Aristides Alves Cavalcante nasceu no dia 10 de novembro de 1921 no Município de Boa Viagem, que está localizado no Sertão de Canindé, no Estado do Ceará, distante 217 quilômetros da cidade de Fortaleza, sendo filho de Virgílio Alves da Silva e de Francisca Maria Cavalcante.
Alguns dias depois, no dia 1º de janeiro de 1922, seguindo o costume da confissão religiosa de seus pais, recebeu o batismo pelas mãos do Mons. José Cândido de Queiroz Lima.
No dia 14 de fevereiro de 1948, segundo informações existentes no livro B-15, pertencente ao Cartório Geraldina, 1º Ofício, tombo nº 1.470, folha 14, contraiu matrimônio com Maria Conceição de Melo Cavalcante, nascida no dia 18 de abril de 1928, sendo filha de Manoel Moreira de Melo e de Tereza Maria de Jesus.
No ano seguinte, no dia 22 de fevereiro, segundo informações existentes no livro B-12, pertencente à secretaria da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, tombo nº 14, página 14, confirmou os seus votos diante do Pe. Francisco Clineu Ferreira.
Desse matrimônio foram gerados quatro filhos, dois homens e duas mulheres, sendo eles: Antônia Cavalcante Barbosa, Hélio de Melo Cavalcante, Elça Cavalcante dos Santos e Hozano Melo Cavalcante.
Durante muitos anos exerceu atividades de alfaiate, residindo com a sua família na Rua José Rangel de Araújo, s/nº, Centro, mantendo também uma pequena propriedade na localidade denominada de Jacaúna.
No dia 15 de abril de 1990, inesperadamente, juntamente com os seus familiares, partilhou da irreparável perda de seu filho, Hélio de Melo Cavalcante, que foi cruelmente assassinado em uma incursão policial mal sucedida.
Mais tarde, na eleição municipal ocorrida em 1996, abraçou o projeto político de seu filho caçula, que pleiteou uma das cadeiras da Câmara Municipal de Vereadores.
“Na eleição municipal que ocorreu no dia 3 de outubro de 1996, desejando entrar na vida pública por meio de um mandato eletivo na Câmara Municipal de Vereadores, estando filiado nos quadros políticos do PFL – o Partido da Frente Liberal, com a legenda nº 25.611 conseguiu receber 667 votos e ficou entre os doze vereadores de maior votação dessa eleição.” (SILVA JÚNIOR, 2016: Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/hozano-melo-cavalcante/. Acesso no dia 9 de agosto de 2018)
Segundo informações existentes no livro C-05, pertencente ao Cartório Geraldina, tombo nº 3.614, folha 237, faleceu na cidade de Boa Viagem, aos 78 anos de idade, no dia 8 de agosto de 1999.
Logo após o seu falecimento, depois das despedidas fúnebre que são de costume, o seu corpo foi sepultado por seus familiares no Cemitério Parque da Saudade, que está localizado na Rua Joaquim Rabêlo e Silva, nº 295, no Centro da cidade de Boa Viagem.
BIBLIOGRAFIA:
- FRANCO, G. A. & CAVALCANTE VIEIRA, M. D. Boa Viagem, Conhecer, Amar e Defender. Fortaleza: LCR, 2007.
- NASCIMENTO, Cícero Pinto do. Memórias de Minha Terra. Fortaleza: Encaixe, 2002.
- PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM. Livro de registro dos batismos. 1920-1923. Livro A-15. Tombo nº 508. Página 51v.
- PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM. Livro de registro dos casamentos. 1947-1951. Livro B-12. Tombo nº 14. Página 14.
- SILVA JÚNIOR, Eliel Rafael da. Hozano Melo Cavalcante. Disponível em https://www.historiadeboaviagem.com.br/hozano-melo-cavalcante/. Acesso no dia 9 de agosto de 2018.
HOMENAGEM PÓSTUMA:
- Em sua memória, na gestão do Prefeito Dr. Fernando Antônio Vieira Assef, através da lei nº 818, de 22 de dezembro de 2002, uma das ruas do Bairro Padre Paulo, na cidade de Boa Viagem, recebeu a sua nomenclatura.
Pingback: Rua Aristides Alves Cavalcante | História de Boa Viagem
Pingback: NOVEMBRO | História de Boa Viagem
Pingback: AGOSTO | História de Boa Viagem
Pingback: Rua Hélio de Melo Cavalcante | História de Boa Viagem
Pingback: Hélio de Melo Cavalcante | História de Boa Viagem
Pingback: BIOGRAFIAS | História de Boa Viagem
Pingback: Antônio Alves Barbosa | História de Boa Viagem
Pingback: Antônio Alves Barbosa Júnior | História de Boa Viagem
Pingback: Hozano Melo Cavalcante | História de Boa Viagem
Pingback: Travessa Aristides Alves Cavalcante | História de Boa Viagem