A FORMAÇÃO HISTÓRICA E POLÍTICA DO DISTRITO:
O Distrito do Ibuaçu é o conjunto de vinte e uma comunidades rurais que anteriormente pertenciam aos Distritos de Jacampari e de Boa Viagem, tendo sido criado na gestão do Prefeito José Rangel de Araújo, interventor estadual, através do Decreto Estadual nº 448, do dia 20 de dezembro de 1938, sendo inicialmente conhecido pelo topônimo “Socorro”.
Com a criação desse Distrito o povoado de Ibuaçu, que antes tinha o nome de Socorro, por sua maior capacidade de desenvolvimento econômico e social, foi elevado à condição de vila e deu nome ao Distrito.
Algum tempo depois, já na gestão do Cap. Raimundo Ferreira do Nascimento, interventor estadual, por meio do Decreto Estadual nº 1.114, do dia 30 de dezembro de 1943, esse Distrito modificou o seu topônimo para Ibuaçu.
“Distrito do Município de Boa Viagem-CE, criado pelo Decreto nº 448, de 20 de dezembro de 1938, com o nome de Socorro e território formado por áreas do Distrito de Olinda (Jacampari) e sede no arraial de Socorro. O Decreto nº 1.114, de 30 de dezembro de 1943, alterou-lhe o nome para Ibuaçu. Foram propostos os seguintes topônimos Barbalho, Javaés e Guambi, todos rejeitados.” (PELOSI FALCÃO, 2005: p. 323)
Mais tarde, na gestão do Prefeito Dr. Gervásio de Queiroz Marinho, a vila que dá nome a esse Distrito, de acordo com a lei municipal nº 37, de 29 de agosto de 1960, teve o seu limite urbano regulamentado.
Muitos anos depois, no dia 4 de setembro de 2001, por meio da lei municipal nº 761, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, o território do Distrito de Ibuaçu foi diminuído depois da criação do Distrito de Massapê dos Paés.
No dia 2 de outubro de 2008, novamente na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, por meio da lei municipal nº 1.003, o Distrito de Ibuaçu teve a sua área territorial mais uma vez diminuída depois da criação do Distrito de Olho d’Água do Bezerril.
Sobre os primeiros habitantes dessa pequena vila o livro “Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender” nos dá a seguinte informação:
“Socorro iniciou-se em 1908 e teve como fundadores o Sr. João Raimundo Nascimento, sua esposa e filhos. O casal, movido pelo amor à igreja doou um terreno onde está situada a capela do lugar e a casa paroquial. No dia 17 de setembro de 1917, o Sr. João Raimundo do Nascimento entronizou a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como a Padroeira da localidade de Socorro. A pequena vila contava com poucas casas e teve como primeiro farmacêutico o Sr. Venceslau Vieira Batista e como professora a Srª Nilsa, que residia em Quixeramobim e veio contratada pelo Sr. Antônio Martins Filho, o mesmo dono da maior parte da vila e do engenho do local, sendo o delegado dali por muitos anos.” (FRANCO & CAVALCANTE VIEIRA, 2007: p. 26)
A ETIMOLOGIA DE SEU TOPÔNIMO:
Em acordo com o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, de Antônio Geraldo da Cunha, a nomenclatura desse Distrito é de origem indígena, sendo composta pelas palavras IBU (fonte) + AÇU (grande), significando “fonte grande” ou “olho d’água grande”.
BIBLIOGRAFIA:
- CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- MACÊDO, Deoclécio Leite de. Notariado Cearense – História dos Cartórios do Ceará. V II. Fortaleza: Expressão Gráfica, 1991.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- PELOSI FALCÃO, Marlio Fábio. Dicionário Toponímico, Histórico e Geográfico do Nordeste. Fortaleza: Artlaser, 2005.
- VIEIRA FILHO, José. Minha História, Contada por Mim. Fortaleza: LCR, 2008.
Pingback: Ibuaçú | História de Boa Viagem
Pingback: Benjamim Alves da Silva | História de Boa Viagem
Pingback: Sebastião Alves da Silva | História de Boa Viagem
Pingback: Unidade Básica da Saúde Adília Maria de Lima – Vila de Ibuaçu | História de Boa Viagem
Pingback: Congregação da Igreja Evangélica Assembleia de Deus (Templo Central) – Vila de Ibuaçu | História de Boa Viagem
Pingback: Igreja Evangélica Pentecostal Última Embarcação para Cristo | História de Boa Viagem
Pingback: Praça da Vila de Ibuaçu | História de Boa Viagem
Pingback: Manuel Magalhães Gomes | História de Boa Viagem
Pingback: Cemitério de São Francisco das Chagas | História de Boa Viagem
Pingback: Açude Público Rufino Gomes da Silva | História de Boa Viagem
Pingback: Centro de Referência da Assistência Social Deputado José Vieira Filho | História de Boa Viagem
Pingback: Escola de Ensino Fundamental Maria Auzerina Chaves | História de Boa Viagem
Pingback: Escola de Ensino Fundamental Ossiam Alencar Arararipe | História de Boa Viagem
Pingback: Quadra Poliesportiva da EEF Maria Auzerina Chaves | História de Boa Viagem
Pingback: Brígido Alves de Morais | História de Boa Viagem
Pingback: Manoel Martins Chaves Neto | História de Boa Viagem
Pingback: Félix Ferreira Franco | História de Boa Viagem
Pingback: Escola de Ensino Fundamental Antônio Facundo Carneiro | História de Boa Viagem