carneiro, o  Major Carneiro, essa unidade de ensino recebeu ampliação de sua estrutura física, recebendo também turmas até à 4ª série do primeiro grau nos turnos manhã e tarde.
Em 1988, no governo do Prefeito Benjamim Alves da Silva, ocorrendo a oportunidade da ampliação da oferta das séries subsequentes por conta das facilidades existentes pelo ensino disponibilizado pela TVE, o corpo discente das turmas do primeiro grau menor dessa escola passaram para o edifício da Escola de Ensino Fundamental Manoel Alberto da Costa, que durante alguns anos serviu de anexo dessa unidade de ensino.

“A finalidade inicial [da TVC] era difundir teleaulas de primeiro e segundo graus no Estado do Ceará. Em 1973 a emissora exibiu a primeira teleaula para mais de quatro mil alunos das escolas públicas do Estado.”

Em março de 1998, se estendendo até outubro de 1999, novamente na gestão do Prefeito Dr. Francisco Vieira Carneiro, essa unidade de ensino foi contemplada com uma turma do TELECURSO 2000, servindo a uma turma de 18 alunos.

“O Telecurso 2000 foi um sistema educacional de educação a distância brasileiro mantido pela Fundação Roberto Marinho e pelo sistema FIESP. Ele foi idealizado e criado pelo jornalista Francisco Calazans Fernandes, o programa consiste em teleaulas das últimas séries do ensino fundamental (antigo 1º grau, ou ginásio) e do ensino médio (2º grau, ou colégio) que podiam ser assistidas em casa ou em telessalas.”

Nessa época, já na administração do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, essa unidade de ensino recebeu uma nova ampliação, quando foi construída mais uma sala de aula e uma secretaria com banheiro destinado para os funcionários, ocorrendo essa inauguração no dia 29 de abril de 2000.
No ano seguinte, no dia 4 de outubro, por meio da lei nº 763, ainda na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, a nomenclatura dessa unidade de ensino foi regulamentada.
Nos primeiros meses de 2004, por conta do grande número de alunos concludentes do Ensino Fundamental em sua região, o Governo Municipal firmou parceria com o Governo do Estado e implantou uma extensão do Ensino Médio da Escola de Ensino Médio Dom Terceiro, algo que facilitou o acesso de muitos estudantes que certamente iriam interromper o seu ciclo de estudos.
Mais tarde, no primeiro semestre de 2005, novamente na gestão do Prefeito José Vieira Filho, por meio da lei nº 913, de 27 de junho, seguindo o plano de redimensionamento geográfico do Município, essa unidade de ensino passou a compor o território do Polo Onze, sendo a sua escola sede.
Nesse mesmo ano, necessitando de melhorias, a estrutura dessa escola foi reformada, recebendo novos banheiros, passarelas e rampas de acessibilidade para pessoas com baixa mobilidade.

“Em 2006 essa unidade de ensino passou por uma enorme reforma, sendo ampliada as três salas existentes e construídas mais quatro salas, outra sala foi dividida para uma secretaria e uma sala de leitura, uma cozinha com cantina, três banheiros masculinos e três femininos e um banheiro com acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, no ano seguinte, com recursos próprios da escola, foi construída uma cisterna e uma pequena sala e dois banheiros próximos a quadra de esportes.”

Ainda nessa época, por conta da nucleação da Escola de Ensino Fundamental Manoel Alberto da Costa, o número de estudantes dessa unidade de alunos foi ampliado.
Nos últimos meses de 2010, novamente na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, depois de muitos anos de espera, o corpo discente dessa unidade de ensino foi contemplada com a construção de uma quadra poliesportiva coberta, que é bastante utilizada para diversas atividades culturais, esportivas e pedagógicas.

Imagem da quadra coberta da escola em 2019.

Em 2011, novamente na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, orientado pelo Ministério Público através do promotor da comarca, Dr. Marcus Vinícius Amorim de Oliveira, por força da lei nº 6.454, de 24 de outubro de 1977, que trata sobre a proibição da utilização do nome de pessoas vivas em edifícios públicos, bem como no que está escrito no artigo nº 14 da Lei Orgânica do Município, a Escola de Ensino Fundamental Maria Dias Cavalcante Vieira teve o seu nome revogado e alterado através da lei n° 1.084, de 4 de março de 2011, para Escola de Ensino Fundamental David Vieira Carneiro.

“Art. 14 – É vedado ao Município: VIII – Atribuir nome de pessoa viva a rua, praças, logradouros públicos, pontes, viadutos, reservatórios d’água, praças de esporte, estabelecimentos de ensino, hospitais, maternidades, auditórios, salas, distritos e povoados.”

