Antônia Fabíola Bezerra Lopes Carneiro nasceu no dia 29 de março de 1978 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo a filha primogênita de Antônio Almir Ribeiro Lopes e de Antonieta Bezerra Lopes.
Os seus avós paternos se chamavam Luís Lopes Pinto e Francisca Ribeiro Lopes, já os maternos eram José Bezerra do Vale e Ana Bezerra do Nascimento.
Alguns meses depois do seu nascimento, em 13 de julho, seguindo o costume da confissão religiosa de seus pais, recebeu o sacramento do batismo pelas mãos do Pe. Miguel Frederico Daudt na Capela de Nossa Nossa Senhora Aparecida, na vila dos Barreiros, no Município de Monsenhor Tabosa.
Na época em que nasceu, diante do fato do Hospital e Casa de Saúde Adília Maria de Lima não possuir uma estrutura básica para o parto, os seus pais decidiram contar com a valiosa ajuda da Srª Maria Alves da Rocha, uma parteira popularmente conhecida como “Maria Sistente”.
Depois disso, sendo os seus pais pequenos agropecuaristas, foi cuidadosamente levada nos braços para localidade denominada de Olinda, dentro do território do Distrito de Ipiranga.
“Olinda é uma localidade existente na zona rural do Município de Boa Viagem, distante pouco mais de 37 quilômetros do Centro da cidade de Boa Viagem, no Estado do Ceará. Dentro da divisão politico-geográfica, em relação ao Marco Zero, essa localidade está na região oeste do Município, dentro dos limites geográficos do território do Distrito de Ipiranga.” (SILVA JÚNIOR, 2023: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/olinda/. Acesso no dia 7 de fevereiro de 2024)
Nessa localidade, pouco tempo depois, sendo a sua mãe uma das professoras da rede pública municipal, mantinha em um de seus cômodos um ambiente que servia de sala de aula para criançada da região, escola rural de multisseriado denominada de Nilce Guimarães, unidade de ensino onde recebeu instrução elementar.
Mais tarde, nos primeiros meses de 1988, residindo distante da cidade de Boa Viagem, os seus pais optaram em lhe matricular em uma das turmas da 5ª série da Escola Municipal de 1º e 2º Graus Luiz Leitão, na vila dos Barreiros.
Nessa época, em um primeiro momento, diariamente o seu pai lhe carregava de bicicleta em um trajeto de 9 quilômetros até que, depois de um ajuste com um casal amigo, fixou residência nessa localidade.
No ano seguinte, por conta de seus irmãos também avançarem nos estudos, os seus pais alugaram uma casa na vizinhança desse casal, onde passavam toda semana, regressando ao lar paterno com os seus irmãos aos finais de semana.
Findando essa etapa em seus estudos, desejando um melhor rendimento em sua formação escolar, como também seguir o caminho profissional de sua mãe, passou a residir com a sua avó paterna na cidade de Boa Viagem, sendo matriculada em uma das turmas de magistério da Escola de 1º e 2º Graus Dom Terceiro, concluindo a sua formação profissionalizante nos últimos meses de 1995.
Nessa época, buscando a sua independência financeira, trabalhou durante algum tempo como costureira e também no setor administrativo do Comercial Carlly.
Nesse mesmo período, desejando cursar o ensino superior, depois de prestar exame vestibular, passou a compor uma das turmas de Pedagogia da UVA – a Universidade Estadual Vale do Acaraú, em sua extensão na cidade de Monsenhor Tabosa, concluindo seu curso nos últimos dias de 1999.
No ano seguinte, em 7 de fevereiro, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, por meio da portaria nº 143, depois de aprovada em concurso público, passou a compor o quadro de professores efetivos da Prefeitura de Boa Viagem na Secretaria da Educação, Cultura e Desporto.
Nesse mesmo ano, no dia 24 de novembro, segundo informações existentes no livro B-10, pertencente ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, folha 116v, tombo nº 4.881, contraiu matrimônio com José Carneiro Dantas Filho – o Régis Carneiro, nascido no dia 2 de março de 1974, sendo filho de José Carneiro Dantas e de Terezinha Cavalcante Dantas.
