Unidade de Referência da Saúde da Mulher Francisca Ivani Citó Ramalho

AS INFORMAÇÕES BÁSICAS:

A Unidade de Referência da Saúde da Mulher Francisca Ivani Citó Ramalho está localizada na Avenida França Mota, nº 28, no Centro da cidade de Boa Viagem, no Município de Boa Viagem, no Estado do Ceará.

Imagem da Unidade de Referência da Saúde da Mulher Francisca Ivani Citó Ramalho, em 2012.

Essa pequena unidade da saúde é gerenciada pela Secretaria da Saúde da Prefeitura de Boa Viagem.

A BASE LEGAL DE SUA NOMENCLATURA:

A Unidade de Referência da Saúde da Mulher Francisca Ivani Citó Ramalho teve a sua nomenclatura regulamentada através da lei nº 1.140, de 21 de março de 2012, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef.

A HISTÓRIA DE SUA CONSTRUÇÃO E A SUA FINALIDADE:

Esse edifício público foi construído por volta de 1995, na gestão do Prefeito Antônio Argeu Nunes Vieira, e tinha a finalidade de ser o Centro de Cultura do Município de Boa Viagem, onde abrigaria a biblioteca municipal e o arquivo público.
Nessa época, infelizmente, a construção não chegou a ser concluída, não foi coberta e a sua lage costumava represar um grande volume d’água, sendo um foco do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue. Outro grave problema gerado por essa construção era o fato dela estar aberta e exposta aos delinquentes, que costumavam utilizar esse local para esconder pequenos furtos, fato que gerava insegurança aos moradores de sua vizinhança.
Por esse motivo, em junho de 1999, os herdeiros do Sr. Eliel Rafael da Silva, que moravam vizinho ao prédio, solicitaram os portões que foram retirados do Estádio Municipal Dr. Francisco Segismundo Rodrigues dos Santos Neto para fecharem o local.
Nos primeiros meses de 2005, mesmo sem concluir essa obra, o Prefeito José Vieira Filho – o Mazinho, autorizou por empréstimo o funcionamento da associação “Assim como Somos Venceremos”, uma entidade composta por pessoas com algum tipo de deficiência, que era presidida pelo radialista Francisco Erialdo Rodrigues Costa e haviam se mobilizaram na arrecadação de fundos para uma pequena reforma.
Pouco tempo depois esse prédio passou a receber também as reuniões do Grupo de Alcoólicos Anônimos de Boa Viagem, que na época era presidido pelo Sr. Francisco Siqueira Dantas.
No dia 28 de dezembro de 2011, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, depois de muitos anos sem uma destinação específica por parte do Governo Municipal, esse edifício foi entregue aos cuidados da Secretaria da Saúde, que lhe utilizou para receber e a tratar especificamente o público feminino do Município, antes disso recebeu o nome da Srª Francisca Ivani Citó Ramalho como sua patronesse.
Nesse mesmo ano o edifício passou por uma ampla reforma, onde foram construídas salas para servirem de consultório médico e o prédio passou a ter também o acesso ao Hospital e Casa de Saúde Adília Maria de Lima.
Nos primeiros meses de 2020, no governo da Prefeita Aline Cavalcante Vieira, por conta da pandemia do COVID-19, essa unidade de referência foi desativada para receber as pessoas infectadas, algo que causou pânico em sua vizinhança, que sendo formada em sua maioria de pessoa do grupo de risco contestou essa decisão nas redes sociais diante da falta de asseio e quebra de protocolo na forma de manuseio com as pessoas doentes.

Imagem da entrada desse local sendo utilizada pelos internados pelo COVID-19.

Meses antes dessa decisão a prefeita havia tranquilizado a todos prometendo que as pessoas infectadas pelo COVID-19 iriam receber tratamento no edifício da UPA – a Unidade de Pronto Atendimento Dr. Émerson Gustavo de Almeida Silva, que era afastada do Centro e isolada de vizinhança, fato que não foi cumprido.
Nessa mesma época o Ministério Público interveio em favor das pessoas da Avenida França Mota e a prefeita prometeu abrir um acesso alternativo pela Avenida São Vicente de Paulo, algo que minimizou o grave problema.

A ESTRUTURA FÍSICA:

Para executar bem as suas atividades, gerando segurança e conforto para os seus usuários, a equipe da Unidade de Referência da Saúde da Mulher Francisca Ivani Citó Ramalho possui a seguinte estrutura:

  • Setor Administrativo:
  1. Banheiro: 2;
  2. Farmácia: 1;
  3. Sala de administração: 1.
  • Setor de Atendimento:
  1. Ambulatório de enfermagem: 1;
  2. Ambulatório de ginecologia e obstetrícia: 1;
  3. Ambulatório multidisciplinar: 1;
  4. Banheiro: 2;
  5. Recepção: 1;
  6. Sala de procedimentos: 1.

O CONTATO:

O canal de comunicação com a equipe da Unidade de Saúde da Mulher Francisca Ivani Citó Ramalho é o seguinte:

  • Telefone
  1. 88.3427-2615 (Orelhão).

BIBLIOGRAFIA:

  1. FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
  2. NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
  3. SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. A história da saúde do Município de Boa Viagem. Disponível em www.historiadeboaviagem.com.br. Acesso em 10 de agosto de 2016.