No ano seguinte essa unidade de ensino passou a funcionar com o tempo integral, recebendo também o Programa Mais Educação, contando com 100 alunos no Ensino Fundamental.
Em 2013 foi construída mais uma sala de aula, estando localizada nas proximidades da quadra para o funcionamento do letramento do programa mais educação.
No fim da tarde do dia 27 de agosto de 2019, na gestão do Vereador José Anchieta Paiva Chaves, a vila de Domingos da Costa recebeu a sua primeira sessão itinerante promovida pela Câmara de Vereadores do Município, tendo sido essa unidade de ensino o local escolhido para a sua realização.

AS EQUIPES DE GESTÃO:

A equipe de administração de uma escola da rede municipal é cargo de confiança do prefeito, que indica os seus componentes.

  • 1963 – 1967

Profª. Rita Vieira Lobo (Diretora Geral).

  • 1967 – 1971

Profª. Rita Vieira Lobo (Diretora Geral).

  • 1971 – 1973

Profª. Rita Vieira Lobo (Diretora Geral).

  • 1973 – 1977

Profª. Rita Vieira Lobo (Diretora Geral).

  • 1977 – 1983

Profª. Rita Vieira Lobo (Diretora Geral).

  • 1983 – 1988

Profª. Rita Vieira Lobo (Diretora Geral).

  • 1989 – 1992

Profª. Rita Vieira Lobo (Diretora Geral);
Profª. Rosa Vieira Fernandes (Supervisora).

  • 1993 – 1996

Profª. (Diretora Geral).

  • 1997 – 2000

Profª. Maria Aparecida de Sousa Leitão (Diretora Geral);
Profª. Antônia Verçosa Lima (Coordenadora Pedagógica);
Lucicler Facundo Ferreira (Secretária).

  • 2001 – 2004

Prof. Antônio Sérgio Vieira Fernandes (Diretor Geral);
Profª. Maria Lucinete Fernandes (Coordenadora Pedagógica);
Profª. Maria Helena Rodrigues (Coordenadora Pedagógica);
Profª. Alzenira de Sousa Lima (Coordenadora de Gestão);
Juraci de Sousa Lima (Secretária).

  • 2005 – 2008

Prof. Antônio Sérgio Vieira Fernandes (Diretor Geral);
Profª. Maria Lucinete Fernandes (Coordenadora Pedagógica);
Profª. Maria Helena Rodrigues (Coordenadora Pedagógica);
Profª. Alzenira de Sousa Lima (Coordenadora de Gestão);
Juraci de Sousa Lima (Secretária).

  • 2009 – 2012

Profª. Maria Aparecida de Sousa (Diretora Geral);
Profª. Maria Lucinete Fernandes (Coordenadora Pedagógica);
Profª. Maria Helena Rodrigues (Coordenadora Pedagógica);
Profª. Alzenira de Sousa Lima (Coordenadora de Gestão);
Juraci de Sousa Lima (Secretária).

  • 2013 – 2016

Profª. Auzenira de Sousa Lima (Diretora Geral);
Profª. (Coordenadora Pedagógica);
Juraci de Sousa Lima (Secretária).

  • 2017 – 2020

Prof. Rômulo de Sousa Fernandes (Diretor Geral);
Prof. Antônio Sérgio Vieira Fernandes (Coordenador Pedagógico);
Profª. Maria Lucinete de Souza (Coordenadora Pedagógica);
Juraci de Sousa Lima (Secretária).

A ESTRUTURA FÍSICA:

Para executar bem as suas atividades pedagógicas, gerando segurança e conforto para os seus usuários, a Escola de Ensino Fundamental David Vieira Carneiro possui a seguinte estrutura:

  • Setor Administrativo:
  1. Cantina: 1
  2. Depósitos: 1
  3. Sala de direção: 1
  4. Sala de secretaria: 1
  • Setor Acadêmico:
  1. Banheiros: 2
  2. Hall de entrada: 1
  3. Laboratório de informática: 1
  4. Pátio aberto: 1
  5. Pátio coberto: 1
  6. Quadra coberta: 1
  7. Salas de aula: 7
  8. Sala de leitura: 1

O CONTATO:

Os canais de comunicação com a Escola de Ensino Fundamental David Vieira Carneiro são os seguintes:

  • Telefones:
  1. 88.3427-0012 (Orelhão);
  2. 88.3427-7351 (Secretaria da Educação).
  • E-mail:
  1. davidvieirapolo11@hotmail.com

4 ideias sobre “Escola de Ensino Fundamental David Vieira Carneiro

  1. Pingback: A EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM | História de Boa Viagem

  2. Pingback: Domingos da Costa | História de Boa Viagem

  3. Pingback: Pólo Onze | História de Boa Viagem

  4. Pingback: Rua Sabino Pereira Lima | História de Boa Viagem

Deixe uma resposta