No dia seguinte, em acordo com o livro B-20, pertencente à secretaria da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, folha 142v, tombo nº 60, no santuário da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, confirmou os seus votos em uma cerimônia presidida pelo Mons. Luiz Orlando de Lima.
Desse matrimônio foram gerados dois filhos, um casal, sendo eles: Ana Teresa Bezerra Lopes Carneiro e Luan Bezerra Lopes Carneiro.
Nos primeiros meses de 2003, depois de algum tempo aprimorando a sua formação superior, investiu em um curso de especialização em Psicopedagogia na Universidade Estadual Vale do Acaraú.
Nesse mesmo ano, pela mesma instituição de ensino, concluiu a sua especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio apresentando o trabalho monográfico “Gestão Escolar Participativa e sua Função Social”, tendo como orientador o Me. Antônio Marcielyo Fonteles Vital.
Mais tarde, nos últimos meses de 2007, depois de algum tempo de estudos, também pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, concluiu a sua definição de área de estudos em uma licenciatura plena em História e Geografia.
Depois disso, entre os anos de 2009 e 2016, inicialmente com a portaria nº 334, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, exerceu a função de diretora do Centro de Educação Infantil Marcos José Cavalcante Sampaio.
No dia 1º de agosto de 2016, através da portaria nº 580.9, atendendo aos critérios aprovados pela Câmara Municipal de Vereadores na lei nº 1.288, de 22 de março de 2016, recebeu ampliação definitiva de sua jornada funcional, sendo prejudicada em seu trabalho algum tempo depois pelo decreto nº 24, de 12 de fevereiro de 2019, na gestão da Prefeita Aline Cavalcante Vieira.
“Anula e torna sem efeito o ato de ampliação da jornada de trabalho de ANTÔNIA FABIOLA BEZERRA LOPES CARNEIRO e dá outras providências.”
No ano seguinte, aproximando-se do pleito eleitoral do dia 15 de outubro de 2021, o nome de seu esposo ganhou projeção como virtual candidato ao Poder Executivo, fato confirmado nas urnas em uma expressiva vantagem sobre às chapas adversárias.
“Na eleição municipal que ocorreu no dia 15 de outubro de 2021, mesmo não possuindo experiência política alguma, militando dentro dos quadros políticos do SOLIDARIEDADE, legenda nº 77, recebeu importantes apoios para enfrentar essa disputa, dentre elas do Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, que indicou a vice, Jeyne Ellen Marinho Mesquita.” (SILVA JÚNIOR, 2021: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/jose-carneiro-dantas-filho/. Acesso no dia 8 de fevereiro de 2024.)
BIBLIOGRAFIA:
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO DE MONSENHOR TABOSA. Livro de tombo de batismos. Livro A-21. Folha 241v. Termo 340.
- PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM. Livro de tombo de casamentos. Livro B-20. Folha 142v. Termo 60.
- PORTAL DE NOTÍCIAS. Régis Carneiro vence eleição e se torna novo prefeito de Boa Viagem. Disponível em https://www.portaldenoticiasce.com.br/2020/11/regis-carneiro-vence-eleicao-e-se-torna.html. Acesso no dia 28 de fevereiro de 2021.
- SERTNEWS. Prefeito de Boa Viagem é o quarto mais votado e é eleito um dos melhores do Ceará. Disponível em https://www.facebook.com/portalsertnews. Acesso no dia 16 de junho de 2022.
- SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Olinda. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/olinda/. Acesso no dia 7 de fevereiro de 2024.
- SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. José Carneiro Dantas Filho. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/jose-carneiro-dantas-filho/. Acesso no dia 8 de fevereiro de 2024.
FILME:
- SECA Verde. Direção de José Roberto Aureliano Sales (Zé Bob Sales). Boa Viagem: Sapiência Filmes, 2022.
Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem
Pingback: José Carneiro Dantas Filho | História de Boa Viagem
Pingback: Centro de Educação Infantil Marcos José Cavalcante Sampaio | História de Boa Viagem
Pingback: MARÇO | História de Boa Viagem
Pingback: Primeiras-damas | História de Boa Viagem