Francisco Rosiêr Uchôa de Araújo nasceu no dia 22 de novembro de 1928 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Luiz Araújo e de Maria Judite Uchôa.
A sua avó paterna se chamava Raimunda de Sousa, já os maternos eram João Batista Araújo e Maria Cândido de Carvalho.
No dia 20 de janeiro de 1929, seguindo o costume da confissão religiosa de seus pais, recebeu o batismo pelas mãos do Mons. José Cândido de Queiroz Lima.
Em sua adolescência, acostumado a ver a rotina de seu genitor, que era motorista, desde cedo desejou para si a mesma profissão de seu pai.
Alguns anos depois, de acordo com uma matéria que foi publicada no jornal O Povo, intitulada de “Boa Viagem agora é melhor servida de transportes”, de 20 de julho de 1957, página 11, através do correspondente Vieira da Costa, temos um relato do horário de seu veículo e de como estavam às estradas que ligavam a cidade de Boa Viagem aos outros Municípios:
“Apesar dos pesares, melhoram consideravelmente os meios de transportes deste Município, isto em virtude da estrada abaulada que dentro em breve será concluída. Já contamos com nada menos de 15 caminhões no Município, além de outros que por aqui passam. Há um misto que faz horários as quartas para Fortaleza, saindo pela manhã e as segundas e terças para o Quixeramobim. O veículo pertence ao Sr. Francisco Rosiêr Uchôa Araújo, que tem cumprido à risca suas promessas. Às terças-feiras para aqui um caminhão misto, procedente de Crateús, que também faz linha para Fortaleza, acontecendo o mesmo procedente de Pedra Branca. Segundo nos declarou o Sr. Marcelo Sanford, por ocasião de sua última visita a Boa Viagem, será inaugurada a rodovia Fortaleza-Boa Viagem o mais tardar a 7 de setembro próximo.”
Nessa época chegou a possuir dois veículos, um deles fazia a linha entre a cidade de Boa Viagem e a cidade de Quixeramobim, já o outro fazia a linha entre a cidade de Boa Viagem e a cidade de Fortaleza.
No dia 31 de dezembro de 1949, na Igreja Matriz do Bom Jesus dos Aflitos, no Bairro da Parangaba, na cidade de Fortaleza, diante do Pe. Francisco Clineu Ferreira, contraiu matrimônio religioso com Maria Azelma Cidrão Uchôa, que era nascida no dia 10 de outubro de 1929, sendo filha de Luiz Uchôa com Almerinda Caracas Cidrão Uchôa.
Desse matrimônio foram gerados sete filhos, quatro homens e três mulheres, sendo eles: Antônio Tadeu Cidrão, Maria Norma Cidrão Costa, Marcos Luís Cidrão Uchôa, Paulo de Tarso Cidrão Uchôa, Almerinda Maria Lili Cidrão Uchôa, Pedro Eugênio Cidrão Uchôa e Sarah Cristina Cidrão Uchôa.
Depois de seu matrimônio passou a residir com a sua família na Rua Agronomando Rangel nº 493, no Centro da cidade de Boa Viagem.
O escritor Antenor Gomes de Barros Leal, que tinha proximidade com a sua família, deixou registros sobre a sua vida:
“Casou no dia 31-01-1949 com o seu saudoso amigo Francisco Rosiêr Uchôa de Araújo e viveu feliz durante 14 anos. Ficou viúva no dia 17 de junho de 1963. Deus levou o seu esposo, deixando-lhe filhos.” (BARROS LEAL, 1999: p. 142)
Foi um homem de larga visão empreendedora que, percebendo o aumento do volume de carros que transitavam por nossa cidade, decidiu implantar um posto de combustível, que foi denominado de Posto Uirapuru, de bandeira da distribuidora Shell, que estava localizado na Rua José Leorne Leitão, nº 346, esquina com a Rua Agronomando Rangel, no Centro da cidade de Boa Viagem.
Segundo informações existentes no livro C-10, pertencente ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, tombo nº 3.586, folha 8v, faleceu prematuramente na cidade de Boa Viagem no dia 17 de junho de 1963, com apenas 35 anos de idade, por conta de um tumor cancerígeno em sua cabeça.
Logo após o seu falecimento, depois das despedidas fúnebres que são de costume, o seu corpo foi sepultado por seus familiares no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 295, no Centro da cidade de Boa Viagem.
BIBLIOGRAFIA:
- BARROS LEAL, Antenor Gomes de. Recordações de um Boticário. 2ª edição. Fortaleza: Henriqueta Galeno, 1996.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM. Livro de registro de batismos. 1927-1929. Livro A-18. Tombo nº 35. Página 115v.
HOMENAGEM PÓSTUMA:
- Em sua memória, na administração do Prefeito Benjamim Alves da Silva, embora ainda não exista legislação que ampare essa decisão, uma das ruas do Bairro Centro, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.
Pingback: Avenida Francisco Rosiêr Uchôa Araújo | História de Boa Viagem
Pingback: Rua Pedro Eugênio Cidrão Uchôa | História de Boa Viagem
Pingback: Pedro Eugênio Cidrão Uchôa | História de Boa Viagem
Pingback: NOVEMBRO | História de Boa Viagem
Pingback: JUNHO | História de Boa Viagem
Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem
Pingback: Luiz Araújo | História de Boa Viagem
Pingback: Associação Atlética Boa-viagense | História de Boa Viagem
Pingback: Marcos Luís Cidrão Uchôa | História de Boa Viagem
Pingback: Posto Uirapuru | História de Boa Viagem